Olá,
Sim, tenho conhecido excelentes asistentes sociais, que não interferem com o nosso trabalho, etc... Mas isso também tem a ver com a solidez da equipa de Enfermagem.
Amigos, o hospital não é de ninguém (a maioria por enquanto), são do estado ou de outras instituições; mas os do estado são do doente, para o servir e acompanhar.
E para servir um doente, tem de haver uma equipa composta por vários elementos. Nesta altura em que a realidade é uma população envelhecida e pobre, os assistentes que conheço fazem milagres, dentro das suas poucas possibilidades.
Eu sei tratar de um doente, enquadrada no sistema hospitalar e não me venha ninguém dar lições sobre isso, mas pouco mais sei.
Quem "toca muitos burros ao mesmo tempo, algum tem de ficar para trás...".
Os enfermeiros são, de facto, o pilar do SNS, mas não se ofusquem... Isso foi conseguido com muito trabalho e muita humildade.
Todos temos o nossa especificidade e, ainda que o enfermeiro tenha de ter conhecimentos mais alargados a todos os níveis, não pode substutuir profissionais especialmente dirigidos para certos problemas; que nos envolvem, mas não dependem de nós apenas.
Há é que haver noção de que a opinião do enfermeiro é insubstituível no encaminhamento e continuidade de tratamento do doente e assistência às suas famílias. Só o enfermeiro conhece muitas especificidades do doente e, se queremos cuidados personalizados, é uma questão incontornavel.
Abraço.