Autor Tópico: Ser enfermeiro ERA uma profissão com futuro?!?!  (Lida 6759 vezes)

Offline _

• Membro Associado
    • Ver Perfil
    • http://www.apnep.pt
Ser enfermeiro ERA uma profissão com futuro?!?!
« Responder #15 em: Maio 14, 2005, 12:09:43 »
Citação de: "carina"
O k realmente se vê, no entanto, é uma maior afluência de escolas privadas (...) k está a lançar muitos enfermeiros e a vinda de enfermeiros espanhois. Claro k quem está na privada  também merece poder fazer o ke gosta,pois penso k ñ é a média com k entro na fac k faz de mim um bom enfermeiro.

Não sei se entendi de forma diferente o que querias dizer, mas tenho algumas considerações a fazer sobre isso. Frequento uma escola privada. Não tenho vergonha de o dizer. Mas há muita gente que o tem. E porquê? Devido ao estereótipo vigente na sociedade ("o papá pagou-te o curso"). Nada mais enganador. Pelo menos na minha realidade. Já vi muita gente da minha turma reprovar (e não era por burrice, não era por em nada serem inferiores aos alunos das publicas - acho que já esta distinção denota estereótipo). Mas sim pela exigência demonstrada na escola.

Não posso generalizar esta realidade, mas tenho pena que certos estereótipos ainda vigorem, e que o simples facto de dizer que fui formado numa privada, me torne inferior aos alunos formados em escola públicas, pelo menos aos olhos da sociedade. Sei no entanto, que na zona do Grande Porto, tal não acontecerá, porque fomos nós, alunos, docentes e restante pessoal de Enfermagem da nossa Escola, que tratámos de dar outra imagem à mesma. Isto foi só um aparte.

Concordo plenamente quando dizes que há uma grande proliferação de escolas privadas, porque isso, temos que admitir, dá dinheiro. E nem todas garantem a melhor formação, admito isso. Mas cada caso é um caso!  :wink:

Agora, relativamente ao tema em questão. Gosto de pensar que Enfermagem continua a ser uma ARTE de futuro. E tal depende de nós. Queixar é fácil, agir é mais difícil, mas acredito que conseguiremos.
Abílio Cardoso Teixeira
(SCI1: CHP - HSA)

Offline ruienf

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Maio 14, 2005, 12:40:36 »
Devo pronunciar-me reservado relativamente à qualidade das escolas privadas, mas aproveito um post que coloquei há 30 segundos atrás sobre Einstein: quem é bom, acaba por ser bom em qualquer lado.

Tenho o gosto de conhecer o Abílio pessoalmente e estou convencido que se todos os alunos fossem como ele, as escolas privadas não teriam a imagem que têm... O que muitas vezes se passa é a associação da passividade das escolas com a alegria interior dos alunos por existir essa passividade...

Mais do que ser a escola o molde do bom enfermeiro, é o próprio aluno que decide o molde onde quer ser moldado...

O ensino superior não se rege apenas pela exigência dos docentes... tão ou mais importante é a exigência dos alunos consigo mesmos... Porque quem gosta de enfermagem, não brinca com ela...

De certeza que o Abílio não é obrigado pelos professores a contribuir da forma como contribui para este forum...
Rui Pedro Silva

Offline Joana Margarida Sant

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Maio 15, 2005, 19:07:07 »
na minha opinião, aquela ideia que a sociedade tem dos alunos formados em privadas, e tal como o Abílio referiu : "o papá pagou-te o curso", não tem qualquer sentido de ser, a única distinção que existe entre estas e as públicas, é que existem alguém que lucra de forma directa com a formação dos alunos, porque no que refere aos conceitos de ensino é igual, ao fim de 4 anos somos todos enfermeiros e sabemos todos o mesmo, independentemente se andámos nesta ou naquela.
também já ouvi comentários do tipo: "ah, está numa privada?! tivesse estudado + para concorrer a uma pública!!!" - sinceramente...sem palavras  8O
é dificíl mudar a mentalidade de algumas pessoas, mas cabe-nos a nós tentar fazê-lo, pois, cada escola é o que quem lá está dentro faz dela, e a imagem que transmite para o exterior.

beijocas
quot;o que a larva chama de fim de vida, o mestre chama de borboleta"