Autor Tópico: Ser enfermeiro ERA uma profissão com futuro?!?!  (Lida 6756 vezes)

Offline nunotavares

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.enfermeiro-de-anestesia.blogspot.com
Ser enfermeiro ERA uma profissão com futuro?!?!
« em: Fevereiro 11, 2005, 19:40:17 »
Li no jornal Diário do Minho (22 de Janeiro de 2005) uma notícia que me deixou.... 8O, que passo a transcrever...

Sou enfermeiro, procuro emprego!

Num passado não muito longínquo a escassez de enfermeiros no mercado de trabalho era evidente. Há três ou quatro anos atrás a necessidade era de tal forma sentida, que no período decorrente entre Junho e Setembro, se tinha que recorrer a expedientes normativos, no sentido de se aumentar a carga horária de 35 para 42 horas.

Face a esta real necessidade e à sua generalização, enfermeiros de várias nacionalidades, mas particularmente os espanhóis tentavam a sua sorte entre nós.

Entretanto, um Sindicato dos enfermeiros alegava que faltavam 22.000 profissionais. A Ordem dos Enfermeiros alinha pelo mesmo diapasão e referia em Dezembro de 2002 “faltam 20.000 no nosso País para atingir o ratio comunitário de enfermeiros por mil habitantes (5,8 enfermeiros por mil habitantes, contra 3,8 em Portugal)”.

Ser enfermeiro era uma profissão com futuro!

Vários stakeholderes perceberam isso. O resultado foi a proliferação de estabelecimentos de ensino a formarem enfermeiros e a provocarem a desregulação dos fluxos de enfermeiros aumentando a oferta num curto período de tempo.

O segmentos: público e privados até “agradeceram”.

Actualmente, aproximadamente 160 enfermeiros estão inscritos no Hospital de S. Marcos à espera da sua oportunidade. No Centro Hospitalar do Alto Minho, S. A. este número engrossa para os 250.

Mais uma vez a falta de um planeamento estratégico integrador, a nível estruturante falhou.

Face a este cenário emergem algumas questões, relevando-se as duas seguintes: