Autor Tópico: Qual o melhor penso?  (Lida 10467 vezes)

Offline VonBastaad

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Qual o melhor penso?
« em: Maio 30, 2008, 12:35:05 »
Olá bom dia,

Eu não sou enfermeiro, contudo venho a este fórum para obter um pouco de informação para que fique esclarecido.

A situação é a seguinte:

Eu fui operado no passado dia 13 a um quisto dermóide recidivado. A ferida ficou aberta, com um enorme buracão diga-se de passagem, e tenho feito penso em dias alternados, embora na primeira semana tenha feito diariamente.
No inicio o penso foi feito com gase gorda, porque provavelmente a ferida estava bastante ressequida (pelo menos ouvi um dos médicos dizer isso). Passado alguns dias o enfermeiro do meu centro de saúde (onde faço o penso), decidiu não pôr a gaze gorda porque segundo ele "não faz nada ali". Suponho que a ferida estava mais que "húmida".

Fui á primeira consulta dia 21. A ferida apresentava-se algo esbranquiçada com alguma fibrina e algum exsudado, embora sem qualquer sinal de inflamação. A doutora ficou um pouco surpreendida pois pensava que a ferida já se encontrava num estado mais evoluido. Decidiu então mudar o penso para o Aquacel (penso que prevendo já o aumento de exsudado nos próximos dias... e prevendo bem diga-se de passagem).
Fiz então o penso Aquacel AG durante uma semana até á próxima consulta que seria dia 28. Durante essa semana, a ferida criou tecido granulação, mas aumentou o exsudado.

No dia da consulta (dia 28), a doutora queria colocar a gaze iodoformada. A enfermeira disse que já não estava á venda... e a doutora surpreendeu-se. Perguntou pela gaze Inadine, mas a resposta foi que também já não estava no mercado. Dado não haver essas duas gazes, a doutora decidiu então por manter o penso Aquacel AG.

Eu como sou uma pessoa curiosa, perguntei se o penso Aquacel AG também servia para cicatrizar (já sabia de antemão através da internet que o Aquacel servia para absorver o exsudado), pelo que a enfermeira respondeu afirmativamente e que o penso contém prata para combater a infecção. Também lhe perguntei pela gaze iodoformada, ao que ela respondeu que era o tratamento ideal para estas situações, mas como já nao está á venda, o Aquacel AG é o outro tratamento que veio "substituir".

Hoje dia 30, fui fazer o penso ao centro de saúde. A enfermeira disse que estava a ir bem, mas que demora. Até aí tudo bem. Fui para casa, e como sempre faço vou ler o que os enfermeiros escreveram na guia de tratamento. Desta vez, com espanto meu, estava escrito "local com tecido de granulação e muita fibrina" para além de "exsudado leitoso aquando de limpeza com soro".

Bem eu sei que fibrina serve para coagular o sangue. A ferida já tem quase 3 semanas e ainda continua a sangrar? Se uma ferida se encontra a sangrar, isso quer dizer que ainda não está a cicatrizar, certo? Porque se está a sangrar é porque se está a estragar o que foi feito, certo?

Então a presença da fibrina está a atrasar a cicatrização da minha ferida? E se sim, porque é que isto está a acontecer? Estão a fazer mal o penso? Estão a fazer o penso errado?

Eu já fui operado ao quisto dermóide uma primeira vez em 2001. O tratamento foi feito com gaze iodoformada, e sinceramente não me lembro de a ferida deitar tanto exsudado. È normal uma ferida deitar bastante exsudado?

O tratamento durou sensivelmente 2 meses e espero que este dure o mesmo. Eu fiz esta operação nesta altura porque o quisto nao se encontrava inflamado... mas tambem me garantiram que gozava o verão. Portanto gostava que recuperasse o mais rapidamente.

Gostava então que esclarecessem as minhas duvidas, porque eu desconfio que algo não está a correr bem e a minha próxima consulta é só daqui a 3 semanas... e o mais estranho é que vou fazer Aquacel AG durante 3 semanas, mas será que estão a prever que o exsudado continue durante essas 3 semans? E se o exsudado parar para a semana? Continuo a fazer uma penso que é super absorvente, mas que não está a absorver absolutamente nada? Isso não é mau? 

Obrigado pela atenção :)

Offline Biscuit

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Qual o melhor penso?
« Responder #1 em: Maio 30, 2008, 13:36:54 »
Boa tarde VonBastaad.

Compreendo perfeitamente as suas dúvidas, são perfeitamente normais quando nos vemos envolvidos numa situação deste tipo. Uma ferida (solução de continuidade) passa por várias fases, em que cada uma nos dá sinais de como o organismo está a reagir, face à situação patológica e face ao próprio tratamento que está a ser feito.
Pelo que percebi do seu testemunho, o que lhe posso dizer é que o facto de ter tecido de granulação, por si só, indica que a evolução cicatricial está presente. A fibrina, por sua vez, está a revelar-se como um "obstáculo" a esse processo de cicatrização, pelo que os enfermeiros recorrem nestes casos a produtos enzimáticos (colagenase) ou autolíticos (hidrogel) para a remover, da forma que acharem mais conveniente a cada caso. O aparecimento da fibrina é algo por vezes, repito por vezes, imprevisível, pelo que não será possível estabelecer uma relação assim tão linear de causalidade entre a o tipo de penso efectuado e o aparecimento de fibrina (vemos muitas vezes feridas que evoluem de maneira bastante favorável e que, de repente, adquirem fibrina).
Relativamente ao facto de estar a sangrar, embora para o senso comum possa parecer que este é um sinal negativo, na prática tal pode não se verificar. O facto de sangrar (não em abundância, claro) prova que a microcirculação está a ser efectuada, logo a reparação e regeneração dos tecidos está a ser feita, portanto também é comum que possa sentir algum prurido nessa zona por causa disso.
No que concerne ao Aquacel AG, pessoalmente é um produto de que gosto bastante, porque tenho obtido bons resultados com ele. Face à presença de exsudato e de alguns sinais inflamatórios, sendo um penso do tipo hidrofibra, absorve esse exsudato e simultaneamente cede a água/humidade necessária ao processo de cicatrização e a Prata (AG), cujas propriedades são muito conhecidas nestes casos de inflamação. Portanto, e de uma forma bastante lata, e claro, sem estar a olhar para esse tipo específico de ferida, e para a sua situação específica de saúde, parece-me uma escolha acertada nesta fase em que se encontra e perante o que me expôs.

Espero ter ajudado. Cumprimentos.

Offline Biscuit

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Maio 30, 2008, 13:41:11 »
Espera-se também, se tudo correr bem, que a quantidade de exsudato vá reduzindo ao longo destas 3 semanas. Desta forma, e tendo em conta o que disse em cima sobre as propriedades do Aquacel AG, este actuará então desta forma ambivalente: a partir do momento em que já não for preciso absorver, cede só essa humidade necessária à cicatrização.

Cumprimentos e rápidas melhoras.

Offline npires

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Maio 30, 2008, 13:54:53 »
Segundo percebi do que li a minha opinião é a seguinte...

Antes de se falar em produtos temos de falar nas fases da cicatrização e como todos os meus colegas enfs sabem, existe muitas vezes algum erro ao definir fibrina...Por vezes essa fibrina não é um obstáculo á cicatrização mas sim, precede a granulação...Note-se que nestes casos a "fibrina" é em pequena quantidade...

Outro ponto de salientar é o facto de se usar Hidrofibra com prata, pode ser a mais indicada mas como refere ferida sangrante se calhar não era pior hipotese o Alginato de calcio com prata...Já á estudos que comprovam que absorção do Alginato de calcio com prata é bastante boa e auxilia em feridas sangrantes (um excelente produto, assim como a Hidrofibra com prata)...

Quanto á quantidade de exsudado mesmo em feridas menos exsudativas pode ser utilizado quer Hidrofibra quer alginato podemos é humdece-los com NaCl 0,9%...

E por fim o tempo de cicatrização...Este pode ser variável e não obedece a regras nenhumas a primeira pode ter cicatrizado em 2 meses mas nada nos diz k esta não cicatrize em mês e meio. dois ou trÊs...tudo depende...

Esta é a minha opinião...

Offline VonBastaad

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Maio 30, 2008, 14:08:14 »
Obrigado a ambos pelas excelentes respostas :)

De qualquer forma, eu expliquei-me mal quando referi que a ferida sangra. Eu não quis dizer que a ferida sangrava, apenas suponho que isso acontece porque existe a presença de fibrina. Se a fibrina serve para coagular o sangue, então é porque existe presença de sangue naquela zona. Ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?

E o que está a causar a presença de fibrina? Será que estou a forçar a ferida?

Offline npires

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Maio 30, 2008, 19:06:24 »
É assim, a fibrina pode ser indicativo (por exemplo) de ferida colonizada mas como disse antes pode anteceder a granulação...

O esforço não é necessariamente um agravante agr não convem estar mt tempo sentado sobre a zona...

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Maio 30, 2008, 19:21:28 »
Penso que tem a questão respondida!  ;D

Já que falamos de pensos com iodo... Desde quando é que não se encontram à venda? Ainda há uns dias comprei numa farmácia...

Já agora convido-o a visitar o sítio http://feridas.no.sapo.pt/. Espero que seja útil. Desejo-lhe as melhorias rápidas.

Já agora podia-me dizer o que faz na vida! Fiquei impressionado com os seus conhecimentos! Parabéns! Utente informado é utente (quase) curado!

Offline VonBastaad

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Maio 30, 2008, 23:14:27 »
Obrigado :)

Sou estudante de Gestão... mas essencialmente o que sei nesta área foi tudo por internet. Fiz questão de procurar por tudo o que fosse relacionado com o meu problema.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Maio 30, 2008, 23:51:09 »
Citação de: VonBastaad

Sou estudante de Gestão... mas essencialmente o que sei nesta área foi tudo por internet. Fiz questão de procurar por tudo o que fosse relacionado com o meu problema.

De nada!

Espero que corra tudo bem. Mas atenção que às vezes as coisas demoram... E cada ferida é uma ferida... E cada caso é um caso!

Já agora, o que pensa, enquanto não-enfermeiro, dos temas tratados neste fórum?

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
« Responder #9 em: Maio 31, 2008, 00:17:03 »
Penso, sobretudo, que deve consultar pessoalmente um enfermeiro com experiencia em feridas, já que nada substitui a presença e o parecer de um profissional.
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline VonBastaad

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Junho 05, 2008, 22:39:44 »
Citação de: enfarfr
Citação de: VonBastaad

De nada!

Espero que corra tudo bem. Mas atenção que às vezes as coisas demoram... E cada ferida é uma ferida... E cada caso é um caso!

Já agora, o que pensa, enquanto não-enfermeiro, dos temas tratados neste fórum?

Acho que é um excelente forum, excelente o suficiente para me chamar a atenção :)

Penso que deveria ser mais divulgado e poderia ser um ponto de encontro para todos os enfermeiros de portugal. Como se de um local oficila se tratasse. Aproximava-se tanto os enfermeiros entre si como tambem os utentes aos próprios enfermeiros. Assim os enfermeiros trocavam ideias e os utentes ganhavam conhcimento e esclarecimento :)

Offline Allie

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Junho 14, 2008, 20:06:36 »
Também acho que nada substitui a observação e avaliação de um enfermeiro com experiência neste âmbito. Mas, na minha opinião pelas características que referiu da sua ferida, diria que o Aquacel Ag por ser uma hidrofibra activada com prata que é um penso absorvente, com características anti-microbianas, ajudando a controlar a infecção e que normalmente é bem tolerada, não macerando a região peri-lesional e promove o crescimento de tecido de granulação e simultaneamente auxilia no desbridamento de algum tecido desvitalizado que possa existir é uma boa opção.

Rápidas melhoras