Autor Tópico: Qual o melhor penso?  (Lida 10467 vezes)

Offline VonBastaad

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Qual o melhor penso?
« em: Maio 30, 2008, 12:35:05 »
Olá bom dia,

Eu não sou enfermeiro, contudo venho a este fórum para obter um pouco de informação para que fique esclarecido.

A situação é a seguinte:

Eu fui operado no passado dia 13 a um quisto dermóide recidivado. A ferida ficou aberta, com um enorme buracão diga-se de passagem, e tenho feito penso em dias alternados, embora na primeira semana tenha feito diariamente.
No inicio o penso foi feito com gase gorda, porque provavelmente a ferida estava bastante ressequida (pelo menos ouvi um dos médicos dizer isso). Passado alguns dias o enfermeiro do meu centro de saúde (onde faço o penso), decidiu não pôr a gaze gorda porque segundo ele "não faz nada ali". Suponho que a ferida estava mais que "húmida".

Fui á primeira consulta dia 21. A ferida apresentava-se algo esbranquiçada com alguma fibrina e algum exsudado, embora sem qualquer sinal de inflamação. A doutora ficou um pouco surpreendida pois pensava que a ferida já se encontrava num estado mais evoluido. Decidiu então mudar o penso para o Aquacel (penso que prevendo já o aumento de exsudado nos próximos dias... e prevendo bem diga-se de passagem).
Fiz então o penso Aquacel AG durante uma semana até á próxima consulta que seria dia 28. Durante essa semana, a ferida criou tecido granulação, mas aumentou o exsudado.

No dia da consulta (dia 28), a doutora queria colocar a gaze iodoformada. A enfermeira disse que já não estava á venda... e a doutora surpreendeu-se. Perguntou pela gaze Inadine, mas a resposta foi que também já não estava no mercado. Dado não haver essas duas gazes, a doutora decidiu então por manter o penso Aquacel AG.