Autor Tópico: Manifestação 5 de Junho  (Lida 6301 vezes)

Offline isabelmeireles

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Manifestação 5 de Junho
« em: Maio 30, 2008, 12:09:54 »
Olá a todos.
Como sabem no próximo dia 5 de Junho vai haver uma manifestação em frente ao Ministério da Saúde para lutar pela nova carreira de Enfermagem.
Penso que é o SEP que a está a organizar.
Agora a minha questão é: quem vai?
Eu vou, contra o meu contrato precário...
Quantos de vocês, desempregados, vão?
Informem-se há transporte disponibilizado pelo SEP.

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
Re: MANIFESTAÇÃO 5 DE JUNHO
« Responder #1 em: Maio 31, 2008, 14:41:29 »
Não sou comunista. Sou sócio do SEP (por enquanto). Olho com muita suspeita tudo o que vem desse lado, analisando 2 vezes antes de "levar à boca", não vá estar envenenado (lembro-me da direcção do SEP emitir uma declaração pública de apoio ao aborto. Nunca ninguem foi castigado ou processado por o fazer). Só ainda estou sindicalizado porque de facto em Lisboa são os únicos que fazem algo pelos direitos dos trabalhadores (e pelos próprios sindicalistas).
Porém creio que é mais de que o momento de nós exigirmos a Carreira de Enfermagem junto do governo.
EU VOU (laranja sim, vermelho não)
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Maio 31, 2008, 14:44:35 »
Devo ir à manifestação, embora um pouco contrariado, pois seria mais útil uma manifestação num dia diferente do que vai sur usado pelas centrais sindicais...mas enfim!

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
« Responder #3 em: Maio 31, 2008, 18:19:06 »
Citação de: SandroMelo
Devo ir à manifestação, embora um pouco contrariado, pois seria mais útil uma manifestação num dia diferente do que vai sur usado pelas centrais sindicais...mas enfim!
Concordo. Não gosto muito de andar em rebanho. Não faz parte da minha natureza.
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Manifestação 5 de Junho
« Responder #4 em: Maio 31, 2008, 20:24:02 »
Olá,

Apesar de todas as nossas preces, incluindo activistas sindicais, no sentido de haver um sindicato dos enfermeiros descontextualizado de carácter político, a coisa é o que é.

Não podemos pensar que, sendo sindicalizados ou sindicalistas somos comunistas, longe vá o diabo!

Estamos é todos a lutar contra as forças que teimam em nos manter neste marasmo.

Eu pessoalmente não tenho partido, nem clube.

Também não sei se as formas "clássicas" de protesto têm algum eco, mas não me lembro de nenhuma outra forma...

Aí tem de intervir a juventude trabalhadora... Deêm ideias de novas formas de protesto que sejam legais e tenham visibilidade... Vamos inovar!

Até lá, a concentração não faz mal a ninguém...

Abraço.

Offline Daniel ops

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://picasaweb.google.com/manhon.ptah
« Responder #5 em: Junho 01, 2008, 13:31:50 »
Pois eu então dava a ideia de fazermos como um pais nórdico fez e abandonarmos as enfermarias e irmos TODOS p a porta do hospital!!!  >:( Se todos fossemos capazes de fazer isto em 60 minutos tinhamos uma carreira condigna, licenciatura reconhecida e devidamente remunerada, etc... Nós somos os ovos da omolete!!!

Uma concentração nao faz mal a ninguem,é verdade mas apartir do momento que somos usados para levar agua aos moinhos dos outros...quando não se vê defesa da classe por parte dos sindicatos e da ORDEM....
Isto tá num ponto vergonhoso...e o queo torna mais vergonhosoé o ainda mais triste rumoque querem dar à ENFERMAGEM!!
Acho que o principal mal é o numero exagerado de cursos existentes... quantos mais formos menos valeremos!! Era primordial encerrar cursos!! Porque quando se quer fazer mais uma faculdade de medicina vem a ordem dos medicos a dizer isto e aquilo, que nao ha condiçoes de ensino e tal... tao (e muito bem) a defender a classe deles!! O que a nossa ORDEM nao fez nem ta a fazer!!! Que VERGONHA!!! Depois claro, qq sr doutorzeco que nao ve nada à frente dos olhos é uma mais valia...

Temos que fazer algo, a ORDEM tem q fazer algo, os SINDICATOS tem q fazer algo...

P.S.--Tamos la dia 5!
Ho!Ho!Ho!

Offline Su_Nurse

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Junho 01, 2008, 14:05:47 »
Gostaria muito de ir, mas não vou poder... Soube muito em cima da hora... É em Lisboa, n é? E porque não também fazer aqui no Norte??Mais do que nunca, a Enfermagem tem que se unir...e lutar pelos seus direitos...

Offline ritabarros

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Junho 01, 2008, 15:04:03 »
Se está agendada um reunião entre a ministra da saúde e os sindicatos dos enfermeiros referentes à negociação da carreira e outros assuntos, qual será o sentido desta manif? A nossa atenção não deverá incidir sobre o desenrolar dessas negociações? E aí sim, em conformidade com as informações dos sindicatos DIZERMOS o que pensamos?Manifestar a nossa opinião, desenvolver acções de pressão dos enfermeiros?
Sabemos que a situação nacional está fraca, ou até mesmo má. O mundo do trabalho está a sofrer os desaires que conhecemos, o bem comum é miragem, associar os enfermeiros solidariamente a esta manif, cada um fala por si...por mim aguardo o desenrolar dos acontecimentos até prova redundantemente negativa...a menos que o SEP ande a iludir quem os ouve..esse agendamento ...

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #8 em: Junho 01, 2008, 16:11:21 »
Rita permita-me discordar. Parece-me que esta pressão que poderá ser mostrada pela manifestação de dia 5. Ou seja, dá argumentos aos negociadores para exercerem e deterem mais poder negocial, que sabemos bem, nestas situações vale ouro.

Offline isabelmeireles

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Junho 01, 2008, 19:33:45 »
Oi a todos.
Não se sabem quais as alterações que querem propôr, mas segundo o que me disseram não agradaveis para ninguem... Suplementos passam a 25%, mesmo o pessoal do quadro, podem "obrigar" o pessoal a prolongar o serviço até perfazer 50 horas semanais (e aos 4 meses auferem as horas para bater certo, oras umas semanas a trabalhar 50 e outras em casa); contratados nao passam a tempo indeterminado ao fim de 3 anos mas sim ao fim de 6... querem mais???

A mim chega-me.
Eu passava a tempo indeterminado em 2009, e ainda quero, por isso é que vou à manifestação. E nao porque sou sindicalizada.

Fiquem bem

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #10 em: Junho 02, 2008, 07:38:27 »
E ainda possibilidade de despedimento por extinção do posto de trabalho.

Alguém que tenha conhecimentos a este nível que me possa explicar como ficarão os colegas (o estatuto jurídico do seu vinculo( que estejam em Hospitais que posteriormente passarão para os Hospitais na modalidade de PPP (Parcerias Público Privadas) como é o caso de Cascais, Vila Franca de Xira, Braga e todos os hospitais do Centro Hospitalar de Lisboa Central...

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Junho 02, 2008, 21:47:14 »
@Magistral,

As opções para os casos que referiste são claras.

Os enfermeiros do quadro passam a ser, pela nova lei dos vínculos, carreiras e remunerações para contratados por um empregador que é o Estado, como todos os outros funcionários públicos, à excepção das excepções que todos conhecem: polícia, defesa, magistratura...

Nesses casos específicos que referes, até os privados tomarem posse és contratado do Estado, mas depois vais ter três opções: pedir exoneração de função pública e assumir contrato com uma empresa; pedir licença sem vencimento se essa te for concedida e assinares contrato com a empresa em questão ou, se não fores funcionário do Estado, mudar o contrato para outro empregador. Se não quiseres nada disto, vais para a mobilidade.

Para efeitos de aposentação, tanto faz. Mas para progressão na carreira é mais arbitrário do que a arbitrariedade que existia até hoje.

E se daqui a dez anos mudar tudo? Vamos ficar agarrados àquela empresa que nos contratou e que pode estar em falência?

Também não sei, estes projectos são pioneiros... Só o tempo dirá.

Abraço.

Offline ritabarros

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Junho 05, 2008, 00:49:03 »
Consultem: www.sintap.pt

Sintap chega a acordo com o governo...

Rita

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Junho 05, 2008, 13:20:18 »
Mais de mil enfermeiros já confirmaram presença na manifestação desta quinta-feira em Lisboa, na qual voltará a falar-se da precaridade de sete mil trabalhadores, 2.500 desempregados e três mil enfermeiros com o fim do contrato à vista, refere a Lusa.

Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), garantiu ter a confirmação de «1010 enfermeiros» e esperar ainda a presença de outros profissionais da região de Lisboa.

No protesto marcado para as 10:30 frente ao Ministério da Saúde, os manifestantes vão «lembrar» a ministra da Saúde para a aproximação do fim do prazo estabelecido pela governante para iniciar o processo negocial e procurar uma solução para os enfermeiros em situação precária.

«Na reunião de 16 de Maio, a Ministra da Saúde assumiu o compromisso de dar início ao processo negocial da Carreira de Enfermagem, durante a primeira quinzena de Junho. Assumiu, ainda, que na primeira quinzena de Julho se concretizaria uma reunião com o objectivo concreto de encontrar soluções para pôr fim ao problema da precariedade laboral», lembrou Guadalupe Simões.

Segundo Gaudalupe Simões, 2.500 enfermeiros recém-formados estão no desemprego, três mil vão terminar o contrato de um ano em Dezembro e existem outros sete mil com contratos a termo certo, recibos verdes ou subcontratados «em situação precária mas que na realidade exercem funções de carácter permanente».

A sindicalista sublinha ainda que alguns destes enfermeiros precários estão nesta situação há quase 10 anos.

CGTP promove manifestação do público e privado em Lisboa

A Avenida da Liberdade, em Lisboa, vai ser esta quinta-feira palco de uma manifestação da CGTP, com trabalhadores provenientes de todo País, para exigir que o Governo altere a sua proposta de revisão do Código do Trabalho e as suas políticas sociais, refere a Lusa.

A manifestação nacional integra funcionários e trabalhadores do sector privado que pretendem «dar uma resposta unida e conjunta a uma ofensiva que visa pôr em causa os direitos dos trabalhadores dos dois sectores», disse Arménio Carlos, da Comissão Executiva da Intersindical.

Tendo em conta todo o trabalho preparatório para a mobilização para a manifestação da CGTP e o número de autocarros fretados, o sindicalista prevê a afluência a Lisboa de «muitos milhares de trabalhadores de todo o País».

A manifestação termina na Praça dos Restauradores, onde o secretário-geral da CGTP fará uma intervenção político-sindical.

Os sindicatos da CGTP emitiram, como é habitual, pré-avisos de greve para proteger legalmente os trabalhadores que vão faltar ao trabalho para participar na manifestação de protesto.

in: http://diario.iol.pt/sociedade/manifest ... -4071.html

Offline isabelmeireles

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Junho 05, 2008, 22:39:32 »
Eu estive lá...