@ Pedro
Já enviei sim

Na realidade o meu conceito ideal de organização é basicamente o seguinte:
- Um sistema de informação único em todo o SNS, com possibilidade de qualquer utilizador aceder à base de dados, segundo um estatuto definido de privilégios ( dependendo da actividade, cada utilizador poderia aceder a uma parte do processo do utente, ou à sua totalidade se o privilégio o permitisse).
- O processo do utente seria tudo o que fosse relevante, desde o nascimento à data actual, para as questões de Saúde: Vacinação, processo dos CSP (se isto fosse real não existiria sequer "processo dos CSP" mas um processo único), todos os internamentos e por aí em diante.
- A organização dos serviços de saúde seria feita tendo por base os Cuidados de saúde primários no topo da organização, concomitantemente com os da Comunidade (sendo que estes seriam transversais a toda a organização), Cuidados Diferenciados e Cuidados Continuados e Paliativos (enquadraria os paliativos na mesma "localização" dos continuados). Tudo isto organizado por áreas de referência e não propriamente pelos conceitos actuais de distrito ou concelho.
Um exemplo disto seria por exemplo: Unidade de Saúde de Vila Real: constituída por todas as USF, CS, UCC. Hospital de um raio definido pela acessibilidade a menos de 30 min de todas estas instituições. Um pouco confuso de ser explicado por escrito. Isto aparentemente já existe nas Unidades Locais de Saúde, mas... estas são apenas compostas por Hospital e alguns centros de sáude, sendo que o Hospital não acolhe apenas os utentes das suas áreas de residência.
Para os casos mais especializados, e que pela sua natureza não podem existir em todos os Hospitais: Neurocirurgia, Cardiotorácica, Queimados, etc. Existiriam os "super-hospitais" à semelhança do que são hoje os Hospitais Centrais, sendo que no entanto, este veriam os serviços menos especializados (Medicina, Cirurgia Geral, etc) drasticamente reduzidos, ficando mais concentrados nestes serviços mais caros e mais especializados.
Bem... isto é uma ideia que a ser aprofundada, teria de o ser noutro tema/tópico.
Mas de facto uma coisa não deixa de ser notória... Ou os colegas enviaram propostas para a OE acerca deste tema e não quiseram escrever aqui os tópicos do que enviaram Ou... Ninguém se interessa mesmo por isto: E depois admiram-se...