Autor Tópico: Campanha " Trabalho Digno, Vida Digna  (Lida 1714 vezes)

Offline ritabarros

  • Membro Ativo
  • ****
  • Mensagens: 188
    • Ver Perfil
Campanha " Trabalho Digno, Vida Digna
« em: Maio 02, 2008, 05:12:52 »
Organizações Sindicais Internacionais estão a proceder a recolha de assinaturas da petição " Trabalho Digno, Vida Digna " a fim de sensibilizarem os Governos para a situação de precaridade , direito a trabalho digno , condições de trabalho dignas e vida digna.
Os Enfermeiros podem e devem contribuir para esta onda , não só assinando a petição mas também referindo no " comentário" a situação laboral dos Enfermeiros Portugueses.
Apesar de no Mundo haver trabalhadores que laboram de modo infra-humano , os Enfermeiros Portugueses têm estado esquecidos do poder político . Por isso ao assinarem a petição , não só estarão a contribuir para pressionar os governos , como para dar a conhecer a situação da nossa Enfermagem...

" Campanha
"Trabalho Digno, Vida Digna"
 
Apelo à mobilização
CAMPANHA “TRABALHO DIGNO, VIDA DIGNA”
 
A campanha “Trabalho Digno, Vida Digna”, liderada pela Confederação Sindical Internacional (CSI), pelo Fórum Progressista Global, pelo Alerta Social Internacional, pela Confederação Europeia de Sindicatos (CES) e pela Solidar, apela a todas as organizações para se juntarem a esta iniciativa.
 
Durante o decurso de 2008, a campanha “Trabalho Digno, Vida Digna” irá recolher assinaturas, nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, para depois as entregar aos decisores internacionais. As coligações nacionais “por um trabalho digno” também farão as mesmas exigências junto dos seus governantes. Sindicatos, ONG’s e partidos políticos estão a ser mobilizados para a recolha de assinaturas.
 
Representantes de governos nacionais e de organizações quer nacionais quer internacionais, já assinaram este apelo e, juntos, comprometeram-se a lutar por sete reivindicações-chave, incluindo: a mudança de práticas comerciais desleais, a defesa do direito dos trabalhadores a se organizarem, a ratificação e implementação das Convenções das Nações Unidas e da OIT sobre a protecção dos trabalhadores migrantes e a cobertura da protecção social para os 60% da população mundial, que sem ela vive.
 
Aliás, foi no decurso do Fórum da OIT sobre “Trabalho Digno para uma Globalização Justa”, realizado em Lisboa, de 31 de Outubro a 2 de Novembro de 2007, que esta campanha foi lançada, numa cerimónia simbólica que consistiu no convite a diversas individualidades para assinarem o livro de honra.
 
Assim, a lista de signatários já inclui nomes como Juan Somavia (Director-Geral da OIT), Guy Ryder (Secretário-Geral da CSI), Conny Reuter (Secretário Geral da Solidar), Gérard Fonteneau (Secretário-Geral do Alerta Social Internacional), Maria Helena André (Secretária-Geral Adjunta da CES) João Proença (Secretário-Geral da União Geral de Trabalhadores, Portugal), José António Vieira da Silva (Ministro do Trabalho e da Solidariedade, Portugal)?, Sha Zukang (Secretário Geral Adjunto das Nações Unidas para os Assuntos Económicos e Sociais), Dayan Jayatileka (Presidente do Conselho de Administração da OIT), Carlos Tomada (Ministro do Trabalho da Argentina), Carlos Lupi (Ministro do Trabalho do Brasil) e Paoul Nyrup Rasmunssen (Presidente do Partido Socialista Europeu).
 
DÊ FORÇA A ESTA CAMPANHA!
JUNTE-SE A ELES!                                                                         

Como a subscrever?
 
 
1. Aceda ao link abaixo indicado e preencha os campos solicitados (Nome, e-mail, profissão, país e comentário), introduzindo seguidamente o código de segurança no espaço indicado:
 
www.decentwork.org/index.php?option=com_content&task=view&id=18&Itemid=29
 
 
AS SETE REIVINDICAÇÕES-CHAVE
 
Trabalho Digno: Reafirmar a importância da criação de empregos estáveis e de qualidade para uma economia saudável e comunidades justas e equitativas, através da aplicação de estratégias inclusivas a favor do pleno emprego, produtivo, incluindo os que trabalham actualmente na chamada economia informal, que carecem de direitos e justiça para defenderem os seus interesses. Todas as pessoas têm direito ao trabalho, a boas condições de trabalho e a um rendimento suficiente para as suas necessidades económicas, sociais e familiares mais elementares, direito esse que deveria ser concretizado através de salários que permitam níveis de vida decentes.
 
Direitos: Os direitos dos trabalhadores, a constituírem e a aderirem a sindicatos e à negociação colectiva com os seus empregadores, são fundamentais para a realização de um trabalho digno, sendo que todas as organizações internacionais, governos e empresas devem assumir as suas responsabilidades respectivas, no respeito pelos direitos humanos dos trabalhadores.
 
Protecção Social: Reforçar e alargar a cobertura da protecção social garantindo o acesso à segurança social, pensões, subsídios de desemprego, protecção na maternidade e cuidados de saúde de qualidade para todos. Estes benefícios devem estar disponíveis para todos, incluindo os trabalhadores da chamada economia informal.
 
Comércio: Alterar as regras comerciais injustas e garantir que os acordos comerciais sejam transformados em instrumentos de implementação de um trabalho digno, de um desenvolvimento sustentável e do poder dos trabalhadores, das mulheres, dos desempregados e dos pobres do mundo inteiro. Devem ser incluídos nos acordos comerciais, mecanismos vinculativos para a promoção e reforço do trabalho digno, que abranjam as normas de trabalho fundamentais. Os governos devem deixar de concluir acordos comerciais que prejudiquem os pobres, criem desemprego e conduzam à exploração. As exigências das organizações dos trabalhadores e do resto da sociedade civil devem também ser ouvidas.
 
Dívida: Assegurar que as prioridades das instituições financeiras internacionais incluam as preocupações de índole social e ambiental. Em especial, é necessário pôr cobro às condições para a concessão de empréstimo e pagamento da dívida, que forçam os países a desregularem os mercados de trabalho, a reduzirem a despesa pública e a privatizarem os serviços públicos à custa da diminuição do âmbito e da própria qualidade. Todos os projectos financiados por estas instituições devem, na sua implementação, obedecer às normas de trabalho fundamentais.
 
Ajuda: Garantir que os governos respeitem o compromisso dos países ricos de elevarem o nível de ajuda oficial ao desenvolvimento para, pelo menos, 0,7% do PIB. È indispensável um financiamento adequado para o desenvolvimento, a fim de se alcançarem os Objectivos do Milénio para o Desenvolvimento.
 
Migração: Assegurar que os trabalhadores migrantes não sejam explorados e gozem dos mesmo direitos que os outros trabalhadores, através da ratificação das convenções relevantes da OIT e da Convenção das Nações Unidas de 1990, sobre a Protecção dos Direitos dos Trabalhadores Migrantes e suas Famílias. "

O que poderá parecer insignificante , poderá ser vital...

Para consulta :

www.etuc.org
www.socialalert.org/k/
www.ituc-csi.org/spip.php?article2034&lang=es
www.solidar.org

Colaborem

Um Abraço

Rita

Offline ritabarros

  • Membro Ativo
  • ****
  • Mensagens: 188
    • Ver Perfil
Re: Campanha " Trabalho Digno, Vida Digna
« Responder #1 em: Maio 03, 2008, 03:18:57 »
Apesar das 75 visualizações deste post , que graças ao Senhor não teve até agora comentários , espero sinceramente que não tenham passado por ele sem assinarem a petição. Admira-me que o Ministro do Trabalho e Solidariedade tenha assinado o " Livro Branco " e a petição , mesmo porque o exemplo nacional com que ele brindou os Portugueses " Código do trabalho " em nada abonam em favor deste assinante...  >:(
São os pequenos gestos que nos diferenciam a menos que todos estejamos muito satisfeitos com futuro da Nação e do Mundo do Trabalho.
Sofremos reveses e atentados à nossa dignidade enquanto força de trabalho , durante esta legislatura , teremos de ficar de braços cruzados ?

Offline Mauro Germano

  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 2218
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
Re: Campanha " Trabalho Digno, Vida Digna
« Responder #2 em: Maio 03, 2008, 03:42:50 »
Não está fácil...

Offline Lipa85

  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 1028
    • Ver Perfil
Re: Campanha " Trabalho Digno, Vida Digna
« Responder #3 em: Maio 21, 2008, 19:51:06 »
Bem...alguma coisa temos que fazer...nem que sejam pequenas coisas que julgamos pouco uteis...

Offline Herodes

  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 2220
    • Ver Perfil
Re: Campanha " Trabalho Digno, Vida Digna
« Responder #4 em: Outubro 22, 2008, 07:21:15 »
O trabalho digno está a ser ameaçado também pelo excesso de pessoas recém formadas.
Portanto, intervindo a esse nível, conseguir-se-ão resultados de dignidade no trabalho.