Bom dia a todos os colegas,
como mais uma "recém"-licenciada decidi há cerca de 2 meses iniciar uma pequena empresa de cuidados de enfermagem ao domicílio. Pensei nos cuidados que poderia e me sentia capaz de levar a cabo e cheguei até mesmo a elaborar cartões para conseguir divulgar os cuidados que pretendia prestar. Não cheguei sequer a prestar cuidados ao domicílio tendo por base essa pequena empresa, até porque logo em seguida comecei a trabalhar num Centro de Enfermagem. No entanto, a idéia ficou a ser germinada e cheguei à conclusão que não basta ter muita vontade de exercer a nossa profissão, de nos submetermos a possíveis baixas remunerações por isso, nem mesmo de termos idéias para investimento individual. Na minha opinião, para englobar tudo o resto é essencial termos por trás uma base que dê uma maior confiança ao doente no momento em que nos deslocamos a sua casa. Neste momento, tento integrar um projecto de prestação de cuidados de enfermagem ao domicílio, desenvolvido a partir de uma clínica conceituada, que tem consigo variados médicos conhecidos e uma panóplia de especialidades, desde dentária a fisioterapia. Desta forma, para além de ser facilitada a proximidade das pessoas com estes cuidados, as mesmas sentem-se mais seguras em saber k quando o enfermeiro vai ao domicílio terá, se for necessário, o apoio de outras especialidades da clínica sem que sejam necessárias grandes preocupações, conseguindo assim uma prestação de cuidados multidisciplinares que dão outra confiança às pessoas.
Não quero com isto dizer que será impossível avançar com uma empresa que apens presta cuidados de enfermagem, pois não é. É sim muito mais dificultado o processo, não só no início, como no decorrer do exercício.
Em modo de conclusão, acredito que o grande problema da nossa profissão é a falta de divulgação/ marketing e deste tipo de investimento por uma coisa diferente de um hospital ou centro de saúde, no entanto, não nos podemos afastar do que é hoje a nossa sociedade e ter em conta a importância que tem um trabalho multidisciplinar e várias parcerias para que qualquer projecto tenha pernas para andar.
Com os melhores cumprimentos.