Autor Tópico: X Congresso Anual APNEP  (Lida 3850 vezes)

Offline FábioVieirovsky

• Membro
    • Ver Perfil
X Congresso Anual APNEP
« em: Abril 16, 2008, 17:04:58 »
Decorreu nos dias 14 e 15 Abril no Hotel Sharaton, no Porto!

Estive lá, fui palestrante na mesa NE em Cuidados Intensivos e apresentei o tema: Administração de Fármacos por Sonda Gástrica: Interacções, Incompatibilidades e Recomendações!

Gostei bastante da forma como estava organizado, refiro-me essencialmente ao facto de existir divisão entre parte Médica e de Enfermagem nas temáticas q foram abordadas ao longo do congresso...

Comentem se lá estiveram! Ah e já agora se viram, digam o q acharam do meu trabalho... lol!

Saudações Profissionais!

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: X Congresso Anual APNEP
« Responder #1 em: Abril 16, 2008, 17:09:24 »
Este ano infelizmente não deu para ir assistir ao congresso...mas o ano passado fui e gostei muito.

Aprendi muito...

Parabéns à organização...

Decerteza que este ano também correu bem...

O0

Offline nuno.enf

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Abril 16, 2008, 17:16:10 »
Eu tb estive no congresso e a minha ideia é diversa...!

acho que o congresso tinha especialmente bons cursos.
No entanto, até estava com boas espectativas relativamente ao programa aberto de palestras e mesas de discussão, e infelizmente não as confirmei!

Quanto "ao facto de existir divisão entre parte Médica e de Enfermagem nas temáticas q foram abordadas" para mim foi um contributo para a minha relativa desilusão...

Uma das coisas que mais aprecio nos congressos é mesmo a inclusão de vários intervenientes de vários grupos profissionais... acho muito mais enriquecedor. Traz frequentemente para a enfermagem uma forma diferente de ver as coisas e permite-nos enquanto enfermeiros contribuir também para o enriquecimento dos restantes grupos profissionais.

Convém dizer que a presença de outros profissionais na sala é um maior desafio, o que tende a fazer subir o nível das palestras e o cuidado de preparação dos palestrantes... mas só assim se afirma mais capazmente o status da enfermagem como ciência.

Cumprimentos.

Offline FábioVieirovsky

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Abril 16, 2008, 17:34:58 »
Posso concordar em parte ctg Nuno. Por vezes, dependendo da temática a abordar, é interessante envolver e alargar a discussão a profissionais de outras áreas, com o objectivo de enriquecer a discussão e tb as Classes intervenientes!

Contudo, não mudava em nada a palestra, nem mesmo a minha preparação prévia para o assunto a abordar, se lá estivesse um médico ou um nutricionista...

Saudações Profissionais!

Offline _

• Membro Associado
    • Ver Perfil
    • http://www.apnep.pt
« Responder #4 em: Abril 16, 2008, 17:53:33 »
Caros colegas,

Sinto-me obrigado a comentar este tópico.

Estão a haver alguns equívocos na chamada divisão entre Enfermeiros e Médicos no Programa. Ou seja, não se pretendeu com a criação do Programa do "X Congresso Anual da APNEP" criar qualquer divisão. A APNEP (Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica) é uma Associação que acolhe profissionais de diferentes áreas: Enfermeiros, Médicos, Nutricionistas, Farmacêuticos, Dietistas, entre outros (e perdoem-me se me esqueço de algum grupo profissional).

O Programa foi elaborado por membros destas diferentes classes, caracterizando diferentes envolvimentos das diferentes classes nesta tão vasta área. Nesta criação não se pretendeu que os Enfermeiros apenas estivessem presentes na sala "Apollo II", destinado ao programa de Enfermagem. Pretendeu-se sim, que o congressista escolhesse a sala e o tema que mais lhe conviesse. Até porque a sala em causa tinha apenas 100 lugares sentados (salvo erro) e estavam presentes muitos mais Enfermeiros.

Propositadamente, para este Congresso, pretendeu-se que os palestrantes/ moderadores do Programa elaborado por Enfermagem fossem, em 90% Enfermeiros. Foi uma decisão devidamente pensada e fundamentada.

Termino só por felicitar a Comissão Científica e Organizadora, assim como todos os envolvidos no Congresso pelo desenrolar dos dois dias de trabalho, tanto pela excelência, no global, das palestras, como da assistência/ serviços prestados.

Com os melhores cumprimentos, em representação da APNEP, Abílio Cardoso Teixeira.
Abílio Cardoso Teixeira
(SCI1: CHP - HSA)

Offline Leugim

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Abril 16, 2008, 22:28:39 »
também fui no ano passado e gostei imenso, quer em termos de organização quer dos temas e palestrantes. Infelizmente este ano não deu para ir...

Offline nurse in training

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Abril 17, 2008, 16:29:42 »
ola colega
infelizmente nao consegui ir ao congresso com muita pena minha
mas tenho um particular interesse neste assunto que abordou
sera que o colega FábioVieirovsky poderia partilhar o seu trabalho?
no meu serviço temos alguns doentes com SNG e por vezes temos duvidas quanto à administração dos medicamentos pela mesma
obrigada
mts bjs bjs
 ;) cumps
...Nurse in Trainning...