Autor Tópico: Hemofiltração Contínua  (Lida 17960 vezes)

Offline CarinaMorais

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Hemofiltração Contínua
« em: Abril 12, 2008, 16:06:17 »
Olá a todos!

Estou a realizar o meu estágio final numa UCIP e necessitava de informações acerca da técnica de hemofiltração contínua e cuidados de Enfermagem inerentes.
Alguém me pode dar algumas "pistas"?

Muito obrigada!  :)

Offline _colado_

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Hemofiltração Contínua
« Responder #1 em: Abril 12, 2008, 16:33:29 »

Offline CarinaMorais

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Abril 12, 2008, 20:56:56 »
Olá _colado_!

Muito obrigada pela tua ajuda...já é um ponto de partida!

Offline Faria

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Abril 14, 2008, 00:54:33 »
Boa noite

De um modo geral, pelos links que o colega apresentou, já tens uma boa base de partida a qual será mais proveitosa com a ajuda de uma prática em internamento.

Cumps

Offline Danoninha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Dezembro 05, 2008, 03:02:23 »
Importa antes de mais distinguir entre hemofiltração, hemodiálise e hemodiafiltração... mesmo que se queira debruçar sobre a hemofiltração... porque percebe-se melhor pelas diferenças, como em relação à quantidade de líquido que sai do paciente e aquele que é reposto, mas vagueei pelos links que o colega indicou e parecem-me muito bons  ;)
Existe ainda um cd de uma marca de aparelhos, "Prisma" que não só explica o funcionamento do aparelho nas diferentes modalidades, como a finalidade e consequências da técnica de depuração em si... muito bom!
Além disso, na internet e na EBSCO encontra muitos artigos úteis e de boa qualidade  :)
Apesar de não ser questão recente, espero que corra tudo bem
Saudações RB
Danoninha TM

Offline nurse in training

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Abril 15, 2009, 16:44:59 »
Citação de: _colado_

ftp://ftp.spci.org/revista/Portugues/rev81/Trenalco.pdf

ftp://ftp.spci.org/revista/Portugues/rev81/Dialise.pdf

Por autores portugueses só conheço estes 2 artigos...

sera que alguem pode disponibilizar estes 2 artigos?
ja tentei abri e nao consigo...
bigada
...Nurse in Trainning...

Offline fpinto77

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Maio 25, 2009, 00:30:23 »
ola a todos. tb nao consegui abrir os artigos... ja nao devem estar disponiveis... nao fui tentar ver informaçoes a gambro, sobre a maquina prisma, ate porque ja funcionei com ela e acho muito mais complicada e susceptivel a erros de montagem e software do que as maquinas da fresenius, embora no site da fresenius eles nao disponibilizem muita informação sobre o que a colega queria saber ao certo. de kk forma, a hemofiltração/hemodiafiltração sao tecnicas continuas ao passo que a hemodialise e uma técnica intermitente. na hemofiltração nao ha dialisante. os liquidos saem do doente por um jogo de pressoes a nivel do filtro e por convecção. claro esta que tb saem outras coisas como ureia, creatinina, etc... na hemodiafiltração ja vai haver dialisante tb. alem desta saida de liquidos e afins, tb vao haver trocas a nivel do filtro.em cuidados intensivos e numa fase precoce de necessidade de substituição renal e grande instabilidade hemodinamica do doente opta-se pelas tecnicas continuas. a hemodiafiltração e mais eficaz, na medida que nao ha so saida de liquidos do doente por convecção, mas tb uma melhor estabilização de ioes pela difusao do dialisante. por serem tecnicas continuas, permitem que a saida de liquidos sejam feitas de uma forma mais lenta e nao descompensando tanto hemodinamicamente o doente, ao passo que na dialise intermitente esta saida de liquidos e muito rapida. o doente faz um tratamento de 3,5h-4,5h para retirar todo o volume que tem a mais do que devia, alem das trocas ionicas, depuração de ureia, creatinina, etc e depois vai-se embora.... no doente critico nao se consegue fazer isto. ele nao iria tolerar esta diferença de volumes intravasculares tao rapida. espero ter dado uma pequena ajuda

Offline Milena Silva

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Maio 28, 2009, 01:31:29 »
Tb não consegui abrir os liks  :-[

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Maio 30, 2009, 16:23:33 »
É os Links já não funcionam....

Offline mim_nina

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Junho 02, 2009, 20:19:15 »
http://www.jbn.org.br/18-1/v8e1p051.pdf

o artigo n é recente (1996) mas... talvez ajude  ;)
mim_nina ;)

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil

Offline casopica

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Maio 01, 2010, 19:05:30 »
ola colegas,

Alguem tem conhecimento de algum artigo que explique o funcionamento da prisma? Não tenho nenhum conhecimento sobre o seu funcionamento e tb nao encontro informação.
Obrigada.

Offline Zeus-electro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Maio 02, 2010, 00:17:21 »
O que precisas de saber sobre a prisma?

Offline casopica

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Maio 02, 2010, 16:04:49 »
Basicamente, gostaria de algum artigo, livro... sobre o seu funcionamento, montagem, tecnicas existentes e cuidados de enfermagem.

Obrigada

Offline Zeus-electro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Maio 02, 2010, 18:04:05 »
Sobre a prisma flex há a brochura do próprio monitor que tem os conceitos básicos sobre a máquina e tipos de tratamentos possíveis: SCUF, CVVH, CVVHD, CVVHDF, TPE que são os standard da máquina, mas depois há as adaptações que podem ser feitas e obter outros tipo de terapias como CVVHVHDF e todas as outras mas sem ser por CVC e utilizando um acesso AV quando disponível.

http://www.gambro.com/upload/pdf/Prismaflex.pdf
http://lane.stanford.edu/portals/picu_p ... ningPW.pdf

Para além da Prisma flex, há também a Multifiltrate da Fresenius que faz as mesmas terapias.

Os links referem-se ao equipamento em si e não sobre as terapias. Para isso deves procurar material sobre intensivismo por se tratar de uma terapia de substituição renal para agudos.