Autor Tópico: Dreno toracico  (Lida 7404 vezes)

Offline curioso

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Dreno toracico
« em: Abril 09, 2008, 00:22:57 »
Pessoal tenho uma dúvida. O dreno torácico deve ser clampado ou não durante o trasnporte?

Offline Idalia

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Dreno toracico
« Responder #1 em: Abril 09, 2008, 10:34:39 »
Eu estagiei num serviço de pneumologia e nos clampavamos o dreno durante o transporte para evitar o refluxo do liquido drenado, pois com as deslocações o recipiente colector poderia ficar a um nível superior e tal acontecer.

Offline isabelmeireles

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Abril 09, 2008, 11:58:48 »
Geralmente também se coloca uma válvula anti-refluxo, as ditas válvulas de Heimlich... Pelo menos no meu serviço é usual colocar-se, independentemente se é um pneumotórax, quilotoráx ou hemotóráx (embora nunca tenha tido um hemotoráx no meu serviço. já que trabalho numa simples medicina).
Qual a prática nos vossos serviços?

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Abril 09, 2008, 12:06:54 »
Tenho pouca experiência em lidar com drenos torácicos. Mas há mais ou menos um mês tivemos um doente no meu serviço que colocou um dreno torácico e a indicação que tinhamos é que quando o doente não estivesse em repouso...o dreno devia ser clampado e deveria ser desclampado quando o doente voltasse para o leito.

Offline Enf.Lee

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Abril 09, 2008, 14:14:41 »
Eu já tive algum contacto com Drenos torácicos...e até cheguei a elaborar um trabalho sobre o assunto e segundo alguma experiencia e bibliografia:

- Manter sempre o sistema de drenagem abaixo do nível de inserção do(s) dreno(s).
- Em caso de necessidade de manipulação do sistema de drenagem, acima do nível de inserção dos drenos, estes devem ser clampados. Nunca se deve clampar o sistema de drenagem, em doentes com fístulas pulmonares ou brônquicas (ex.: pneumotórax ou após cirurgia pulmonar).
- Ao manipular o sistema de drenagem acima do nível de inserção dos drenos, estes devem ser clampados.

Bem, como o transporte é uma forma de manipulação...os drenos devem ser clampados aquando deste (exeptuando o pneumotórax e o pós cirurgia pulmonar).
O uso de válvulas anti refluxo facilita as coisas...mas nem sempre estão "disponiveis"

Estas considerações são gerais...existem indicações mais especificas, dependendo do tipo de drenagem e da patologia associada.

Cumprimentos

Offline InesMartins

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Abril 09, 2008, 14:16:08 »
colegas alguem tem bibliografia sobre drenos toracicos que me faculte...;D

Obrigada

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
« Responder #6 em: Abril 09, 2008, 15:00:02 »
O dreno torácico deve ser clampado ou não durante o transporte?

- Preferencialmente leva válvula de heimlich, se não há válvula deveria-se clampar, a não ser que exista fistula bronquica ou pleural, nesse caso clampando podemos estar a provocar um pneumotórax hipertensivo durante a viagem, o que pode gerar uma situação grave.

Fica link para um documento que elaborei no âmbito da formação em serviço na Cx Torácica.
Espero que ajude.

http://www.forumenfermagem.org/index.ph ... Itemid=108

Offline InesMartins

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Abril 09, 2008, 15:32:18 »
Obrigada colega pedro...gostei do trabalho que elaborou! Parabens

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Novembro 03, 2008, 06:27:06 »
Há pneumologistas que defendem não clampar o dreno durante o transporte.