Caros colegas,
Concordo com o que muitos de vocês partilharam aqui conosco (e menos com outras opinioes). No entanto, vou limitar-me a partilhar com voces uma situação ainda muito recente que surgiu comigo (visto que ainda não tenho tanta experiencia como muitos de voces):
- uma senhora com a pele muito fina e sensível "apareceu" lá no lar com uma escoriação muito sangrante numa perna e hematomas no restante membro (no terço inferior da perna).
- no primeiro tratamento usei realmente o inadine e uma ligadura com alguma compressão (para estancar a hemorragia). Dei indicação à senhora para que elevasse os membros inferiores (para também ajudar a diminuir a hemorragia). Após 3h, aliviei um bocado a compressão das ligaduras. Deixei passar 2 dias e voltei a fazer tratamento.
- No 2º tratamento, realmente a hemorragia tinha parado mas, ao retirar o inadine (mesmo irrigando com mt SF, a ferida voltou a ficar sangrante (embora ligeiramente menos do que da primeira vez). Apesar disso, e como o repasse hemático (do penso removido) da ferida era em pouca quantidade, voltei a usar o inadine com alguma compressão.
- De tratamento para tratamento, a hemorragia ia sendo cada vez menor, até que parou e a ferida foi "fechando".
- Ora pedi tambem desde o início umas análises sanguíneas para efectuarmos um estudo nos níveis de plaquetas, etc (que como bem sabem interferem com as hemorragias, coagulação, etc.). Segundo os resultados, a senhora não apresentava alterações.
Por acaso pensei em usar alginato de calcio ou gaze parafinada, mas como com o inadine a ferida ía sangrando cada vez menos e a ferida ía cicatrizando, preferi manter o tratamento do que trocar para outro penso.
De qualquer forma, agradeço a todos as vossas opiniões que, também enriqueceram mais os meus conheciments.
Obrigada, cumprimentos!Â