Autor Tópico: Escoriacoes sangrantes!  (Lida 17676 vezes)

Offline npires

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Escoriacoes sangrantes!
« Responder #15 em: Abril 09, 2008, 23:32:12 »
Bem...Em feridas sangrantes tenho bons resultados com o alginato de calcio, tem  vantagem de poder permanecer num máximo de 7 dias embora eu apenas deixe cerca de 5 dias e os resultados tem sido excelentes....

Experimentem e digam da vossa justiça...

Offline daniela_mrqs

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Abril 10, 2008, 16:47:48 »
Olá!
Em escoriações sangrantes já obtive bons resultados quer com alginato de cálcio quer com gaze gorda +betadine pomada.
É sempre uma questão de experimentarmos o que se dá melhor na ferida em questão...
Cumprimentos a todos...

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #17 em: Abril 10, 2008, 17:13:40 »
Não me vou pronunciar acerca do tópico na totalidade, porém li aqui coisas que não possa deixar de discordar.

A primeira é a ausência de base científica nas escolhas feitas, a maioria dos participantes diz uso isto, não porque estudos científicos indicam que esse produto é adequado a situação, mas porque experimentaram e correu bem.

Não quero desvalorizar a experiência dos colegas, boa parte deles bem maior que a minha. Porém, acho que o tratamento de feridas deve obedecer a princípios científicos e porque não baseados na experiência pessoal, complementada pela experiência?

Acho que devemos abolir da nossa linguagem o experimentar. Pelo menos, o experimentar sem uma base científica e de base de conhecimento.

Desafio os colegas da área a contribuirem para o desenvolvimento da investigação nesta área para que cada vez o conhecimento seja mais partilhado e estas experiências sem base científica, assentem em argumentos científicos e assim se produza conhecimento válido, com ganhos globais para a população e com maior reconhecimento da profissão.

Se a enfermagem se apresentar assim, como verdadeiramente contribuidora para ganhos em saúde e não como algo empírico, o reconhecimento social será maior. Isto que estou a dizer não é a minha opinião pessoal, são estudos feitos por vários sociólogos que afirmam que o conhecimento científico tem um grande valor social.

Pensem nisto.

Offline brunomd

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Abril 10, 2008, 19:56:58 »
Concordo plenamente ctg colega Caldas
Bruno MD

Offline npires

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Abril 10, 2008, 20:26:36 »
Citação de: Caldas
Não me vou pronunciar acerca do tópico na totalidade, porém li aqui coisas que não possa deixar de discordar.

A primeira é a ausência de base científica nas escolhas feitas, a maioria dos participantes diz uso isto, não porque estudos científicos indicam que esse produto é adequado a situação, mas porque experimentaram e correu bem.

Não quero desvalorizar a experiência dos colegas, boa parte deles bem maior que a minha. Porém, acho que o tratamento de feridas deve obedecer a princípios científicos e porque não baseados na experiência pessoal, complementada pela experiência?

Acho que devemos abolir da nossa linguagem o experimentar. Pelo menos, o experimentar sem uma base científica e de base de conhecimento.

Desafio os colegas da área a contribuirem para o desenvolvimento da investigação nesta área para que cada vez o conhecimento seja mais partilhado e estas experiências sem base científica, assentem em argumentos científicos e assim se produza conhecimento válido, com ganhos globais para a população e com maior reconhecimento da profissão.

Se a enfermagem se apresentar assim, como verdadeiramente contribuidora para ganhos em saúde e não como algo empírico, o reconhecimento social será maior. Isto que estou a dizer não é a minha opinião pessoal, são estudos feitos por vários sociólogos que afirmam que o conhecimento científico tem um grande valor social.

Pensem nisto.

Caro colega, como enfermeiro deves saber em que situações se utilizam o alginato de cálcio e isso nao tenho de explicar...A palavra experimentar comporta um significado diferente daquele que tu lhe atribuist (pelo menos no meu comentário)...Axo k fizeste alguns juizos de valor erróneos e mais, pelo menos eu tenho base cientifica onde me sustentar já que tento manter me o mais actualizado possivel no que concerne ao tratamento de feridas...tenho pesquisado e estudado bastante para poder ter conhecimentos que me permitam actuar perante diferentes feridas...

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Abril 10, 2008, 20:29:54 »

Pensem nisto.

Gostava que contribuísse para a discussão... Com as bases cientificas... E desse a sua opinião acerca do tópico... Penso que a ideia do fórum é cada pessoa contribuir com as suas experiências para o conhecimento global...

Cumprimentos.

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Abril 10, 2008, 23:41:05 »
npires lá está em não falei em individual, apenas alertei para o que se pode fugir do metodo cientifico. Já agora eu usaria Alginato de Cálcio visto ser indicado para feridas sangrantes.

Enfarfr já dei o meu contributo, mais também não darei, por não me sentir totalmente conhecedor da área. Acredito que aqui existam muitos enfermeiros que se actualizem, pesquisem e investiguem nesta área. Aliás, foi isso que desafiei os colegas, a partilharem as experiências científicas que fazem.

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Abril 11, 2008, 08:29:18 »
Para uma escoriação sangrante usaria uma compressa de quitosano ou uma compressa de celulose inerte. Pena é que estes produtos não se encontram disponíveis em todos os serviços.

Offline npires

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Abril 12, 2008, 16:33:19 »
npires lá está em não falei em individual, apenas alertei para o que se pode fugir do metodo cientifico. Já agora eu usaria Alginato de Cálcio visto ser indicado para feridas sangrantes.

Esta tua pequena afirmação dispensava o comentário anterior, que para além de extenso, é como tu dizes, não sustentado em bases cientificas...Para saber o efeito do alginato de calcio alguem teve de o experimentar...Digo eu....

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Abril 12, 2008, 16:44:46 »
Mas eu não questiono que se experimente produtos em determinado tipo de feridas, é assim que evolui o tratamento farmacológico no mundo inteiro. O que eu questiono é que se experimente coisas sem uma base científica, isto é, sem um método organizativo.

Não disse que isso acontece com os frequentadores do fórum, mas têm de admitir que muita gente usa produtos e apósitos apesar de estudos cientificamente válidos os reprovarem, era para isso que eu queria alertar durante aquela intervenção.

Offline npires

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Abril 15, 2008, 20:09:26 »
Caro colega Caldas...

Agr compreendo onde queria xegar...nao dava a perceber isso (infelizmente) no seu primeiro comentário... Saliento apenas que o tema de Feridas é mt controverso e cada um tem um ponto de vista diferente...

Bem Haja...

Offline InesMartins

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Abril 16, 2008, 12:29:48 »
Cara Colegas calda...o k hoje é verdade pos cientistas, amanhã já não é!!!

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Abril 16, 2008, 18:44:33 »
Inês explica melhor o que quiseste disser com a tua afirmação... Apesar de a compreender não vejo que tem de evidência para o contexto em debate.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Abril 16, 2008, 21:53:55 »
Citação de: InesMartins
Cara Colegas calda...o k hoje é verdade pos cientistas, amanhã já não é!!!

Inês explica melhor o que quiseste disser com a tua afirmação... Apesar de a compreender não vejo que tem de evidência para o contexto em debate.

Penso que o que a InesMartins quis dizer foi que a ciência não é infalível... Por isso é que se trabalha com estatísticas... Que são mesmo isso... Uma probabilidade... Por isso é que se fala sempre em grau de confiança... seja 95%, seja 99%, há sempre margem para erro...

O contexto é que lidar com o ser humano, também no tratamento de feridas, engloba tantas variáveis que nenhum estudo consegue englobá-las na totalidade... desde alimentação, conhecimentos da pessoa. higiene da pessoa, capacidade de regeneração cutânea, idade, hábitos tabágicos, hábitos alcoólicos, adesão ao tratamento, etc etc...

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Abril 16, 2008, 22:08:00 »
Não digo que não. Por isso é que investigar em Ciências Sociais como Enfermagem é muito difícil e muito estimulante. Compete a nós, enfermeiros criar muito mais investigação em enfermagem, pois só assim vamos deter conhecimento e vamos ser valorizados por isso.

Investiguem...