Autor Tópico: O licenciados em gerontologia já introduzem algália?  (Lida 25231 vezes)

Offline Luís-Prata

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: O licenciados em gerontologia já introduzem algália?
« Responder #15 em: Julho 04, 2008, 11:47:44 »
Não são os actos técnicos que fazem de nós enfermeiros, os enfermeiros vão ser sempre precisos... Nós somos responsáveis por prestar cuidados globais a alguem... O paradigma de cuidar e exigencia do utente cada vez mais vai no sentido do bem estar, começa a ser mais importante alguem que se preocupe com ele e que junto do mesmo consiga enteder as suas preocupações e necessidades, que procurem junto dele estratégias para conseguir a autonomia e crescimento do mesmo... Alguem técnico que algalie só vai conseguir faze-lo?! Duvido. Os médicos também morrem de medo sempre que os enfermeiros passam a efectuar uma técnica que era exclusivamente deles, e volto a frizar, iremos sempre precisar de médicos e de enfermeiros, por mais técnicos que possam existir num hospital. Secalhar deviamos ocupar mais o nosso tempo com o que é mesmo ser enfermeiro e aproveitar esses técnicos como recurso para tal. Ferro e fogo não parece a melhor forma de demonstrar o que é ser enfermeiro...

Offline npires

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Julho 04, 2008, 13:34:48 »
Ja o disse á uns tempos e repito...QUALQUER DIA A NÓS SÓ NOS SOBRA A ARRASTADEIRA....
É triste esta usurpação de funções mas ísto so se verifica na nossa profissão...

Offline jinkxy

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Julho 04, 2008, 14:02:07 »
com todo o respeito, mas, em que mundo vives tu?

um pouco cor-de-rosa não?

se a administração de um epe apanha uns quantos como tu tem dinheiro para mais umas mákinas fixes que ainda reduz mais a mão de obra...

Offline npires

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Julho 04, 2008, 15:31:22 »
Citação de: saborgeracoes
com todo o respeito, mas, em que mundo vives tu?

um pouco cor-de-rosa não?

se a administração de um epe apanha uns quantos como tu tem dinheiro para mais umas mákinas fixes que ainda reduz mais a mão de obra...

Essa perguntas são dirigidas a kem?!

Offline jinkxy

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Julho 04, 2008, 16:03:00 »
luis prata

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #20 em: Julho 04, 2008, 17:50:38 »
Que eu saiba um LICENCIADO em Geriatria se tiver lugar num hospital algum dia, será na carreira de técnico superior de saúde, ou seja, ainda ia ser mais caro que nós, enfermeiros, visto que não estamos inseridos a esse nível.

Se só nos sobrar a arrastadeira é porque não sabemos defender o que é efectivamente nosso, ou seja, o nosso saber autónomo, e se nós enfermeiros não soubermos provar porque somos melhores que outros profissionais é porque efectivamente não o somos, e então acaba-se com os enfermeiros, não fazem falta.

Já agora deixo uma questão no ar, quando ensinam um prestador de cuidados a cuidar do seu familiar não estão a permitir que esse prestador tire o lugar a um enfermeiro? Afinal de contas, o prestador se fizer as coisas como os enfermeiros lhe ensinaram não vai necessitar de enfermeiros.

Não vamos ensinar uma pessoa que necessita de algaliação intermitente a fazê-lo porque assim podemos nós fazê-lo e cobrar a pessoa? Sempre são pelo menos umas quatro algaliações por dia.

Na saúde, na minha opinião, não pode haver feudos. Tem de haver mais aptos, e os enfermeiros têm de mostrar que são os mais indicados e com mais ganhos globais, se assim acontecer nunca faltará emprego a esses enfermeiros, pois o próprio mercado no fundo valorizará sempre a qualidade.

Offline Luís-Prata

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Julho 05, 2008, 20:03:18 »
Concordo plenamente Caldas... Não vivo num mundo cor de rosa, simplesmente sou enfermeiro não sou mero executor de técnicas... Não me incomoda que façam uma algaliação no meu lugar, não vem em lado nenhum descrito , muito menos no meu código deontológico que sou um faz pensos, faz algaliações e faz injecções, etc. Aliás nunca vi nem no REPE nem no código, alguma vez a palavra algaliação, logo deduzo que há coisas bem mais importantes com as quais como enfermeiro me devo preocupar, sinceramente... E quando tiver de efectuar um algaliação para o bem estar de um utente então farei, como profissional que me formaram também a ser apto a realizar a técnica.

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Julho 06, 2008, 21:29:59 »
Olá,

Deixem-me dizer que muitos destes fenómenos de usurpação de funções que se têm verificado nos últimos anos se deve a uma situação criada pelos próprios enfermeiros.

Já ninguém quer assumir o modelo bio-médico como fundamento e cerne da nossa actuação; todos se tornaram "cuidadores" da "pessoa global" e transformaram-se nisso não porque acreditem nisso, mas com medo de serem desconsiderados e criticados por aqueles que nem nunca exerceram Enfermagem, de facto.

Não há feudos, mas há saberes e competências e se abdicamos da técnica em favor do cuidado inespecífico, estamos a cometer o maior erro de sempre...

Vamos deixar de ser necessários como profissão, já que nos transformamos em coisa nenhuma.

Abraço.

Offline DanielaSilva

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Julho 07, 2008, 22:31:38 »
A escola que frequentei (Escola Superior de Saúde de Bragança) havia o curso de licenciatura em gerontologia, nunca tive conhecimento que efectuassem algaliações, inclusivamente tinham campos de estagio que nem sequer prestavam cuidados de higiene...
Mt estranho...
 :-

Offline Luís-Prata

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Julho 07, 2008, 23:35:18 »
Citação de: mariarebelo1
Olá,

Deixem-me dizer que muitos destes fenómenos de usurpação de funções que se têm verificado nos últimos anos se deve a uma situação criada pelos próprios enfermeiros.

Já ninguém quer assumir o modelo bio-médico como fundamento e cerne da nossa actuação; todos se tornaram "cuidadores" da "pessoa global" e transformaram-se nisso não porque acreditem nisso, mas com medo de serem desconsiderados e criticados por aqueles que nem nunca exerceram Enfermagem, de facto.

Não há feudos, mas há saberes e competências e se abdicamos da técnica em favor do cuidado inespecífico, estamos a cometer o maior erro de sempre...

Vamos deixar de ser necessários como profissão, já que nos transformamos em coisa nenhuma.

Abraço.

Ou seja dedicares-te a procurar a autonmia de um utente é um cuidado inespecifico?! Interessante. Não disse que não é importante efectuar técnicas, só não entendo pq é que ninguem se preocupa p.e., quando outro técnico de saude, começa p.e. a prestar cuidados de educação para a saude... E há muitos que o fazem...
O maior erro de sempre é não saber o que é ser enfermeiro. Trabalho numa equipa de rua, e infelizmente vejo colegas que em detrimento de outros cuidados também nobres se ficam pela mera administração de medicação, pensos, higiene, etc. Tenho uma realidade de cuidados continuados integrados com médicos psicologo assitente social etc. Nunca vi ninguem assumir o lugar que não lhe era devido. Mais actualmente com o novo sistema de registos por classificação internacional (cip) Existem colegas que registam com um simples clique, que efecturam num turno coisas que nunca o fizeram... E já ouvi colegas o afirmarem com todo o gozo que o fazem. Estamos preocupados com o que outros técnicos de saude podem vir a fazer, sem nos avaliarmos a nós mesmos e procurarmos saber o que somos o que fazemos e com que intenção... Lamento que nos ultimos 6 meses me tenha dirigido a serviços de saude hospitalares e os unicos profissionais que estavam disponiveis eram os auxiliares que faziam muitas vezes cuidados que eram de enfermagem e falo p.e., na escuta das preocupações de utentes, e porquê? Sinceramente não sei... Lamento que ninguem fique indignado que muitas vezes sejam os auxiliares aqueles que mais proximos estão dos utentes e mais apoio lhes prestam até a nivel emocional, baseados em experiencias de vida e no senso comum, que nem sempre é correcto, e pq? pq se mostram menos "técnicos" e mais proximos.
Quando toca uma campainha num serviço quem é o primeiro profissioanl a dirigir-se lá?
Quem muda as arrastadeiras? Não devia o enfermeiro avaliar a dejecções de um utente? Hummmm... Parece que por exemplo na Filandia são os enfermeiros que o fazem e ao que parece não existe mais nenhum técnico de saude nos serviços para alem de enfermeiros e depois os serviços de limpeza e manutenção...
Dá que pensar que uma algaliação possa por tanta gente tão preocupada quando somos nós própios que estamos a colocar nas mãos de outros funções que seriam nossas... A algaliação, volto a frizar: só há muito pouco tempo passou a ser um acto assumido pelos enfermeiros, pois era um acto da responsabilidade médica.

Offline jinkxy

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Julho 07, 2008, 23:57:28 »
trabalhas em que especificamente?

decerto não és um enfermeiro completo.
numa PCR és bom para ir apoiar a familia...

com todo o respeito que te é devido, mas não te queria para cuidar da minha familia...

faltava-te um parte daquilo que é ser enfermeiro.. e um bom enfermeiro é-o na sua globalidade... não 'por partes'.

entendo que o que tu defendes é importante mas não chega...

Offline Miguellopes

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Julho 08, 2008, 01:13:21 »
Prata, cala-te.

Se queres fazer outros serviços vai para AAM.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Julho 08, 2008, 15:16:01 »
@Miguellopes

Cada um é livre de expressar a sua opinião. O colega Luís-Prata tem todo o direito de dar a sua opinião.

Cada um de nós é livre de concordar ou não com a opinião do colega.

O objectivo de um fórum é trocarmos ideias, experiências, saberes, aprendermos e ensinarmos algo uns aos outros.

Se não concorda com a opinião dos colegas só tem que dizer que não concorda e dizer porquê. Infelizmente o colega parte logo para o "ataque" e isso não favorece em nada a troca de ideias.

Agradecia que participasse na troca de ideias, com ideias válidas e não do tipo..."Prata, cala-te"

Offline Luís-Prata

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Julho 10, 2008, 20:46:44 »
Compreendo o que os colegas dizem, o medo que sentem...
Trabalho nos cuidados continuados de odivelas (cuidados paliativos) E faço mesmo muitas técnicas como devem imaginar, algumas que nem a nivel hospitalar se usa... Mas sei também a importancia que a vertente humana tem e que quando nos centramos a discutir quem deve assumir a técnica da algaliação e deixamos que exista secalhar uma licenciatuara que de certa forma pode estar a tomar junto do idoso o papel que nós deveriamos ter como enfermeiro que cuida da pessoa humana mais me incomoda isso do que as técnicas que possam vir a efectuar.
Mas se consideram a minha opinião desadequada, então não participarei, apenas gostaria que os enfermeiros pudessem dar importancia a outras questões que lamento são poucos discutidos e tão ou mais importantes, para mais na nova sociedade que agora emerge.

Offline joão paulo

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Julho 10, 2008, 21:25:21 »
Olá caros colegas, li atentamente algumas opiniões  e gostava de deixar aqui tb a minha.
Resumo no seguinte nós não temos objecto de estudo para nos tornarmos como ciência, fala-se agora no apoio á pessoa como um todo, será que é isto o que procuramos?
interrogo a todos será que sabem HOJE EM DIA o que é ser enfermeiro?
Face aos CA dos EPE o que é o que procuram no enfermeiro?
estou certo que cada um irá ter uma opinião diferente.