Autor Tópico: O Pão e a hipertensão!!  (Lida 7177 vezes)

Offline tabana

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://tabanikadepayalvo.blogspot.com/
O Pão e a hipertensão!!
« em: Abril 04, 2008, 14:38:42 »
ola caros colegas.. Todos sabem e cada vez mais a comunicação social o diz: "o pão português é o que mais sal contém."
Em vez (além) de dizermos às pessoas para terem cuidado com a quantidade de pão que consomem... pk não se estabelece um acordo com os padeiros de modo a não atingir determinada quantidade de sal no pão. Poderia ser feito de um modo gradual para que as pessoas não sentissem grande alteração (digo isto porque eu proprio como cerca de 3 pães por dia e certamente iria notar diferença no sabor se fosse uma diminuição drástica)..
Se esta acção fosse acompanhada de perto pelos enf do país.... isto sim... seria dar visibilidade à enfermagem e ao que se pode fazer pelas pessoas.. e não apenas pelo vizinho do lado que pensa que nós só damos injecções e fazemos pensos...

Portem-se mal mas com estilo

Offline miguelittu

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: O Pão e a hipertensão!!
« Responder #1 em: Abril 05, 2008, 13:59:31 »
É uma questão muito importante que todos deviam estar alerta. Temos obrigação de fazer o possível na redução consumo de sal. Podem contar para breve com uma medida de combate à quantidade de sal no pão, a sucessora da lei do tabaco será a lei que limita o sal no pão posso garantir-vos, fiquem bem.

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #2 em: Abril 06, 2008, 04:49:23 »
Qualquer dia estamos numa quinta a sermos alimentados apenas daquilo que julgam ser o mais correcto.

Pobre indivíduo que necessita de alguém (neste caso o Estado) para que lhe imponha Saúde à força...

Criar-se-ão gerações de acéfalos habituados a serem amamentados da teta divina sem que procurem outra fonte de sustento.

Querem uma sociedade orwelliana?

Não sabem fazer as vossas escolhas?

Por isso digo não a tudo que seja tentativa de me manter mais saudável que não seja por minha iniciativa, quero ter o direito de opção, quero ter essa liberdade ou também precisam que vos retirem a gordura da carne de porco(por causa das dislipidemias), ou as espinhas do bacalhau(perfurações do esófago) ou ainda acabar com o consumo de enchidos(neoplasias do cólon)?

Um povo que não luta pelos seus vícios é um povo condenado à acefalia...

Offline enf.Lucia

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Abril 06, 2008, 10:28:42 »
Citação de: Magistral Estratega
Qualquer dia estamos numa quinta a sermos alimentados apenas daquilo que julgam ser o mais correcto.

Pobre indivíduo que necessita de alguém (neste caso o Estado) para que lhe imponha Saúde à força...

Criar-se-ão gerações de acéfalos habituados a serem amamentados da teta divina sem que procurem outra fonte de sustento.

Por isso digo não a tudo que seja tentativa de me manter mais saudável que não seja por minha iniciativa, quero ter o direito de opção, quero ter essa liberdade ou também precisam que vos retirem a gordura da carne de porco(por causa das dislipidemias), ou as espinhas do bacalhau(perfurações do esófago) ou ainda acabar com o consumo de enchidos(neoplasias do cólon)?

Assino por baixo...
Há que haver bom senso, ser racional para fazer as melhores escolhas!
Um mundo sem opção de escolha, fazia da vida um fenómeno no mínimo monótono...

Offline tabana

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Abril 07, 2008, 03:48:31 »
Citação de: enf.Lucia
Citação de: Magistral Estratega

Assino por baixo...
Há que haver bom senso, ser racional para fazer as melhores escolhas!
Um mundo sem opção de escolha, fazia da vida um fenómeno no mínimo monótono...

bem... depois do que li, veio-me à idéia..... será que um dos objectivos dos enfermeiros é alertar a população para os riscos que exustem para a saúde e fazer o maximo para os diminuir ou´será deixar tudo e voltar à idade média em que se morria por caganeira?

fica assim.... há alguns que associam doenças a pessoas e mais trabalho enquantro outros associam saúde às pessoas e assim tb há trabalho.... e há mt para ser feito.... quem for da primeira opinião que diga e que vá fazer de missionário para países desfavorecidos em que os coitados têm de comer o que apanham... aí sim faziam algo de acordo com o que dizem.... sejam conscientes, realistas e congruentes.

fiquem bem e portem-se mal mas com estilo

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Abril 07, 2008, 05:37:57 »
Citação de: tabana

bem... depois do que li, veio-me à idéia..... será que um dos objectivos dos enfermeiros é alertar a população para os riscos que exustem para a saúde e fazer o maximo para os diminuir ou´será deixar tudo e voltar à idade média em que se morria por caganeira?

fica assim.... há alguns que associam doenças a pessoas e mais trabalho enquantro outros associam saúde às pessoas e assim tb há trabalho.... e há mt para ser feito.... quem for da primeira opinião que diga e que vá fazer de missionário para países desfavorecidos em que os coitados têm de comer o que apanham... aí sim faziam algo de acordo com o que dizem.... sejam conscientes, realistas e congruentes.

fiquem bem e portem-se mal mas com estilo

Abdique da sua liberdade de escolha bocadinho a bocadinha e "1984" será uma realidade. Abdique do seu direito à escolha (das poucas escolhas que ainda pode fazer) e qualquer dia existirão sessões de apedrejamento para quem não cumpra os requisitos de "Saúde". Radical? Talvez...
Mas somos enfermeiros não somos o Big Brother...

Já existe pão sem sal, quem quiser que o compre, agora fabricar todo o pão sem sal (ou com menos) soa-me a atitude demasiado zelosa. Parece-me...

Offline tabana

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Abril 07, 2008, 13:59:56 »
existe sim. agora quantas pessoas o conhecem? qts pessoas sabem o que é? quanto custa? nós estamos em Portugal onde ainda existem muitos analfabetos e populações isoladas, também sabemos que os comerciantes  abusam no  preço de td o k é saudavel. nao somos um pais rico e tenho a noçam que somos cada vez mais um país comodista que gosta de se comparar com o pior e não com o melhor. assim nunca se cresce só se anda p tras. (sem grnde contexto mas que eu considero adequado referir agora está o exemplo do acordo ortografico, que coisa é aquela? mudar o k é "Portugal"? só pk não se lêm algumas letras não quer dizer q elas n possam existir nas palavras. Somos brasileiros? mais um pouco e em portugal fala-se português do brasil cm eles lhe chamam e têm de colocar legendas em filmes portugueses p conseguir perceber.... vejam como é o filandês ou outras linguas em que metade das letras numa palavra nem se lêm... mas pronto, isto é outra discussão).
voltando ao assunto inicial.... só peço que não sejamos todos nem radicais nem fundamentalistas...

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Abril 07, 2008, 21:15:50 »
Mas assim ainda contribuímos mais para o Comodismo. Se tomarmos as decisões pelas pessoas, num assunto como este, não estamos a incentivá-las à "preguiça" mental de nem ter a opção de escolher o que é bom e o que não é? Até porque apesar de tudo a maioria já sabe que sal em excesso faz mal, e temos é de sublinhar isso e fazer educação para a saúde, incluindo nisso um plano dietético hipossalino, mas daí a té lhe impormos isso...

Eu até acho que nem somos comodistas, somos é desanimados uns pelos outros, somos "velhos do Restelo".

Quanto ao acordo ortográfico... todos os dias o assassinamos e não duvide que não faltarão décadas para que o Português escrito e o falado sejam ainda mais diferentes, por exemplo qualquer dia porque transforma-se em pq, duvidam?

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Abril 07, 2008, 21:54:47 »
Olá,

Estou de acordo com o colega que diz que qualquer dia há leis para limitar o consumo de sexo, pois morrem algumas pessoas durante o acto... E dele depende a vida...

Por amor de Deus! Todos os dias morrem pessoas aleatoriamente! Eu vou morrer quando menos esperar e vocês também! Ainda bem, enquanto cá andamos vivemos!

Os nossos avós comiam imenso presunto e queijo da serra e manteiga e enchidos e bebiam vinho e fumavam e eram felizes e morreram de AVC... E os que não faziam isso? Têm 90 anos, alzheimer e estão pregados a um colchão anti-escara. Salvo raras e honrosas excepções dos dois extremos! Ou raras e infelizes situações de ambos os extremos também...

Já alguém encontrou o padrão de vida que leva à longevidade máxima em condições óptimas? Não façam sofrer as pessoas por questões de números estatísticos...

Abraço

Offline tabana

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Abril 22, 2008, 21:01:46 »
bem... não não dizer que fiquei surpreendido com a noticia que vi recentemente num telejornal.... pois este post foi colocado antes de saber que tal iria acontecer.... mas na noticia dizia que as padarias de uma determinado zona (agora não me recordo onde) estavam a reduzir no sal do pão segundo um "acordo" com entidades publicas de saúde... agora falta saber se esta iniciativa será geral ou ficará pela iniciativa..

eu continuo a achar que é algo correcto

abraços

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Abril 22, 2008, 21:07:33 »
bem... não não dizer que fiquei surpreendido com a noticia que vi recentemente num telejornal.... pois este post foi colocado antes de saber que tal iria acontecer.... mas na noticia dizia que as padarias de uma determinado zona (agora não me recordo onde) estavam a reduzir no sal do pão segundo um "acordo" com entidades publicas de saúde... agora falta saber se esta iniciativa será geral ou ficará pela iniciativa..

eu continuo a achar que é algo correcto

abraços

A zona é o centro, são 700 padarias e a entidade de saúde é a ARS Centro, I.P.

Concordo com a medida.

Espero que se generalize...

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Abril 23, 2008, 11:02:28 »
Estamos a tornar-nos numa sociedade de preguiçosos. Se engordo é porque a comida do McDonalds engorda (mas não, se engordo é porque vou ao McDonalds). Estamos constantemente a desresponsabilizar as pessoas das suas opções.

Cortem os refrigerantes, que só fazem mal....
Deixem de transmitir novelas, que nada ensinam....
Proibam fast foods....
.....

Acho que devemos ter cuidados com os limites que queremos impor às pessoas...

Offline keliinha

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Abril 23, 2008, 14:30:36 »
Eu penso que a alimentação das pessoas está cada vez pior, é o sal, são as gorduras, açucares, etc, e o pior é que estes habitos começam logo na infancia. No ano passado fiz um estudo sobre a obesidade infantil e fikei horrorizada com a quantidade de crianças com peso em excesso e com os hábitos alimentares e sedentários que a maior parte delas adquiriu, o que por sua vez traduz um~elevado risco destas crianças se tornarem adultos obesos, com fortes implicações para a saúde individual e para a saúde pública. Eu arriscaria a dizer que poderemos ver a esperança média de vida reduzida. Mas ninguem faz nada, não se investe em acções de educação para a saude (onde os enfermeiros tÊm um papel preponderante) nas escolas, na comunidade a fim de ensinar pais e filhos sobre regras de boa alimentação e suas implicações na saude. Tenho a certeza que o dinheiro gasto com tais medidas será muito menor do que aquele que actualmente e no futuro será gasto com as comorbilidades associadas a este tao grave problema de saude pública.

Offline tabana

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Abril 23, 2008, 15:25:30 »
Citação de: enfarfr

A zona é o centro, são 700 padarias e a entidade de saúde é a ARS Centro, I.P.

Concordo com a medida.

Espero que se generalize...

obrigado pelo complemento

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Abril 23, 2008, 15:35:13 »
obrigado pelo complemento

Sempre alerta... como os escuteiros! ;D