Forumenfermagem

Autor Tópico: Estetoscópio, um instrumento ou uma insígnia?  (Lida 27914 vezes)

Offline _

• Membro Associado
    • Ver Perfil
    • http://www.apnep.pt
Corpo de conhcimentos
« Responder #45 em: Novembro 05, 2005, 12:36:23 »
Permitam-me  divagar apenas um pouco sobre este assunto, e colocar mais achas à fogueira.

Ao longo do Curso de Licenciatura em Enfermagem, ouvi o que é Enfermagem e o que pretende ser a Ciência da Enfermagem. Continuo a ouvir falar e ler sobre isto. Porém, neste momento, temos muito para caminhar neste sentido. Actualmente, a Enfermagem vai "beber o seu saber" a diversas áreas. Torna-se importante a formação de um corpo de conhecimentos caracterizador e definidor da Enfermagem.

E onde se poderá buscar este corpo de conhecimentos? À documentação de Enfermagem. Torna-se importante a produção de dados que permitam formalizar o conhecimento. Isto trará uma maior autonomia profissional e, concomitantemente, uma prestação de cuidados mais adequada.

Torna-se importante reflectir sobre a prática de Enfermagem em diferentes espaços físicos e geográficos, assim como temporais, porque passa por esta reflexão a evolução da mesma. Claro que, sem esquecer os pressupostos anteriores.
Abílio Cardoso Teixeira
(SCI1: CHP - HSA)

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
Re: Estetoscópio, um instrumento ou uma insígnia?
« Responder #46 em: Setembro 10, 2010, 04:47:26 »
E vocês?
Usam estetoscópio?

Offline Me_She

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #47 em: Setembro 11, 2010, 23:17:13 »
Sim uso!
Na UCI onde trabalhei usava diariamente e varias vezes.

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #48 em: Setembro 14, 2010, 10:29:40 »
Em que situações usa(va)?

Já agora descrevam situações bastante comuns onde o uso do estetoscópio pode ser usado sem propriamente ser conotado com prática de Medicina?

Por favor cinjam-se ao uso do estetoscópio, indicações para... e deixem de parte a questão de se é ou não função ou actividade do enfermeiro.

Eu começo com uma muito simples: para confirmar o correcto posicionamento de uma SNG.

http://saudeeportugal.blogspot.com

Offline eshkimo

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #49 em: Setembro 14, 2010, 10:57:24 »
Por falar em correcto posicionamento de SNG: num dos meus maravilhosos estágios, tive de colocar uma SNG, preparei o tabuleiro (normal) e como eles são enormes, para conseguir levar tudo de uma vez, levei o estetoscópio tipo sr dr, azar passei por um dos srs drs do serviço, e se não fosse um enfermeiro a salvar-me a pele (não a minha orientadora porque esses gostam de ver estagiário sofrer) tinha ficado pregado à parede...

Conclusão, na enfermagem existem várias técnicas que necessitam de estetoscópio, mas tem de andar escondido, porque não é para qualquer um usar o mesmo em 30 doentes e depois ir para a cantina mergular o dito na sopa.... >:D
Best job in the World... just the wrong country...

Offline Me_She

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #50 em: Setembro 15, 2010, 13:45:22 »
Para confirmar o correcto posicionamento do TET quando introduzido ou depois de manipulação;
depois de aspiração de vias aéreas;para profilaxia de pneumonia/ atelectasia ;avaliação de ruídos intestinais.
Não me lembro de o ter usado para mais nada a não ser para o que já foi dito (SNG e TA).

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
« Responder #51 em: Setembro 16, 2010, 16:12:40 »
Para mim evidentemente é um instrumento de trabalho. Como enfermeiro generalista aprendi a utilizar-lo  para ouvir batimentos cardiacos (pulso), para detectar se a SNG está no estomago, para ouvir se a fístula arterio-venosa tem "frémito", para escutar o meteorismo intestinal, etc. Na especialidade de Reabilitação aprendi auscultação pulmonar e das vias aéreas superiores. QUem sabe utilizar um estetoscópio, seja médico ou enfermeiro, certamente tem uma mais valia nos cuidados que presta à pessoa que avalia. Tomara que muitos o soubessem utilizar...
Nota: não é boa utilização do estetoscópio andar com ele sempre ao pescoço, INCLUSIVE durante as refeições, como se veem alguns profissionais (badalhocos)... ;D
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline HMartinho

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #52 em: Junho 15, 2011, 19:52:04 »
Fiz recentemente um curso de técnicas de emergência médica para tripulantes de ambulância e foi-me ensinado a palpação e a ausculta pulmonar (a cardíaca não porque o formador disse que era demasiado complexa). Quando falo em ausculta pulmonar falo em coisas simples como detetar sibilos, roncos ou murmúrios vesiculares.

A palpação para nós é super útil para despistar-me em casos de trauma lesões em orgãos internos como fígado, baço etc ou casos de hemorragias internas. Já a ausculta pulmonar num asmático pode ser importantissimo para que em conjunto de mais critérios e sinais recolhidos se pondere o contacte o CODU para pedir um meio mais diferenciado como VMER ou SIV.

Ora se para mim que tenho apenas um curso de tripulante de ambulância me foi ensinado isso, porque carga de água é que um enfermeiro não pode auscultar ou palpar?

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #53 em: Junho 19, 2011, 00:45:57 »
E quem lhe disse que os enfermeiros não o fazem?

Offline HMartinho

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #54 em: Junho 20, 2011, 20:45:26 »
Eu não quis dizer que não o fazem... Apenas estava a referir-me aquilo que a enfermeira disse ao outro enfermeiro (quase o crucificou) por o rapaz ter auscultado e palpado a paciente. Só isso...

Offline Ark

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #55 em: Junho 20, 2011, 22:17:25 »
Hoje aconteceu-me uma coisa "estetoscópio-relacionada", um técnico de gestão operacional (creio que é assim que se chama lá na clínica, a.k.a técnico das máquinas) viu-me com o dito na mão (para ir fazer a avaliação de uma FAV recém-construída) e não mede como elas saem: "olha-me esta com a mania que é médica, com o estetoscópio,por acaso és médica?"

Esta é a representação da medicina que têm e como "mascote" têm o estetoscópio!

Offline Boiler

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #56 em: Junho 20, 2011, 22:38:09 »
E o Sr Dr Técnico ficou sem resposta? Frustrados com a vida...
"What is the most resilient parasite? A bacteria? A virus? An intestinal worm? ...An idea. Resilient, highly contagious. Once an idea has taken hold of the brain it's almost impossible to irradicate. An idea that is fully formed, fully understood. That sticks, right in there somewhere."

Offline Ark

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #57 em: Junho 21, 2011, 11:15:41 »
Claro que não ficou sem resposta! Se bem que nestas circunstâncias mais vale nem dizer nada e lançá-los à reflexão a.k.a reduzir os comentários à sua insignificância. Mal desta gente quando deixar-mos de utilizar o estetoscópio como ele deve/deverá ser utilizado e passar-mos a andar com ele ali a enfeitar a farda.

Offline RRsilva

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #58 em: Dezembro 23, 2015, 13:37:59 »
o estetoscópio é um instrumento de trabalho muito útil e não um instrumento médico.

A meu ver as escolas de enfermagem deveriam aprofundar e abordar (algumas nem falam nisto) a ascultação pulmonar, abdominal e cardíaca. Somos nós enfermeiros que estamos 24/24h nos serviços e deveríamos ter sempre a ascultação como element presente na avaliação do estado do doente. Esta avaliação pode fazer a diferença na actuação imediada, por exemplo.

Quer seja por uma situação aguda ou crónica os enfermeiro podem e devem abusar da utilização do estetoscópio. Não tenham receio desses comentários absurdos. Estamos lá para os doentes. Quem não sabe, aprende a auscultar. Não é assim tão complicado quanto isso. Aprendemos coisas bem mais complexas... Tê-lo no bolso, ao pescoço ou guardado, tanto faz, desde que seja utilizado quando é necessário e esteja disponível.  >:D  ^-^