Esta discussão gerou em mim alguma reflexão acerca das sessões de formação de preparação para o parto.
A primeira era este tipo de cuidados de saúde podem ser prestados para que a pessoa adquira competências para melhor lidar com esta situação. Para serem prestados com qualidade penso que poderão ser os enfermeiros especialistas a ministrar esta formação.
Quando falam nos cursos de preparação para o Parto que por aí proliferam relacionados com ginásios e feitos por pessoal não qualificado, penso que a questão que está em causa é incapacidade da OE fazer mostrar a população que esse tipo de cursos ministrados por não enfermeiros não é garante de qualidade e não irá dar cuidados de qualidade, isso sim podem dizer que a OE não fez. Agora penso que é função de todos os enfermeiros de CSP quando acompanham as grávidas que se deslocam ao Centro de Saúde para que estes possam frequentar cursos de preparação para o parto, ministradas por pessoal altamente qualificado com competências próprias para estas funções, isto é, o Enfermeiro Especialista de SMO.
Meus senhores e minhas senhoras, o que falta à enfermagem é vendermos o nosso produto, mesmo que este não seja mesmo nosso, mas dos nossos colegas especialistas. Estamos é a prestar cuidados de saúde com qualidade e a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.
Penso que os enfermeiros de Cuidados Gerais devem e podem colaborar com os Enfermeiros Especialistas de SMO na realização destas sessões de preparação, contudo não se esqueçam que o profissional mais habilitado deve sempre realizar estes cuidados.
Os habilidosos sempre vão existir, a questão que se põe e mostrar que estes não são os melhores para este tipo de actividades. O importante é desmistificarmos estes mitos e mostrarmos que os enfermeiros praticam intervenções com qualidade e melhor que os outros.
Falta muito marketing na enfermagem...Pensem nisto...