Autor Tópico: Regras dos horarios??  (Lida 24376 vezes)

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Regras dos horarios??
« Responder #15 em: Novembro 10, 2008, 04:48:42 »
Às vezes a minha escala só sai a menos de uma semana do seu início.

Offline PedroDinis

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Novembro 22, 2008, 10:29:15 »
boas.....

em comentário ao que li anteriormente,

a minha chefe diz que está na lei que pode alterar o horário com 48h de intervalo  ( não consigo encontrar essa lei, acho que nem ela)  e não paga horas extra passado 48h ou se a pessoa estiver a dever horas ao serviço. E quando faz o horário utiliza outro método.... escreve sempre que é rascunho, para poder altera-lo a seu belo prazer.

Penso que nada disto pode ser feito

Gostava que deixassem  a vossa opinião...

Cumprimentos
Pedro

Offline MC

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Novembro 22, 2008, 18:48:19 »
No mesmo artigo do Código do Trabalho que já referi em comentário anterior diz:
Artº 173º
"Todas as alterações dos horários de trabalho devem (...) ser afixadas na empresa com antecedência de sete dias, ..."

Quanto ao horário ser um rascunho, devemos lembrar a legislação que obriga a homologação hierarquicamente superior:
Artº 6º do DL 259/98
1 - Compete ao dirigente máximo do serviço, em função das atribuições e competências de cada serviço ou organismo:
a) Determinar os regimes de prestação de trabalho e horários mais adequados;
b) Aprovar o número de turnos e respectiva duração;
c) Aprovar as escalas nos horários por turnos;

e ainda de acordo com o Código do Trabalho:
Artigo 179.º
Mapas de horário de trabalho
1 - Sem prejuízo do disposto no n.º 4 do artigo 173.º, em todos os locais de trabalho deve ser afixado, em lugar bem visível, um mapa de horário de trabalho, elaborado pelo empregador de harmonia com as disposições legais e com os instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho aplicáveis.
2 - O empregador deve enviar cópia do mapa de horário de trabalho à Inspecção-Geral do Trabalho com a antecedência mínima de quarenta e oito horas relativamente à sua entrada em vigor.

Logo, se existe assinatura do responsavel máximo e ainda tem que se enviar informação para a IGT, não é para se considerar um horário provisório.

Offline Isabel188

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Novembro 24, 2008, 14:16:26 »
so para me exclarecer é o seguinte:

Por lei o chefe é obrigado a dar um dia de descanso e outro de folga, os dois seguidos certo?

d+f seguido?

se colocar F-M-F? não cumpre a legislação certo?

outra coisa, se me poderem ajudar!

é legal o seguinte horario:

no mesmo dia das 8 as 13 e das 18 as 21? sendo que perfaz 8 horas de trabalho

no meu contrato tenho de fazer 8 horas diarias/40 semanais

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #19 em: Novembro 27, 2008, 19:20:28 »
Não é obrigado a dar as folgas seguidas...

O horário de 8h diárias partidas é valido.

Offline artur_gaio

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Dezembro 02, 2008, 11:28:44 »
Voltando à questao inicial, parece-me que o colega, estando no início de um novo trabalho, não deverá entrar já em discussões de horário, isto excluindo os lirismos.
A verdade é qu tem um chefe que não vai ficar propriamente impressionado com isso.
Quanto às questões legais do horário, todos sabemos que não sao cumpridas.
Uma das vantagens da nossa profissao, na minha perspectiva, é a facilidade com que fazemos trocas. Se o fazemos livremente, o que acontece na maior parte dos serviços, para nosso beneficio, não me parece correcto que nos queixemos porque o chefe faz um horário que não gostamos muito. Eu, por exemlo, não gosto do meu... (M,M,T,F,N,D)
Quanto aos horários de 42 horas, o chamado hoário acrescido, está em vias de extinção, assim como a regalia dos 33% a mais por causa disso.
Neste momento, a hipótese recai sobre as 40 horas, sendo que a diferença paga é apenas o número de horas a mais em relação ao horário "normal" de 35 horas...

Offline Danoninha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Dezembro 05, 2008, 03:41:51 »
Citação de: artur_gaio
Voltando à questao inicial, parece-me que o colega, estando no início de um novo trabalho, não deverá entrar já em discussões de horário, isto excluindo os lirismos.
A verdade é qu tem um chefe que não vai ficar propriamente impressionado com isso.
Quanto às questões legais do horário, todos sabemos que não sao cumpridas.
Uma das vantagens da nossa profissao, na minha perspectiva, é a facilidade com que fazemos trocas. Se o fazemos livremente, o que acontece na maior parte dos serviços, para nosso beneficio, não me parece correcto que nos queixemos porque o chefe faz um horário que não gostamos muito. Eu, por exemlo, não gosto do meu... (M,M,T,F,N,D)
Quanto aos horários de 42 horas, o chamado hoário acrescido, está em vias de extinção, assim como a regalia dos 33% a mais por causa disso.
Neste momento, a hipótese recai sobre as 40 horas, sendo que a diferença paga é apenas o número de horas a mais em relação ao horário "normal" de 35 horas...

Nem mais  ;)

Danoninha TM

Offline acaty

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Agosto 01, 2010, 11:39:42 »
Colegas

o meu horário é o seguinte MMMFNFTTFMMM.... como se verifica n tenho direito a duas folgas seguidas contudo prefaz as 48h depois de sair da noite, a questão é k n posso fazer trocas, nem peidir dias kk k seja a antecedência, por causa do sistema de ponto... não acho bem, mas que posso fazer?muitas vezes n consigo consiliar a minha vida familiar c este horário, e mesmo que queira ir a um curso é impossivel!!!

cump
Ana (",)

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Agosto 02, 2010, 11:12:53 »
Citação de: acaty
o meu horário é o seguinte MMMFNFTTFMMM...

Por lei não tens que ter um dia de descanso, sendo a saída da noite e uma folga? Sendo NFF?
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
[/size]

Offline carmo s

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Novembro 12, 2010, 19:36:18 »
algum me responde a seguinte questão
Foi fazer uma transferência de um doente num dia de folga,  tenho direito a remuneração do dia em folga e direito a gozar a folga noutro dia?

Offline artur_gaio

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Agosto 17, 2011, 10:54:35 »
se foi num dia de folga, será pago com extraordinário, nao acrescendo por aí nenhuma folga.
Caso nao seja e seja considerado um turno normal (o que por si só é um pressuposto errado, mas mais barato para a instituiçao), entao ficas com as horas acumuladas e terás direito a folga noutro dia...

Offline Sofia Piko

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Agosto 17, 2011, 18:56:33 »
Boa tarde
Colegas, o meu horário é fixo de 8 em 8 semanas, sendo que quando entre o fazer noite(22h) a noite aparece no horário no dia seguinte, ou seja, gozo o dia de folga no dia em que entro as 22h. Ficando com TMMMFNFTMMM... isto é legal? nunca tenho 2 folgas seguidas...
Obrigada