Autor Tópico: Injecções Homeopáticas  (Lida 8679 vezes)

Offline spmf

• Membro
    • Ver Perfil
Injecções Homeopáticas
« em: Março 01, 2008, 12:58:32 »
olá pessoal.. tenho uma duvida e precisava que me ajudassem.. têm informaçoes acerca das injecções homeopáticas? Sabem como são admnistradas? Se ha algum risco na sua admnistração? Os efeitos secundários.. e principalmente a minha maior dúvida: os ENFERMEIROS podem admninistrar por lei as INJECÇÕES HOMEOPATICAS? Se por lei nao pudermos que consequencias se pode ter?

PF AJUDEM ME a esclarecer todas estas dúvidas obrigada

cumprimentos

Offline spmf

• Membro
    • Ver Perfil
Re: INJECÇÕES HOMEOPÁTICAS
« Responder #1 em: Março 02, 2008, 01:21:59 »
será que ninguem me sabe dizer nada pa me ajudar??!!  :(

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
Re: Injecções Homeopáticas
« Responder #2 em: Março 02, 2008, 15:18:27 »
Não tinha nenhum conhecimento prévio sobre o tema. Penso que se aplica as regras gerais dos medicamentos.
O medicamento tem de estar aprovado pelo Instituto do Medicamento (Infarmed). Tem que ter uma receita médica, onde conste dose, via de administração, utente, médico prescritor.
O medicamento deve estar acompanhado por uma literatura onde constem os efeitos secundários mais relavantes e precauções na administração.
Logo, não faz sentido administrar algo que não cumpra estas condições.
Espero ter sido útil. Enfermeiredo.
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline spmf

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Março 02, 2008, 20:20:30 »
sim..sei e faz sentido que assim seja com todos os medicamentos..a minha dúvida é...as injecções homeopáticas pelo que percebi sao admnistradas na mesoterapia e pelo que li em sites a mesoterapia so pode ser praticadas por médicos..daí a minha duvida se os enfermeiros podem ou nao por lei admnistra las..

de qualquer forma obrigada pela ajuda

Cumprimentos

Offline spmf

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Março 07, 2008, 14:44:19 »
nenhum colega admnistrou alguma vez estas injecçoes?

Cumprimentos

Offline vania.dv.gon

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Março 07, 2008, 18:19:51 »
Lamento, mas não tenho nenhum conhecimento sobre este assunto... talvez seja melhor perguntares à ordem... melhor do que ninguém, eles saberão responder-te sobre quais os procedimentos que cabem aos enfermeiros cumprir, e sobre a sua legalização também...

Offline casopica

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Março 07, 2008, 20:02:09 »
Lamento mas tb não tenho nenhuma informação acerca do assunto...  :-
Quando souberes  algo, partilha aqui connosco. Obrigada

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Março 08, 2008, 21:27:50 »
Caro colega: um critério (não o único) para saberes se podes realizar determinada técnica é se a aprendeste durante o curso, isto é, se faz parte do teu "legis artis" (conteúdo profissional).
O povo opõe-se à massa;

Pio XII
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline spmf

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Março 09, 2008, 16:50:04 »
Eu já telefonei para a ordem e nao me sabiam responder, disseram que tinha de fazer a questão por escrito. Ja fiz por escrito ha uma semana e continuo á espera da resposta. Quando a receber eu digo-vos alguma coisa, colegas.

Eu não aprendi durante o meu curso a admnistrar essas injecções, aliás tenho ideia que nenhum de nós aprendeu isso na licenciatura (digo eu), ou estarei a dizer algo errado?

Já me estive a informar e ha cursos de mesoterapia onde se aprende a admnistrar essas mesmas injecções, no entanto a duvida, se os enfermeiros por lei as podem admnistrar, permanece, daí eu continuar á espera de uma resposta por parte da ordem.. 

De qualquer forma obrigada a todos ;)

Cumprimentos Colegas

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Março 09, 2008, 17:03:08 »
Caro colega: a tua dúvida faz-me lembrar uma outra: algumas vezes ouvi dizer que só se pode algaliar alguém com "receita" médica. O que me pareçe um grande disparate. Que informação possui um médico de família sobre determinado utente comum para dizer se se pode algaliar esse utente? Faz sentido?
O povo opõe-se à massa;

Pio XII
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Março 09, 2008, 17:03:55 »
Citação de: spmf
Eu já telefonei para a ordem e nao me sabiam responder, disseram que tinha de fazer a questão por escrito. Ja fiz por escrito ha uma semana e continuo á espera da resposta. Quando a receber eu digo-vos alguma coisa, colegas.

Eu não aprendi durante o meu curso a admnistrar essas injecções, aliás tenho ideia que nenhum de nós aprendeu isso na licenciatura (digo eu), ou estarei a dizer algo errado?

Já me estive a informar e ha cursos de mesoterapia onde se aprende a admnistrar essas mesmas injecções, no entanto a duvida, se os enfermeiros por lei as podem admnistrar, permanece, daí eu continuar á espera de uma resposta por parte da ordem.. 

De qualquer forma obrigada a todos ;)

Cumprimentos Colegas

Nunca aprendi nem nunca administrei...

Offline spmf

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Março 12, 2008, 20:58:26 »
continuo a aguardar a resposta da ordem...

Offline Nursepop

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Março 12, 2008, 21:55:50 »
eu já administrei injectáveis IM de medicação homeopática, prescrita por um técnico certificado ( não sei se cá ou se em espanha, onde creio que tirou o curso ).
Vi, li, e cnsidrei que não haveria problema. As pessoas consentiram, reafirmei que eram produtos naturais , prescritas por um não-médico, que poderiam surgir secundarismos iatrogénicos, tc.
até ver, ainda ninguem bateu as botas.. >:D
mas, tal como os colegas, quero saber até que ponto estamos legalmente " cobertos" para executar este tipo de acções..  A medicação homeopática é actualmente usada em larga escala e prescrita por profissionais de saúde por exemplo na alemanha, e espanha. Cá entre nós...não faço ideia, se já é "legal"..
quem não sabe sorrir, não deve abrir uma loja

Offline spmf

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Março 13, 2008, 14:47:16 »
Aqui está um colega que tem a mesma dúvida que eu. Sabe colega..propuseram-me fazer esse mesmo trabalho que diz que ja fez. Mas nao só IM mas também Sc etc.. mas como eu nao tenho nenhum conhecimento acerca disso... decidi abrir um topico para abordarmos este assunto.

Mas o tecnico que lhe prescreveu essas injecções era o quê? Naturologo? Eram usadas em que contexto? Estético? Em mesoterapia ou outra situação?

A admnistração dessas injecções nao tem cuidados especificos?

Obrigada pelo seu testemunho

Mas a duvida persiste..em termos da lei ;) aguardemos a resposta da ordem..se é que me vão chegar a responder

Offline Larose

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Março 26, 2008, 14:25:46 »
Citação de: spmf
continuo a aguardar a resposta da ordem...

.................... pois é este o eterno problema!!!!!!!!!!!!!!   :(