Uma vez que o outro tópico já se encontra encerrado gostaria de colocar aqui o meu comentário...
No meu ponto de vista existe um estigma relativamente à doença / aos doentes de psiquiatria desde logo na sociedade... Mas mesmo entre nós profissionais de saúde,muito mesmo,não é preciso ir muito longe. Numa simples conversa de café percebemos isso.
Porquê? Provavelmente porque a doença psiquiátrica não é objectiva,não é algo que se observe. é algo "interior" ao individuo e muitas vezes o "medo" do desconhecido e daquilo com o que não sabemos lidar influência a forma como são vistos e algumas vezes como é realizada a prestação de cuidados em serviços que não os internamentos de psiquiatria. A forma mais fácil,mas não a mais correcta,passa por estigmatizar,atribuir rótulos.
É sim um trabalho diferente,requerer uma capacidade enorme para prestar cuidados e interagir todos os dias com estes utentes.
A integração destas pessoas é na sua maioria,uma mentira,não existe. Muitas vezes pela falta de apoio familiar são "largadas" em instituições e aí ficam. Então se a sociedade já tem tantas ideias,tantos preconceitos,nós enquanto profissionais de saúde deviamos ser os primeiros a respeitar e Valorizar esta área de intervenção,por ser diferente,por primar pela subjectividade não significa que seja inferior à medicina,às urgências ou à cirurgia...
Acho uma óptima ideia a criação dste tópico,até mesmo para os colegas que nao gostam de saúde mental virem cá dar uma vista de olhos e ver o que se diz por cá. E claro,para trocarmos ideiasÂ