Penso que uma das razões pelas quais muitos enfermeiros fogem à Enfermagem Geriátrica está relacionada com a ênfase que se dá, ao longo do curso, ao trabalho em contexto hospital. O Hospital é, para muitos enfermeiros, o "apogeu" dos cuidados de enfermagem. Um enfermeiro que trabalha com a população geriátrica é, muitas vezes, visto como menos qualificado ou com menos experiência.
Porém, só quem trabalha com a Geriatria entende o quanto é possível aprender, a cada dia que passa, com cada utente que lida... A Geriatria é uma fonte de aprendizagem, a meu ver ainda em estado bruto. Há tanto para conhecer, para descobrir... Situações que muitas vezes são desvalorizadas, apenas por se tratar de um idoso. "Está a envelhecer..." é a frase que mais se ouve nos lares, quando alertamos para uma situação que foge à normalidade. Infelizmente.
Com o aumento da esperança média de vida e o consequente envelhecimento populacional, os cuidados geriátricos têm aumentado em proporção e em necessidade. Acredito que, um dia, as mentalidades irão mudar. E que os enfermeiros irão entender o quanto podem fazer por esta classe etária, o quanto podem aprender com ela, a nível profissional e a nível pessoal. A Geriatria é viciante, apaixonante. Quando se entra neste mundo, é difícil sair deleÂ
