Autor Tópico: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?  (Lida 39262 vezes)

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
« Responder #90 em: Fevereiro 26, 2012, 19:50:15 »
Eu candidatava-me! Sem dúvida. Penso que a especialização iria dar mais valor a esta area.

Offline Sorcy

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #91 em: Março 02, 2012, 16:01:13 »
Trabalho nesta área há ano e meio... O que poso dizer é que nem tudo é branco ou preto... É estritamente necessário para que o enfermeiro de um lar se mantenha motivado, que a direcção da instituição não corte as pernas cada vez que o enfermeiro falar que é pertinente adquirir algum produto ou instrumento fundamental para o seu trabalho... Que não seja sobrecarregado com as responsabilidades que outros da escala hierárquica acima deste não queiram assumir... Que tenha tempo para executar o seu trabalho/funções, sem ser constantemente interrompido para fazer o trabalho de outros...

A grande dificuldade da enfermagem geriátrica, a par da diferença de remuneração do enfermeiro hospitalar, é a área cinzenta que muitos desconhecem...

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #92 em: Março 05, 2012, 23:25:44 »
acredito. :-/ eu pessoalmente, pela experiência que tenho, acho que é a área menos valorizada em enfermagem. é muito importante os enfermeiros que estão nessa área apostarem na evolução da enfermagem.

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #93 em: Março 06, 2012, 09:56:14 »
Nunca cheguei a opinar neste tópico, mas pessoalmente acho uma área bastante interessante e que acredito que tem bastante para oferecer, no entanto um dos grandes problemas senão o maior é as condições que as empresas e/ou entidades responsáveis por estes cuidados dispõem e oferecem tanto para o idoso como para o/a enfermeiro/a. Chega a ser impressionante o tipo de condições que se oferecem a um idoso para viver e a um profissional para cuidar. Refiro-me a todos os sentidos, a nível de recursos físicos, humanos, sociais, financeiros e também ao impacto psico-emocional que têm estas situações. A meu ver este conjunto de factores, obviamente aqui de uma forma geral, serão bastante decisivos para a repulsa de muitos enfermeiros em dedicar-se à área da Geriatria. Não sei, não sou grande entendido nesta área e com certeza muitos outros colegas poderão dar opiniões mais fundamentadas, mas é a minha opinião.
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
[/size]

Offline Farfi

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #94 em: Março 08, 2012, 22:53:15 »
Penso que uma das razões pelas quais muitos enfermeiros fogem à Enfermagem Geriátrica está relacionada com a ênfase que se dá, ao longo do curso, ao trabalho em contexto hospital. O Hospital é, para muitos enfermeiros, o "apogeu" dos cuidados de enfermagem. Um enfermeiro que trabalha com a população geriátrica é, muitas vezes, visto como menos qualificado ou com menos experiência.

Porém, só quem trabalha com a Geriatria entende o quanto é possível aprender, a cada dia que passa, com cada utente que lida... A Geriatria é uma fonte de aprendizagem, a meu ver ainda em estado bruto. Há tanto para conhecer, para descobrir... Situações que muitas vezes são desvalorizadas, apenas por se tratar de um idoso. "Está a envelhecer..." é a frase que mais se ouve nos lares, quando alertamos para uma situação que foge à normalidade. Infelizmente.

Com o aumento da esperança média de vida e o consequente envelhecimento populacional, os cuidados geriátricos têm aumentado em proporção e em necessidade. Acredito que, um dia, as mentalidades irão mudar. E que os enfermeiros irão entender o quanto podem fazer por esta classe etária, o quanto podem aprender com ela, a nível profissional e a nível pessoal. A Geriatria é viciante, apaixonante. Quando se entra neste mundo, é difícil sair dele  :)

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #95 em: Maio 06, 2013, 18:25:03 »
Oiiiii

Eu ADORO a área geriátrica, e ao contrario do que muitos colegas pensam: a geriatria não está só em lares... estão em todo o lado lol

Compreende-se que no inicio de carreira, os enfermeiros preferem o meio hospitalar a fim de adquirir mais competências, no entanto o meio hospitalar é o que acarreta mais idosos, e chegam a nós muitas vezes num estado em que não queremos acreditar...

Eu nao faço parte do grupo que "fogem à geriatria! lol
Cada vez mais gosto dos idosos!  :P

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #96 em: Junho 05, 2013, 21:28:14 »
É uma área muito interessante e em que nós enfermeiros podemos fazer muito...