Autor Tópico: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?  (Lida 42509 vezes)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
« Responder #60 em: Abril 10, 2008, 15:59:53 »
Penso que deve ser criado um grupo de trabalho para discutir a problemática da geriatria na nossa sociedade, e propor de uma forma sustentada a criação da enfermagem geriátrica como especialidade em enfermagem.

Claro que tudo isto leva tempo...

Claro que tudo isto implica horas de trabalho...

Todas as ajudas e ideias são bem vindas...

Obrigado

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #61 em: Abril 10, 2008, 16:25:16 »
Tal como tinha dito ao enfsergio acredito na possibilidade e necessidade dessa especialidade e apesar de não ser a que mais me atrai, acredito que será uma necessidade de futuro.

Como tal, estou disponível para trabalhar com esse grupo de trabalho para propor a OE a criação desta especialidade.

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #62 em: Abril 11, 2008, 12:12:49 »
Citação de: enfsergio
Para terminar, uma sugestão ao enfsergio, e quem se lhe quiser associar, vejam qual o ponto da situação neste processo de indiv. de especialidades. E apresentem propostas para definir o que está por definir.

Interessados em colaborar?
Estou disponivel para dar o meu contributo

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #63 em: Abril 12, 2008, 12:37:43 »
Penso que é necessário dar um abanão nas mentalidades...e mostrar que a geriatria tem muito da enfermagem e que é o futuro da enfermagem...

É preciso mostrar que quando a enfermagem acordar...já poderá ser tarde para readquirir esta área...

É preciso agir...é preciso intervir...

Offline DanielaSilva

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #64 em: Julho 07, 2008, 22:43:15 »
Se tivesse a oportunidade de escolher entre tarbalhar com crianças e trabalhar com idosos acredita que escolhia sem hesitar trabalhar com idosos... digam o que disserem, para mim é mt gratificante!!! ;D

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #65 em: Setembro 06, 2008, 22:44:28 »
Há vários tópico aqui na Área de Intervenção denominada Enfermagem Geriátrica. No entanto, nem sempre são muito participados. Alguns participantes dizem que os enfermeiros de ontem e os de hoje fogem do contacto com os idosos e de trabalharem com e para os mesmos.

Será que trabalhar com idosos não é motivante?

Será que é desgastante trabalhar com idosos?

Será que não devemos trabalhar com aquela faixa etária que está mais perto do fim de vida e que já tem um longo percurso de vida?

O que se verifica aqui no forumenfermagem, por vezes algum desinteresse por esta temática, é o que se verifica pelas escolas de enfermagem (onde pouco se fala de geriatria), nos centros de saúde, nos hospitais...muitos consideram os idosos um estorvo, só dão prejuízo ao SNS, como muitos dizem "já não servem". É triste mas é a realidade.

Tenho que dar os parabens aqueles que trabalham com e para os idosos. Sei que é difícil, mas sem dúvida alguma que é bastante gratificante. Por mais duro que seja...não desistam.
Tenho que dar os parabens aqueles que contribuem aqui no forum...no Enf.Geriatrica (se formos a ver...é quase e apenas um grupo restrito). Continuem.

Desculpem o meu desabafo...

Parece que o desabafo deu resultado...ou então pura coicidência...a geriatria começou a ser mais discutida aqui no fórum, começaram mais participantes a discutir os tópicos aqui colocados...

Será que as mentalidades estão a mudar?

Offline MARIA JU

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #66 em: Setembro 07, 2008, 00:01:00 »
As mentalidades poderão estar a mudar mas a faixa etária dos doentes também...
Trabalho num serviço de ortopedia e hoje em dia maioritariamente as camas ocupadas são por doentes com idades comprendidas entre os 75 e os 100 anos.

Offline Biscuit

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #67 em: Setembro 07, 2008, 10:31:04 »
Penso que os enfermeiros fogem à enf. geriátrica tal como "fogem" a todas as outras áreas, consoante as preferências e "vocação" de cada um. Muitos "fogem" à pediátrica, muitos "fogem" à psiquiátrica. Bem, na verdade "fugir fugir" não será bem o termo. Da maneira que isto está a maioria não se pode dar a esse luxo, em termos laborais.

Eu sempre que posso enveredo pela área da Geriatria e até hoje, os projectos que me têm concedido maior gratificação, têm sido precisamente nesta área.

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #68 em: Setembro 21, 2008, 18:48:46 »
Concordo consigo Enf Sergio...
Na verdade sempre foi uma àrea que adoroooo mto...

Actualmente trabalho num lar, mas quando digo que estou a trabalhar num lar as pessoas olham pra mim com ar "coitada"... n percebo até hj o porquê disso... são pessoas que apesar de estarem limitadas têm muito para nos ensinar, todos os dias, com um olá, com um olhar... e que precisam mto da nossa compreensão (cmo profissionais de saude) e amor, necessitam mto da nossa atenção, e o facto de tirarmos 5 minutos do nosso dia para dar um beijinho ou ouvir essa pessoa, sentem-se muito melhor com elas e os outros... e por vezes é o suficiente para ficarem com um sorriso na face...

Houve um dia que tive mtooo trabalho, saí dps do horário e tava sem tempo pa nd... qdo ía a sair lá diss a minha frase de descargo de consciencia "bom fim-semn". Uma das utentes diss que eu nao lhe falei akele dia, se eu tava zangada com ela... o meu coração apertououou mto... possa, já fiz asneira (pensei), e isso deu-me que pensar algum tempo...

Bem, na verdd nao posso dar atenção a todas as minhas utentes todos os dias (no total são 45), mas basta de manhã cumprimentar todas as utentes na sala e quartos e dirigir um especial sorriso ou msmo um beijo ou a frase "cmo passou a noite?"... e digo-vos nao "desperdiço" mais de 20/30 minutos... e que são necessários a estas pessoas...

Gosto muito desta àrea, e spre será a minha preferida, são pessoas que tb já deram mto de si e agora precisam de um tempinho nosso, será que nao podemos fazer isso por eles??

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #69 em: Setembro 21, 2008, 18:54:56 »
continua assim EnfNessa...

continua com o bom trabalho...

as pessoas não percebem todo o trabalho que se pode desenvolver num lar com e para os idosos.

Offline Enf.TMS

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #70 em: Setembro 21, 2008, 23:30:49 »
EnfNessa, parabéns. também é uma área que gosto bastante e acho que devemos apostar bastante nela
Muito trabalho.....

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #71 em: Agosto 31, 2010, 16:29:59 »
Há vários tópico aqui na Área de Intervenção denominada Enfermagem Geriátrica. No entanto, nem sempre são muito participados. Alguns participantes dizem que os enfermeiros de ontem e os de hoje fogem do contacto com os idosos e de trabalharem com e para os mesmos.

Será que trabalhar com idosos não é motivante?

Será que é desgastante trabalhar com idosos?

Será que não devemos trabalhar com aquela faixa etária que está mais perto do fim de vida e que já tem um longo percurso de vida?

O que se verifica aqui no forumenfermagem, por vezes algum desinteresse por esta temática, é o que se verifica pelas escolas de enfermagem (onde pouco se fala de geriatria), nos centros de saúde, nos hospitais...muitos consideram os idosos um estorvo, só dão prejuízo ao SNS, como muitos dizem "já não servem". É triste mas é a realidade.

Tenho que dar os parabens aqueles que trabalham com e para os idosos. Sei que é difícil, mas sem dúvida alguma que é bastante gratificante. Por mais duro que seja...não desistam.
Tenho que dar os parabens aqueles que contribuem aqui no forum...no Enf.Geriatrica (se formos a ver...é quase e apenas um grupo restrito). Continuem.

Desculpem o meu desabafo...

Recupero esta mensagem que escrevi já lá vão 2anos e alguns meses...desde então, o que mudou? continuam poucos a debater estaa área...o que mudar? O que fazer para tornar esta temática apelativa? Escrevam...sugiram...

Offline Liana

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #72 em: Agosto 31, 2010, 18:10:34 »
Geriatria é uma área interessante. A questão são as condições dos geriatricos... Nos meus tempos de aluna, em estágio num centro muito prestigiado de geriatria, recordo os idosos às 8h todos em fila, nus, a espera do duche... prefiro o stress de um SU que a indignação que esta e outras situações me provocam.

Offline CatarinaSoares

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #73 em: Agosto 31, 2010, 19:05:21 »
  Um centro muito prestigiado?? Eu se soubesse onde fica todo esse prestígio fazia queixa dele!! (E é o que acho que devia fazer quem sabe disso!!!! >:() Que atentado à dignidade do corpo humano e da pessoa em si...**

Offline Anonymous

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #74 em: Agosto 31, 2010, 21:52:57 »
Os nossos idosos... um dia também iremos ser... eu trabalhei com pessoas idosas e foi uma grande experiencia e gratificante para mim, pois com eles aprendi muita coisa, os nossos antepassados, a cultura do antigamente, a nostalgia do passado, recordações de brincadeiras como essas pessoas se entretiam com bons amigos dava gosto.
Aprendi tambem a valorizar mais a humanidade, e a respeitar as ideias de cada um. Realmente aprende-se muito com as pessoas idosas e para foi muito gratificante.

Jorge Correia