Autor Tópico: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?  (Lida 38177 vezes)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
« em: Fevereiro 29, 2008, 11:27:01 »
Há vários tópico aqui na Área de Intervenção denominada Enfermagem Geriátrica. No entanto, nem sempre são muito participados. Alguns participantes dizem que os enfermeiros de ontem e os de hoje fogem do contacto com os idosos e de trabalharem com e para os mesmos.

Será que trabalhar com idosos não é motivante?

Será que é desgastante trabalhar com idosos?

Será que não devemos trabalhar com aquela faixa etária que está mais perto do fim de vida e que já tem um longo percurso de vida?

O que se verifica aqui no forumenfermagem, por vezes algum desinteresse por esta temática, é o que se verifica pelas escolas de enfermagem (onde pouco se fala de geriatria), nos centros de saúde, nos hospitais...muitos consideram os idosos um estorvo, só dão prejuízo ao SNS, como muitos dizem "já não servem". É triste mas é a realidade.

Tenho que dar os parabens aqueles que trabalham com e para os idosos. Sei que é difícil, mas sem dúvida alguma que é bastante gratificante. Por mais duro que seja...não desistam.
Tenho que dar os parabens aqueles que contribuem aqui no forum...no Enf.Geriatrica (se formos a ver...é quase e apenas um grupo restrito). Continuem.

Desculpem o meu desabafo...

Offline daniela_mrqs

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
« Responder #1 em: Fevereiro 29, 2008, 11:36:36 »
Colega enf Sérgio, comecei a trabalhar há cerca de 2meses num lar de idosos e digo que estou a adorar. Não considero os idosos um estorvo,mas sim alguém que precisa bastante de nós. A verdade é que das criancinhas todos têm pena e dos idosos nada disso. Acho que por isso gosto tanto desta área. Sem dúvida que os idosos são dos que mais reconhecem o valor do nosso trabalho...
Apesar disso, tenho que concordar que infelizmente muitos dos enfermeiros "desprezam-nos"...

Offline AlexGomes

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Fevereiro 29, 2008, 12:14:11 »
Também concordo com o colega enf. sérgio, das crianças toda a gente fala, debates etc.
Numa época em que a pirâmide etária se está a inverter e n.º de idosos a subir, é emergente criar uma área de cuidados especializados para os idosos, tal como existe enfermegem de saúde infantil e pediátrica, também deveria existir
Enfermagem de Saúde do idoso e geriátrica.
Só assim se poderiam prestar cuidados específicos a esta faixa etária tão desprezada!

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
« Responder #3 em: Fevereiro 29, 2008, 17:27:47 »
Caro colega sérgio:
A mentalidade comum diz: é belo quem é novo, quem é jovem, quem é magro, quem é musculado, quem não tem rugas...
Basta olhar 2 minutos para a publicidade televisiva e está tudo percebido.
Tudo o mais não é bem visto. O prazer imediato é o que a sociedade nos propõe. Faço frequentemente rastreios cardio-vasculares a utentes e quem tem IMC de 22 diz logo que está muito gordo. É verdade.
A morte e a velhice são tabus, mais ou menos inconscientes para muitos, incluindo enfermeiros. A morte deve acontecer longe e reservada a profissionais, diz mais uma vez o senso comum, longe da família.
As pessoas já não são pessoas se não forem úteis: veja-se por exemplo o caso do aborto: se satisfizerem o meu desejo de paternidade, maternidade, tudo bem, senão: adeus :(
E muita gente vive a velhice e a morte (inclusive enfermeiros) sem saber porquê! Qual o objectivo da vida? É uma pergunta que nem todos nós nos colocamos e que nem todos nós sabemos responder.
É por isso que, segundo o meu ponto de vista, muitos enfermeiros fogem da Geriatria.
(Nota: começo 5ª feira próxima a Pós-graduação em Geriatria na ESEL (Calouste Gulbenkian). Cumprimentos do Enfermeiredo
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Fevereiro 29, 2008, 17:35:50 »
@Enfermeiredo

Concordo com tudo isso...Ainda vivemos nos tempos em que apenas o jovem, belo e esbelto é tido em conta...longe vão os tempos em que os mais velhos eram vistos como sábios e tidos em conta...em que nada poderia acontecer sem autorização do ancião. Hoje em dia, como eu já referi, por não ser rentável e já não produzir...os idosos são muitas vezes ignorados...o percurso de vida até à velhice é esquecido...mesmo que tenham feito muito pelo desenvolvimento económico e social. É a cultura que temos...é a cultura que não deveríamos ter.

Infelizmente as escolas também parecem esquecer a área geriátrica, apenas havendo uma cadeira num semestre...ou como em alguns cursos...não há cadeira específica de geriatria...fala-se inserida em outra cadeira qualquer. Mais uma vez alguém foi mais esperto e criou cursos de geriatria e gerontologia. Quando a enfermagem tentar novamente apanhar este campo já vai ser tarde.

A enfermagem em geriatria vai ser quer queiram quer não...o futuro...a sociedade envelhece...todos caminhamos para lá...todos tentarão procurar cuidados de excelência.

Colega enfermeiredo...resta-me desejar boa sorte para a Pós-graduação...e que os conhecimentos que vai adquirir sejam úteis...para que possa ajudar a mudar as mentalidades.

Offline Nivaldo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Fevereiro 29, 2008, 17:41:11 »
Concordo com os colegas.
Em qualquer lugar do mundo, seja aqui no Brasil como aí em Portugal, se uma criança estala os dedos aparecem inúmeras mãos para ampará-las, enquanto se um idoso estalar os dedos não aparecem um só cristão para ampará-lo.
É o descaso com nossos idosos que um dia seremos e não adiatará reclamarmos, porque não temos feito nada por eles.
Claro que tem as excessões e parabenizo aos colegas Enfermeiros que se dedicam aos idosos.
Eu daqui há 4 anos serei um deles, mas antes disso quero voltar ao meu projeto em cuidar deles, projeto esse que era para ser colocado em prática em Junho do ano passado, mas por razão de doença tive que adiar, mas estou me recuperando e logo os idosos ganharão mais 2 braços para ampará-los.
Abraços.
Nivaldo

Offline Martalexandre

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Fevereiro 29, 2008, 18:23:44 »
nao tinha ideia q os enfermeiros fogem á enf geriatrica.mas s calhar é por eu adorar imenso os nossos idosos, acho q eles sao realmnt mt sabios e temos mt a aprender c eles :) eles precisam tto de nós, e mtas vezes basta apenas ouvi-los!pena q cada vez mais nao há  esse tempo nos nossos serviços d internamento :( :(

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Fevereiro 29, 2008, 18:27:58 »
@Martalexandre

Por vezes não há tempo...outras vezes não queremos ter tempo.

Nos lares por exemplo...muitas vezes vemos os idosos sozinhos num salão e as funcionárias todas juntas na conversa. Isto é não ter tempo?? Ou é não querer ter tempo?? Nos dias de hoje muitos dos que trabalham com idosos nos lares, centros de dia, apoio domiciliário apenas se preocupam com o dinheirito no fim do mês. Não se esforçam por gostar...não se esforçam por tentar ter vocação. lol

Offline alleinade

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Março 01, 2008, 00:15:58 »
Oie,

Já tinha constatado este desinteresse dos enfs pela geriatria, pelo que já tinha colocado esta questão, por várias vezes, ainda que de uma forma indirecta, à qual não obtive resposta...

Mas afinal o que leva a este desinteresse dos enfs pela geriatria?!!

Penso que o problema começa logo na sociedade em que estamos inseridos, uma sociedade que não se interessa pelo idoso, que o despreza, não existe interesse pela  demencia de alzheimer, não se sabe o que é, mas tb não existe interesse em saber; não se defende o idoso, logo a partida é um bocado dificil ter- se bons cuidados de saude ao idoso já que quem pode exigir essa qualidade não o faz...

Existe uma musica da Mafalda Veiga que ilustra bem o sentimento da sociedade portuguesa em relação ao idoso:evita -se o idoso,simplesmente não se fala,pq se tem medo do futuro, existe a consciência que a velhice é sinonimo de solidao, de desprezo, de dor;mas não se percebe que são os jovens que têm de mudar este futuro, ja que os velhos não se conseguem defender.

Esta poderia ser a grande causa do desinteresse dos enfs pela geriatria, mas agora vou dar o ex de uma realidade diferente...

Vivo num pais onde existe de facto um interesse pelo idoso, pela geriatria; existem hospitais publicos de geriatria,uma boa rede de cuidados ao domicilio, lares com qualidade, os media tem especial interesse por reportagens sobre a demencia de alzheimer e maus trautos no idoso; tudo isto demonstra o interesse da sociedade por esta área.

Acham que os enfs franceses são mais interessados pela geriatria que os enfs protugueses? Não, de facto têm um papel fundamental nesta área,mas a mim parece -me que foram "empurrados" pelo sistema, não existindo propriamente um grande interesse pela geriatria...

E isto leva -nos mais uma vez ha grande questão:mas afinal o que querem os enfs para a enfermagem??

Querem uma enfermagem onde somos meros tecnicos, ou uma enfermagem onde somos autonomos, os pivos do sistema de saude?!

Offline Babyann

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Março 01, 2008, 18:40:33 »
Eu também concordo com o enf.Sérgio, pouca gente tem paciência para "aturar" os idosos, enquanto que as crianças são a melhor coisa do mundo!
Em breve vou estagiar para um lar, e pelas experiencias das minhas colegas, é mt gratificante trabalhar com idosos, eu acho que os idosos mt carentes a nível afectivo, não sei se me engano, mas é aquilo que reparo no dia a dia, se os ajudamos a atravessar a rua já somos uns anjos e então se os ouvimos durante 30min,para eles é uma alegria!
Não sei se viram a reportagem da TVI sobre idosos mais ou menos a uma semana, partiu-me o coração!Como é possível abandonarem idosos nos hospitais, só porque vão de férias ou nem isso, só porque os estorvam, isso são pessoas sem coração, e idosos a viverem na rua?e a saberem que os filhos têm boas casas para os receber?
Parte-me o coração em saber que existem pessoas tão egoistas neste mundo, mas infelizmente não poderei mudar o mundo sozinha....
:)

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Março 01, 2008, 21:29:42 »
Babyann:
gosto da tua atitude perante o mundo.
há uma parte do mundo que podes mudar: é o teu coração, com muita sorte um palmo em redoe de ti.
Bom estágio
O povo opõe-se à massa;

Pio XII
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Março 01, 2008, 23:21:16 »
Pois é... já muito aqui tem sido dito...e espero que mais seja dito...

Falta paciência?? Pois falta...mas temos que a ter...nem sempre a podemos ter...concordo...nem todos os dias são iguais. O grande problema...é quando não temos paciência dia após dia...e vamos ignorando os nossos idosos dia após dia.

Penso que podemos fazer um exercício...Quando formos idosos...como queremos ser tratados? Querem ser ignorados? Querem ser isolados?

Pois é..."não faças aos outros o que não queres que te façam a ti".

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Março 02, 2008, 00:59:45 »
Penso que um dos principais motivos pelo qual os enf fogem da geriatria é pelo facto desta não estar associadas ao tecnicismo e modernismo que a maioria dos enfermeiros (principalmente jovens) tanto gostam e admiram. Como já repetido neste forum em mais do que um post: "Um enfermeiro trabalhar apenas num lar de terceira idade fica muito limitado"

continuamos a ver a geriatria como a 2ª divisão.

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Março 02, 2008, 16:07:43 »
Subscrevo o que Charlie Ze disse: alguns enfermeiros pensam se não há muitas máquinas a fazer "pipipi" e adrenalina não é enfermagem, o que é falso.  Eis o exemplo que eu gosto de colocar: é mais importante prevenir um AVC ou tratar uma pessoa com AVC? É menos espectacular vigiar uma TA do que accionar o desfibrilhador, mas se se fizer o primeiro, se calhar não é necessário fazer o segundo. (Trabalho em CSP)
O povo opõe-se à massa;

Pio XII
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline alleinade

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Março 02, 2008, 16:25:45 »
Oie,

Os enfs fogem da geriatria pq  é desgastante ,não é fácil cuidar de "bebes grandes"; é preciso ter muita paciência, na maior parte são doentes desorientados, são "chatos"; é um trab que não é reconhecido socialmente visto que os "clientes"não se queixam e geralmente são abandonados pela familia; normalmente as condiçoes de trab não são das melhores...

Os enfs mais novos procuram serviços mais tecnicos, normalmente são os enfs em fim de carreira que procuram estes serviços para não se chatearem e é logo aqui que começa o problema visto que estes enfs não estão de todo motivados pra trabalhar...

A geriatria vai ser o futuro não tenhamos duvidas, tenho pena que os enfs a deixem fugir e no fim so seremos os dos pensos e das injecções e nada mais.

Esta se aqui a ligar a geriatria somente a lares, o que não é verdade; talvez eu consiga ver a geriatria de outra forma pq tb tive a oportunidade de conhecer outra realidade, mas garanto vos que há muito a desenvolver numa geriatria é so dar lhe uma oportunidade...