Hum, o lar ideal… dá que pensar… porque afinal de contas apesar de eu trabalhar num lar, tenho a certeza que este não é o ideal que eu gostaria que os meus familiares estivessem…
Uma boa forma de pensar num lar ideal, seria colocar uma pergunta simples: como seria o local que eu gostaria de deixar lá os meus familiares?
Bem, são muitas as exigências que seriam, nomeadamente:
Recursos Humanos directos com os utentes- 1 Funcionária para cada 4 utentes de forma a lhes facilitar a sua independência na realização de actividades simples (se o nº de utentes for superior, as funcionarias não têm tempo para permitir este tipo de actividades com os utentes, sendo tudo muito à pressa);
- 1 Directora - técnica;
- Enf.ª/º diariamente 24h/ dia (em rollement);
- Médico (com horário fixo e dias fixos - de preferência de 3 em 3 dias, com disponibilidade para observar os utentes);
- Fisioterapeuta;
- Animadora diariamente (dependendo do nº de utentes, para formar grupos de acordo com as capacidades dos utentes e suas patologias);
- Horário de visitas mais extenso possível sem dificultar os cuidados de higiene… (uma das dificuldades sentidas pelos familiares dos utentes são os horários limitados até às 17h, o que torna impossível a visita);
-...
(depois cozinheira, e todos esses recursos necessários….)
Recursos Físicos- Quartos privados e duplos, com WC’s privados em cada um deles;
- Posto médico
- Salas de Convívio (para os utentes se dividirem a fim de facilitar a interacção social com utentes com as mesmas capacidades/ dificuldades);
- Biblioteca;
- Bar;
- Sala de Visitas;
- Sala de animação (onde a animadora recruta os utentes necessários para actividades especificas);
- Sala para Directora – Técnica;
- Ginásio (realização de ginástica …);
- Capela (com missa 1 x por semana);
- …
Outros - Possibilidades dos familiares almoçarem com os idosos (de acordo com aviso prévio);
- Possibilidade do utente trazer de casa coisas de forma a manter o quarto pessoal… ou mesmo organizar o quarto como o seu em casa de forma a sentir-se mais em casa….
- …
(se me esquecer de alguma coisa, as minhas desculpas…)
Mas este seria um lar que teria muito gosto em colocar os meus familiares…