Autor Tópico: Manifestação  (Lida 6023 vezes)

Offline Enfamorim

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Manifestação
« em: Fevereiro 25, 2008, 18:56:19 »
Ola a todos....
Sinto-me bastante desmotivada e até indignada com tudo o que se passa.... a ordem nada faz e o sep a mesma coisa...
porque nao juntarmo-nos para discutir aspectos e ate organizar uma manifestação de protesto...

Offline rjckarddo

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Manifestação
« Responder #1 em: Fevereiro 25, 2008, 19:01:34 »
Alguém de fazer algo ou pressionar os responsáveis a fazer.
Hoje fiz seguir um e-mail para a DGS para saber o que se está a passar com as UCCI e com as USF que abrem em todos os pontos do país mas concursos nem vê-los.
Estou a preparar outro para seguir para a OE para saber quais as medidas que têm previstas para contornar esta situação.

Offline Enfamorim

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Fevereiro 25, 2008, 21:05:10 »
Caros colegas, sugiro que leiam o seguinte decreto-lei e observem o que estão a fazer à enfermagem mesmo debaixo dos nossos narizes.....
http://dre.pt/pdf1sdip/2008/02/03800/0118201189.PDF

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
« Responder #3 em: Fevereiro 26, 2008, 17:29:17 »
Colega

Manifestação? O difícil é mobilizar as pessoas. Discurso há muito,mas acções são poucas, e isso ve-se por estas paragens.
Por outro lado, para quem tiver vontade de organizar o que quer que seja, é pre-requisito dizer ao que se vai. Manifestar contra o que? e a favor do que?

Quanto ao dizer que não se faz nada, é mais do mesmo.
Já cansa. vamos falar das coisas em concreto, e de forma informada e profunda.
Não chega dizer que está mal é preciso colocoar os dedos nas feridas, e repensar soluções e alternativas realistas.
Afinal será que os enfermeiros estão apáticos e adormecidos? Os seus representantes sindicais e profissionais estão adormecidos?
Afinal os enfermeiros fazem esforço por se informarem do estado da arte e do contexto sócio-politico que vivemos? Algumas opiniões e atitudes deixam muito a desejar.

Abunda quem fale mal de quem arregaça as mangas.

Espero que não...

Guest

• Visitante
« Responder #4 em: Fevereiro 26, 2008, 18:16:30 »
Bom dia colegas,

Eu concordo com a manifestação até porque também me encontro bastante desmotivada.

Eu gostava mesmo era de ver a força da enfermagem deste país, porque poderíamos ser um grupo bem mais forte que a classe médica...

A minha ideia: Temos que nos impôr e, porque não fazer como os Argumentistas dos EUA???? Até as nossas condições estarem asseguradas os enfermeiros estão em greve!

Problema:Estamos a ser uma classe banal (é o que acontece quando existe mais procura ue oferta) e, penso mesmo que vamos perder, e muito, por não nos unirmos TODOS. Daqui a pouco temos teremos auxiliares de enfermagem e ordenados bem mais baixos que os que merecemos e porquê? Porque os recém-licenciados (como eu) estão a aceitar condições miseráveis e ordenados baixos só para poderem exercer a função.

Grande Problema: Os enfermeiros que "estão bem na vida" não se aliam á nossa causa!!! É pena porque daqui a um tempo também irão ser afectados.

>:( :( :'( :o

Offline Enfmário

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://enfmario.blogspot.com/
« Responder #5 em: Fevereiro 26, 2008, 18:50:59 »
Citação de: pedrojosesilva
Colega

Manifestação? O difícil é mobilizar as pessoas. Discurso há muito,mas acções são poucas, e isso ve-se por estas paragens.
Por outro lado, para quem tiver vontade de organizar o que quer que seja, é pre-requisito dizer ao que se vai. Manifestar contra o que? e a favor do que?

Quanto ao dizer que não se faz nada, é mais do mesmo.
Já cansa. vamos falar das coisas em concreto, e de forma informada e profunda.
Não chega dizer que está mal é preciso colocoar os dedos nas feridas, e repensar soluções e alternativas realistas.
Afinal será que os enfermeiros estão apáticos e adormecidos? Os seus representantes sindicais e profissionais estão adormecidos?
Afinal os enfermeiros fazem esforço por se informarem do estado da arte e do contexto sócio-politico que vivemos? Algumas opiniões e atitudes deixam muito a desejar.

Abunda quem fale mal de quem arregaça as mangas.

Espero que não...

Como quer que os enfermeiros se sintam, se têm uma ordem e sindicatos incompetentes? Como quer que os colegas desempregados se sintam quando vêm de clarações tipo:http://www.bomdia.lu/index.php?option=com_content&task=view&id=416&Itemid=77  ????????

E já agora o que é que o colega que agora está na OE, tem feito pela enfermagem?

Eu queria ver se o colega estivesse no desemprego ou com um contrato precário, se o seu discurso se mantinha... Tenho dito.

Offline Enfamorim

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Fevereiro 26, 2008, 21:16:51 »
Ola a todos
concordo com o colega do ultimo post...
ja ao colega pedro quero apenas dizer que obviamente sei que "as palavras voam com o vento" e é necessário agir.....mas é porque muitos pensam como tu, que isto nao vai pra frente.... e desculpa se estou a ser injusta...
apenas sugeri uma manifestação, mas caso nao leu ou melhor não interpretou o meu post, propus que nos juntassemos para discutir assuntos e trocar ideias...
agora uma coisa é importantissima: "união" pois sozinha será dificil fazer algo....

Offline Ena Rot

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://enarot.blogs.sapo.pt/
« Responder #7 em: Fevereiro 26, 2008, 22:18:11 »
Querem fazer algo útil?
Parem para pensar!
Deixem de se comportar como "robots" no desemprego.
Pensem como adultos que são!

Arrumem a vossa Casa antes de sair para a rua.

Estou convosco, mas têm de Cuidar melhor de vocês próprios!

Exemplos:
Sejam solidários, recusem factor C, dialoguem uns com os outros, não ignorem o que dizem os mais velhos, pensem onde estão realmente as culpas, etc.
.: Navegando e tentando Cuidar de outros Navegares :.

Google Reader -Ena Rot's shared items
Rabiscos
what am I doing...

Offline Enfamorim

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Fevereiro 27, 2008, 15:14:24 »
e acha que nós DESEMPREGADOS não pensamos??????
não fale do que não sabe.....

Offline Ena Rot

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://enarot.blogs.sapo.pt/
« Responder #9 em: Fevereiro 28, 2008, 00:36:29 »
Por acaso até sei daquilo que falo.
E vou continuar a falar embora saiba que a maioria dos novos não ligam ao que os velhos dizem.
Acontece que já não falo por vocês, falo por MIM, espero transmitir aquilo que sei a um ou dois para poder ter um pouco de confiança/segurança quando estiver no estatuto de doente.
Tenho pena de ter de escrever o que acabei de escrever acima, mas é a realidade.

Abraço apesar de tudo!
.: Navegando e tentando Cuidar de outros Navegares :.

Google Reader -Ena Rot's shared items
Rabiscos
what am I doing...

Offline Enfamorim

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Fevereiro 28, 2008, 13:55:35 »
é o que dá ter ideias pré-concebidas...
e fico por aqui no comentário...

Offline _

• Membro Associado
    • Ver Perfil
    • http://www.apnep.pt
« Responder #11 em: Fevereiro 28, 2008, 15:03:44 »
Caros colegas,

Por motivos vários tenho-me mantido "ausente" deste fórum. Porém este tópico suscitou-me algum interesse, pela pertinência das palavras de EnaRot, as quais eu subscrevo.

Poderão dizer que são ideias pré-concebidas, que eu recuso... Poderão apontar "milhentas" razões, mas meditemos nas palavras de Ena Rot.

Não interpretem apenas as palavras, mas analisem o conteúdo, que para mim é uma verdade.

Um abraço, e boas manifestações
Abílio Cardoso Teixeira
(SCI1: CHP - HSA)

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Fevereiro 28, 2008, 15:45:38 »
Citação de: AbílioCT
Caros colegas,
Poderão dizer que são ideias pré-concebidas, que eu recuso... Poderão apontar "milhentas" razões, mas meditemos nas palavras de Ena Rot.
Só posso estar de acordo.
Entendo todavia que a Ordem deve começar a ser pressionada a agir.
Dúvido da utilidade de uma qualquer manifestação ,mas estámos num País plural e eu só tenho de respeitar essas opiniões.

Guest

• Visitante
« Responder #13 em: Fevereiro 28, 2008, 16:50:45 »
Citação de: Ena Rot
Querem fazer algo útil?
Parem para pensar!
Deixem de se comportar como "robots" no desemprego.
Pensem como adultos que são!

Arrumem a vossa Casa antes de sair para a rua.

Estou convosco, mas têm de Cuidar melhor de vocês próprios!

Por acaso até tenho mais a dizer. Os enfermeiros nos hospitais têm suportado os serviços com o auxilio dos alunos de enfermagem que dão um apoio tremendo (sei que nem todos). Ajudem-nos a sobreviver, recusem o "apoio" dos estudantes e ensinem em vez de massacrarem (como ás vezes acontece), não digam que fizeram tudo quando não o conseguiram (Ex: optimizar cateters, falar com/e apoiar o doente....), não tenham 2 e 3 empregos em enfermagem (ofereçam oportunidades), apoiem-nos nesta luta assim como eu sempre vos apoiei nas vossas (sempre que pude).

Como não tenho trabalho, aproveito para pôr os meus conhecimentos em dia porque o saber é fundamental (ex:fazer cursos, estudar matérias com mais dúvidas, fazer voluntariado numa instituição -não voluntariado de enfermagem, isso nunca!-), no entanto, isso ainda não me deu direito a um emprego ou coisa parecida porque NÃO TENHO EXPERIÊNCIA!!! Como poderia!!

Offline keliinha

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Fevereiro 28, 2008, 19:52:37 »
Sou desempregada e concordo com  o que diz anarot pk n me parece k os enfermeiros desempregados estejam neste momento a remar todos para o mesmo barco. Quando vejo colegas que se sujeitam a fazer estagios n remunerados ou a receber uns miseros 3 ou 4 euros por hora mais me convenço que estas pessoas n pensam no que fazem ou simplesmente n sabem o quanto descredibilizam e desvalorizam esta profissão com tais atitudes. É preciso fazer estas pessoas entenderem que qualquer coisa n é melhor que nada, para mim antes desempregada com dignidade do que permitir que usem e abusem do meu trabalho e do meu valor, lutei muito para construir o que sou actualmente e jamais admitiria tal humilhação e desrespeito para com a minha pessoa. Mas quando digo isto a colegas que aceitam tais condições tenho a sensação que me acham moralista e que n me dão ouvidos porque acham k kero é prejudica-los. Como podem ver vivemos num clima de desunião e desconfiança onde vale tudo por um emprego..assim n ha manifestações k nos valham.
Não culpo só os colegas por isto, porque a sua falta de formação só demonstra que nada lhes foi transmitido a este respeito na escola, infelizmente as escolas são apenas maquinas de produzir profissionais, e em nada se preocupam com o seu futuro, não lhes dando orientações acerca do seu percurso e das opções a tomar perante a actual realidade.
Por outro lado este abuso por os profissionais só acontece porque a ordem compactua, esta devia impôr tectos minimos, fazendo com que se cumprissem as remunerações tabeladas, como acontece com outras classes ( ex farmaceuticos).

Cumprimentos a todos!