Forumenfermagem

Autor Tópico: Cursos de Suporte Avançado de Vida  (Lida 78263 vezes)

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Cursos de Suporte Avançado de Vida
« Responder #30 em: Outubro 10, 2008, 07:49:37 »
Veja também o Grupo de Trauma e Emergência. A formação deles é muito boa.

Offline helderfilipe

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Outubro 10, 2008, 22:19:58 »
Caros colegas, eu já fiz o CTEC com o GTE e devo dizer que gostei bastante. O ambiente da formação é muito agradável e os formadores mostraram-se sempre bastante disponíveis, as matérias são bastante diversas o que nos permite ter uma visão bastante global de um cenário de catástrofe. Recomendo.

Offline militar

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Outubro 10, 2008, 22:27:57 »
Citação de: helderfilipe
Caros colegas, eu já fiz o CTEC com o GTE e devo dizer que gostei bastante. O ambiente da formação é muito agradável e os formadores mostraram-se sempre bastante disponíveis, as matérias são bastante diversas o que nos permite ter uma visão bastante global de um cenário de catástrofe. Recomendo.
Colega. fale um pouco sobre o curso! Há muita gente curiosa e interessada.
A maior desilusão é a melhor razão para continuar!

Offline militar

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Outubro 10, 2008, 23:14:56 »
Já agora uma pergunta dirigida a todos.
Se tivermos em consideração apenas os conhecimentos obtidos no curso de enfermagem, apartir de que ano é que acham que já terei os conhecimentos necessarios para fazer um curso de SAV?

Offline 6721

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Outubro 10, 2008, 23:27:32 »
Caros colegas,

Por norma não intervenho e limito-me a ler, mas neste caso vou fazer uma excepção.
Já alguém se perguntou porque não há mais entidades creditadas?
Pensem lá...
A razão prende-se exclusivamente com um conjunto de critérios qualitativos que a entidade formadora tem que preencher e claro com a parte financeira, porque a acreditação é paga!

Alguém referiu que frequentar cursos sem certificação é perda de tempo. perda de tempo, talvez não, mas talves dinheiro! se um dia vos surge a hipotese de trabalharem em determinada área onde essa formação é condição para admissão, se a entidade formadora não for creditada, digam adeus ás vossas hipoteses!
Mais se a entidade não é creditada como podem ter a certeza que os conhecimentos transmitidos são os correctos??

Optem sempre for formações certificadas!

Aquilo que fazem hoje só para adquirirem conhecimentos pode abrir portas no futuro, mas só se tiverem provas de que possuem esses conhecimentos, e essa prova é a certificação!

Um abraço para todos e desculpem qualquer coisita!!!
 :-*

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Outubro 11, 2008, 16:36:49 »
Citação de: militar
Se tivermos em consideração apenas os conhecimentos obtidos no curso de enfermagem, apartir de que ano é que acham que já terei os conhecimentos necessarios para fazer um curso de SAV?

Não tem a ver com anos. Tem a ver com dominares minimamente a fisiologia, farmacologia e suporte básico de vida...mas não tenhas pressa...um passo de cada vez. A menos que ja trabalhasses para que te serve o SAV.

Offline Andre Abilio

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Outubro 11, 2008, 17:14:37 »
Citação de: militar

_______________________________________________________________________________________

boa tarde

Os cursos de SAV que eu conheço, tens que estar no minimo a frequentar o 4ºano de Enfermagem.
Contudo, pode haver algum...        nao sei..

cumps

Offline Jb_enf

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Outubro 11, 2008, 17:30:30 »
Colegas...colaborei num curso de trauma para medicos...xamado ATLS (Advanced Truma Life Support). Este curso tem 25 h (teoricas e praticas)...do melhor k ha...posso garantir...no entanto esta dirigido para médicos...o que pude apurar é k tb ja existe o msm curso para enfermeiros com o nome ligeiramente diferente...mas axo k so esta a ser ministrado em Lisboa! Se é do msm genero do k eu participei...vale mto a pena de facto pk aprende-se mt...apesar d ser um curso bastante intensivo!

Offline militar

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Outubro 11, 2008, 19:17:53 »
Citação de: Jb_enf
Colegas...colaborei num curso de trauma para medicos...xamado ATLS (Advanced Truma Life Support). Este curso tem 25 h (teoricas e praticas)...do melhor k ha...posso garantir...no entanto esta dirigido para médicos...o que pude apurar é k tb ja existe o msm curso para enfermeiros com o nome ligeiramente diferente...mas axo k so esta a ser ministrado em Lisboa! Se é do msm genero do k eu participei...vale mto a pena de facto pk aprende-se mt...apesar d ser um curso bastante intensivo!
Colega, talvez não para mim, mas pode haver quem esteja interessado. Onde frequentou esse curso?onde conseguir informações?

Offline Jb_enf

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Outubro 11, 2008, 19:52:52 »
Eu n frequentei o curso de ATLS...apenas estive como colaboradora! Soube por intermedio de uma enfermeira do S. Joao. Para este curso p medicos eles necessitam d enfermeiros p as aulas praticas e p os exames praticos. Fui c esse intuito, no entao, tambem estive presente em tds as aulas teoricas e praticas e tb pude aprender o msm k os medicos estavam a aprender...a unica diferença é k n fiz exame final teorico e pratico. Este curso foi no Porto na Escola Pratica de transmissoes. Penso que ainda vao haver mais cursos iguais a este e kem estiver interessado pode colaborar! podem ver no site as datas dos cursos. http://www.atlsportugal.org/datas.php
relativamente ao cursos para os enfermeiros n tenh mtas informaçoes acerca do msm....ja k penso k so em lisboa é k tavam a dar formação...

Offline Jb_enf

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Outubro 11, 2008, 19:57:06 »
ahhh...s kiserem colaborar tb têm direito a certificad a dzr k colaboraram no curso...s kiserem saber mais coisas e voluntariar-se para serem colaboradores, no site tem os contactos...a enf cristina é mt acessivel e s ligarem pode ajudar-vos
http://www.atlsportugal.org/contactos-norte.php

Offline Jb_enf

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Outubro 11, 2008, 19:58:46 »
o curso para enfermeiros é o ATCN - Advanced Trauma Care for Nurses e no msm site tb podem contactr os responsaveis do curso.

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Outubro 12, 2008, 09:55:47 »
Citação de: 6721
Caros colegas,

Por norma não intervenho e limito-me a ler, mas neste caso vou fazer uma excepção.
Já alguém se perguntou porque não há mais entidades creditadas?
Pensem lá...
A razão prende-se exclusivamente com um conjunto de critérios qualitativos que a entidade formadora tem que preencher e claro com a parte financeira, porque a acreditação é paga!

(...)

Será que é só isso?
A primeira pergunta é:
A formação é creditada por quem? Por que entidade?
Se pergarmos em agmas entidades formadoras em SAV no nosso país, cemos que a creditação delas é feita por instituições diferentes....

Offline BSP_nurse

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #43 em: Outubro 12, 2008, 11:39:31 »
Citação de: Jb_enf

para enfermeiros existe o TNCC (Trauma Nursing Core Course), eu tirei o meu no Porto inserido numa pós graduação de emergência, e foi ministrado pelos enfermeiros d APEU..acho que se entrar em contacto com a APEU da para saber informações sobre as datas dos cursos e localização

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Outubro 14, 2008, 07:50:11 »
A questão da formação certificada tem muito que se lhe diga. Como em tudo existem vantagens e desvantagens.
Em primeiro lugar, deixem-me lembrar que uma entidade pode ser certificada para ministrar formação pelo Instituto para a Qualidade de Formação, mas não ter qualquer certificação para a formação em emergência.
A opção depende de quem vai para a formação. Se o objectivo é aprender, o facto de ser certificada ou não, sendo importante pode não ser decisivo, desde que procurem entidades com reconhecimento prático dos que já lá frequentaram formação.
Em relação às certificações em SBV e SAV...muito haveria a dizer sobre os critérios do CPR para certificar as entidades...mas fica para outra ocasião.