Forumenfermagem

Autor Tópico: Cursos de Suporte Avançado de Vida  (Lida 78385 vezes)

Offline rodolfo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Cursos de Suporte Avançado de Vida
« em: Fevereiro 21, 2008, 19:51:07 »
Alguem me sabe dizer onde consigo frequentar um curso de suporte avançado de vida?
Obrigado
Rodolfo Gomes

Offline BSP_nurse

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Cursos de Suporte Avançado de Vida
« Responder #1 em: Fevereiro 21, 2008, 22:43:20 »
penso que se te dirigires ao INEM conseguirás!tirei la o meu inserido numa pós-graduação de enfermagem de emergência e catástrofe :)

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Fevereiro 22, 2008, 11:33:22 »
Provavelmente com a melhor qualidade de formação tens mesmo o INEM.

Offline casopica

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Fevereiro 22, 2008, 21:48:15 »
Com o INEM é certo que a qualidade da formação será a melhor. No entanto, penso que só consegues se for através de uma instituição. Pelo menos é a ideia que tenho. Se alguém souber de algo mais, podia partilhar ;)

Offline joana monteiro

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Fevereiro 23, 2008, 18:30:40 »
ola!
pelo ife(instituto de formaçao en enfermagem), procuras na net e encontras, começa em abril, acho eu o novo curso! beijos

Offline Big

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Fevereiro 24, 2008, 09:15:55 »
Citação de: joana monteiro
ola!
pelo ife(instituto de formaçao en enfermagem), procuras na net e encontras, começa em abril, acho eu o novo curso! beijos

Para se formar em Suporte Avançado de Vida, as entidades formadoras têm de estar acreditadas para tal, isto é, autorizadas e com idoneidade para formar em SAV. Na Europa é o ERC (Conselho Europeu de Ressuscitação) que "controla", ou melhor acredita as entidades; o CPR (Conselho Português de Ressuscitação) é membro do ERC pelo que é responsável por esta acção em Portugal.

Isto para dizer o seguinte: em Portugal há várias entidades a dar cursos de SAV sem estar acreditados ou autorizados para tal, como por exemplo a Formasau de Coimbra e o IFE de Lisboa, empresas que "vendem" cursos a preços muito elevados, com diploma de validade no minimo muito duvidosa e sem credibilidade.

Em Portugal há várias entidades que estão acreditadas e devidamente autorizadas: a única entidade pública é o INEM (como complemento e obrigatório nos formandos dos cursos de técnicas de emergência médica, para VMER, Héli e SIV); entidades privadas são várias (REANIMA, por exemplo) que estão acreditadas como formadoras em SAV pelo CPR.

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Fevereiro 24, 2008, 10:01:11 »
Depende dos objectivos da formação: se pretendem aumentar apenas os conhecimentos, uma qualquer entidade credivel, com formadores credíveis serve. Se pretendem formação devidamente certificada, o colega Big tem razão.

De qualquer forma colegas, cuidado com os preços praticados. Andam a explorar os jovens enfermeiros com preços que não se justificam.

Offline Blue bird

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Agosto 28, 2008, 12:30:27 »
Gostava de fazer um curso de suporte avançado de vida e estava a pensar fazer o da sinais vitais, mas após ver este tópico decidi consultar o site do CPR e vi que a entidade formadora acreditada por ele em Lisboa é a Escola de Ressuscitação cardio-pulmonar da Sociedade Portuguesa da Cardiologia. Contudo, enviei um e-mail para esta a pedir informações e responeram-me que esta escola está desactivada.

Alguém me sabe então dizer onde posso fazer um curso de SAV em Lisboa acreditado pelo CPR?

Desde já os meus agradecimentos.

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #8 em: Agosto 28, 2008, 13:44:50 »
Viu esta entidade em Lisboa?

Advita - Associação para o desenvolvimento de novas iniciativas para a vida

Rua Alexandre Herculano, 11-5º

1150-005 Lisboa
 Dr. Daniel Ferreira

Tel: 213 16 32 75

FAX: 213 53 02 92

www.advita.pt

Offline Blue bird

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Agosto 29, 2008, 12:47:21 »
Obrigada colega. Enviei e-mail e estou à espera de resposta.

Mais alguém me sabe dar alguma informação?

Offline J.Ribeiro

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Setembro 16, 2008, 08:04:07 »
Citação de: SandroMelo
Depende dos objectivos da formação: se pretendem aumentar apenas os conhecimentos, uma qualquer entidade credivel, com formadores credíveis serve. Se pretendem formação devidamente certificada, o colega Big tem razão.

De qualquer forma colegas, cuidado com os preços praticados. Andam a explorar os jovens enfermeiros com preços que não se justificam.

Desculpe colega... mas ou é ou faz-se...

Faz algum sentido pagar por formação não acreditada??
Faz algum sentido aumentar apenas conhecimentos... isso é uma idiotice brutal, sempre que fazem formação deve ser acreditada, sempre que forem a qualquer encontro, jornadas,.. devem pedir o certificado, e sempre que possivel devem levar algo para apresentar nesse encontro de enfermeiros. Só assim valorizam a formação feita em enfermagem...

se quiser ler livros... força... mas não façam cursos em entidades não certificadas... e certificadoras...

muito menos só pelo conhecimento...

sabem perfeitamente que se os conhecimentos adquiridos não forem colocados em prática, rápidamente se perdem...

as pós graduações e mestrados deveriam ser decorrentes da prática, ou seja... as pessoas sentem necessidade de aprofundar conhecimentos na sua prática diária e então fazem pós graduações especficas para responder a necessidades especificas...

não o contrário... como se verifica em enfermagem... fazer por fazer... e de preferencia muitas...

santa paciencia para tanto enfermeiro...

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Setembro 16, 2008, 08:14:32 »
Caro J.Ribeiro

Antes de mais, não me lembro de o conhecer, pelo que se um tom como o que usas sistemáticamente poderia ser aceite se nos conhecessemos, porque também gosto de tratar as pessoas com proximidade, modere lá um pouco a forma como aborda as pessoas.
Aprenda de uma vez a comentar, criticar, barafustar contra as ideias e não contra as pessoas, muito menos se não as conhece.

Quanto à formação, naturalmente que a certificada terá vantagens, mas não lhe garente que aprenda mais nada.
Algumas pessoas buscam certificados...outras conhecimento!
Se conseguimos juntar as duas coisas tanto melhor, mas nem sempre se consegue.
Quantas formações certificadas existem por aí que não têm a mínima qualidade e onde pouco se aprende.
No caso de pós-graduações e mestrados, naturalmente que a situação é diferente e devem ser reconhecidos pelas entidades devidas.

Tenho alguns anos de experiência em formação e mesmo experiência em docência de enfermagem para ter esta posição.

Offline Lipa85

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Setembro 16, 2008, 12:02:48 »
Oi colegas.

Recentemente conheci esta empresa que dá cursos na área da emergência. Acho que nenhum é especifico de SAV, mas incluen-no.
Faço o meu primeiro curso no final deste mês.
Dêem opiniões...

O site pelo qual vi os cursos é o seguinte:

www.grutraueme.pt

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Setembro 16, 2008, 13:51:34 »
Pelo que conheço do grupo de trauma e emergência a formação é muito boa.
Especialmente o CETC – CURSO DE EMERGÊNCIA, TRAUMA E CATÁSTROFE, parece-me um excelente curso!

Offline MaryEnf

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Setembro 16, 2008, 13:53:17 »
Eu já frequentei o CETC do GTE e adorei...recomendo...
Aprende-se imenso e os formadores são execelentes  ;D