Autor Tópico: Ulceras sangrantes!  (Lida 12518 vezes)

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Ulceras sangrantes!
« Responder #15 em: Fevereiro 16, 2008, 19:43:01 »
Pois eu uso numa ulcera limpa e sangrante inadine ,(quando o tenho,)senão ,Betadine dérmico e gaze gorda,com melhores resultados que com os alginatos e com muito menores custos.
Há uma questão que me parece pertinente ser aqui colocada ,acaso pensam no custo/beneficío de algum tipo de material?

Offline paulo_ramos

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Fevereiro 17, 2008, 00:24:45 »
Betadine e gaze gorda obriga muitas vezes a um tratamento diário, além de que seca o leito da ferida. Com alginatos o tratamento poderá ser mais espaçado. Concluindo o custo benefício não é tão simples de calcular como isso.... ???

Abraço

Paulo

Offline FysGa

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Fevereiro 17, 2008, 12:53:09 »
Apesar de se tratar de um exercício pouco esclarecedor sobre todas as variaveis que importam conhecer para se estabelecer um bom plano terapêutico, eu sublinho a opção de um colega que já mencionou o Alginato de Calcio. Contudo, mesmo para situações simples é importante mencionar o raciocínio efectuado para se atingir tal escolha:

1º numa ferida sangrante é imperativo o controlo do exsudado hemático, o Alginato de Calcio absorve muito bem os exsudados e tem particularidades hemostáticas (resolvemos 2 problemas num só)
2º mantém o leito da ferida humido, proporcionando um meio ideal para a evolução do processo cicatricial
3º não foi mencionado que a ferida apresentasse sinais clinicos de infecção, logo abolia a opção dos colegas que mencionaram ATB tópicos, apósitos impregnados em PVPi e soluções dérmicas antissépticas, logo a PRIORIDADE é o controlo do exsudado (relembrar a escala TIME)
4º e muito importante, o alívio da pressão nesse local.
5º utilizaria uns materiais recentes auto-aderentes impregnados em silicone hidrofóbico (tambem chamado Mepilex com tecnologia SafeTac) como penso secundário para protecção dos bordos da ulcera.

Resta-me dizer que esta escolha não foi tomada pela minha auto-evidência, mas fruto de trabalhos efectuados por nossos colegas durante anos em matéria de tratamento de feridas.

Visão ENFernal... contra a resistência à mudança

Offline Boss_Nunes

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Fevereiro 17, 2008, 13:06:00 »
Citação de: Álvaro Matos
Pois eu uso numa ulcera limpa e sangrante inadine ,(quando o tenho,)senão ,Betadine dérmico e gaze gorda,com melhores resultados que com os alginatos e com muito menores custos.
Há uma questão que me parece pertinente ser aqui colocada ,acaso pensam no custo/beneficío de algum tipo de material?

Pois é colega.
O seu raciocinio custo/benefício é optimo, mas o tratamebto proposto péssimo.
Dê uma olhada por aquilo que alguns colegas têm referido, e muito bem, neste forum. O0
Hugo Santos
AKA bossnunes

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Fevereiro 17, 2008, 18:50:06 »
Pois é colega.
O seu raciocinio custo/benefício é optimo, mas o tratamebto proposto péssimo.
Dê uma olhada por aquilo que alguns colegas têm referido, e muito bem, neste forum. O0
[/quote]
Pode eventualmente haver alguma discrepância no entendimento que eu fiz de sangrante (entendi ferida limpa) e daí não colocar a hipótese de ser uma ferida com muito exsudado. Quanto à mudança do penso ,sendo verdade que há uma necessidade de fazer pensos com mais frequência, tal por si não é contra-indicação. Em situações em que a gaze fica aderente, não a removo, (queimaduras) limito-me a mudar as compressas e muitas vezes a ferida cicatriza completamente assim.
Não sei tudo, mas julgo-me razoavelmente informado e actualizado e com bastantes anos de experiência e não aceito que só por estar na moda tenha de utilizar determinados produtos, quando os resultados passados são bons.
Quanto ao alginato é evidente que em muitas situações é útil. Provavelmente ainda o colega não seria Enfermeiro e eu já o usava. Reconheço não ser um grande fã doAlginato de cálcio, pois em feridas complicadas nunca tive grandes resultados.
Apesar de me repetir continuo a dizer e isso para mim é o mais importante que nas ulceras o melhor tratamento é a prevenção .

Offline Boss_Nunes

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Fevereiro 17, 2008, 23:02:28 »
Colega.
Concorco quando diz que o melhor tratamento é a prevenção. O facto de ter mais anos de experiencia que eu não são sinónimo de que a sua actuação seja melhor ou pior que a minha. Apenas lhe digo que se existem provas, práticas e teóricas, que referem que em ulceras em fase de granulação, com exsudado moderado ou abundante e sangrantes, não há melhor que o Alginato de Cálcio. A gaze gorda é optima, mas não nessa situação.
Hugo Santos
AKA bossnunes

Offline Miss_angel

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Fevereiro 18, 2008, 12:15:52 »
Caros colegas tudo o que aqui falaram, padece de uma grande sabedoria e experiência! Neste momento estou a tirar um curso de feridas crónicas, pois aquando da formação académica não nos despertam para estas realidads e ficamos em falta!
Nós como recém-licenciados, imaginem o que é chegarmos a um centro de saúde ou hospital sem conhecer alguns produtos que se aplicam ou nunca termos ouvido falar neles?
Pois é, não quer dizer que somos ignorantes temos é grandes lacunas no nosso ensino académico!
Cumprimentos
A gente espera do Mundo... e o Mundo espera de nós! Um pouco mais de paciência...!

Offline finder

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Fevereiro 18, 2008, 23:57:43 »
boa noite a todos

gostaria de dizer que todos os materiais têm uma indicação para serem usados, essa indicação é nos dada pelo aspecto e/ou tipo da ferida/úlcera, ou seja se tem infecção ou não (e diria mais se existe grande probabilidade de infectar), o tipo de tecido predominante, a existência de exsudado, a tolerância do utente, etc.

existe sempre um critério para o uso de um produto, como por exemplo: infecção ou grande probabilidade de infecção – anti-séptico; pela lógica isto do tratamento de feridas seria um grande algoritmo (se existe isto então aplica-se aquilo)

nesta situação aconselhava a analisar a causa do que está a despertar a hemorragia, a limpeza da ferida? a aderência do aposito que está a ser usado? a pressão?

se estamos perante uma ferida com tecido de granulação e sem ou com muito pouco exsudado, possivelmente beneficiaria com um aposito oclusivo (ex: hidrocoloide) e menor numero de tratamentos por semana, atenção que a zona é propicia a ficar contaminada.

outras questões e suposições se poderiam fazer

um abraço

Offline blayde

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Fevereiro 27, 2008, 00:02:32 »
Concordo com grande parte dos comentários aqui postos. Mas estamos a esquecer-nos duma coisa. O alginato é um bom "ataque" á ferida, mas eu, com o pouco que sei ;D utilizaria, gelo e pouca pressão para hemostatizar (não sei se esta palavra existe) a ferida. Como a ferida está sangrande, está com bastante tecido de granulação, provavelmente. Utilizaria um Allevyn Cavity pois servia na perfeição. É confortavel para o doente, impermeavel ás bactérias, permite as trocas gasosas, mantém o leito da ferida humido absorve o exsudado que possa haver e não é agressivo ao tecido de granulação. Para um penso mais "barato" utlizaria o alginato que também é excelente.

Cumps

Offline carlaandreia

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Fevereiro 27, 2008, 13:58:08 »
Peço desculpa desde já pela ignorância das minhas questões. Mas é um bom ou mau sinal quanto à cicatrização uma ferida estar sangrante?É que já ouvi as duas versões. E porque não devemos colecar inadine numa ferida sangrante? Obrigado.

Offline ruipintos

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Fevereiro 28, 2008, 16:43:04 »
Cara colega carlaandreia,

O facto de a ferida se apresentar sangrante não é muito bom sinal uma vez que as cadeias de cicatrização que supostamente se deveriam estar a fazer, não estão.

Basta relembrarmos o processo de cicatrização: fase inflamatória, que inclui inicialmente uma hemorragia, fase proliferativa, à qual denominamos frequentemente granulação, p+odendo incluir a contracção e epitelização, e por fim a fase de maturação, esta já mesmo o final da cicatrização qd temos muitas vezes ausência de descontinuidade.

Agora pensemos: se na 1ª fase há hemorragia, quando temos uma granulação queremos que esta "sangre"? Estaremos a voltar para trás.

Cumprimentos

Offline eclipsada

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Março 10, 2008, 22:27:15 »
1º - A ferida sangrante pode estar infectada, porque não fazer uma colheita para analise?
se tiver fezer medicação e usar o alginato de calcio, pode ser uma solução.
2ºÂ  fazer penso com muita frequencia pode não ajudar, tb costumo usar o inadim + pomada betadine por cima e fazer um penso bem reforçado, tb ajuda a secar
cada caso é um caso... o dt esta desidratado?, com anemia?, tb há produtos na farmacia que se podem adicionar na alimentação para cada fase de cicatrização de feridas ...aNutricia tem por ex
3º está algaliado ou tem a ferida em contacto com a urina e fezes...avaliar tudo isto...

Offline Zé Miguel

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Março 11, 2008, 19:47:18 »
Boa tarde a todos!!

A minha opinião é a seguinte, relativamente às UP sejam elas quais forem(sangrantes ou não), comecemos por pensar numa prioridade de eleição: Remover/Previnir o factor causal - a pressão. De seguida, ter em conta o estado de saúde do doente na sua generalidade (ex. estado nutricional, doenças associadas, etc...)  Depois sim temos os vários apósitos e materiais, hoje em dia mais diversificados, que podem dar um excelente contributo para o eficiente tratamento de feridas.

Um abraço a todos os colegas!!

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Março 12, 2008, 16:08:37 »
Muitas vezes as feridas estão sangrantes porque o paciente toma anti-agragantes plaquetários! É necessário averiguar todas os factores que podem causar sangramento, que per si não significa necessáriamente algo de bom ou mau. É necessário conjugar os outros parâmetros avaliados para se fazer um correcto juízo diagnóstico.