Autor Tópico: Ulceras sangrantes!  (Lida 12077 vezes)

Offline enf.esp.

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Ulceras sangrantes!
« em: Fevereiro 13, 2008, 14:35:20 »
Ola! Gostava de pedir a vossa opiniao sobre o que aplicar numa ulcera na regiao do sacro que nao tenha tecido necrosado e que esteja sangrante. Obrigado

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Ulceras sangrantes!
« Responder #1 em: Fevereiro 13, 2008, 18:11:45 »
Alginato de cálcio: tem propriedades desbridantes, absortivas e hemostáticas!

Offline valente1043

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Fevereiro 13, 2008, 18:31:25 »
Citação de: Son_Goku
Alginato de cálcio: tem propriedades desbridantes, absortivas e hemostáticas!
subscrevo na totalidade esta opção!!

Offline enfkathy

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Fevereiro 13, 2008, 19:21:05 »
Eu  também....

Cumprimentos!

Offline Fred Fortunato

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Fevereiro 14, 2008, 00:49:23 »
Tb concordo com o colega (Kaltostat), sendo que o objectivo desta aplicação é apenas promover a hemostase...
Cumprimentos...

Offline enfEA

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Fevereiro 14, 2008, 01:24:58 »
Da pouca experiência que tenho, posso dizer que obtive bons resultados com a aplicação de inadine em úlceras na região sagrada. Claro que cada caso é um caso e também vai depender da profundidade da úlcera...

Offline João Pedro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Fevereiro 14, 2008, 12:42:33 »
Citação de: enfEA
Da pouca experiência que tenho, posso dizer que obtive bons resultados com a aplicação de inadine em úlceras na região sagrada. Claro que cada caso é um caso e também vai depender da profundidade da úlcera...

Inadine é pau pa toda a obra? É claro que cada experiência é uma experiência, mas nao acredito que seja bom colocar esse apósito numa ferida sangrante e necrosada!! Cada solução para cada caso!!

E não depende da profundidade da úlcera, nada.... Depende de muita coisa, de muitos factores, características da úlcera, estado nutricional do doente, patologias associadas, entre outros factores... Ah, e em algumas feridas profundas também se pode aplicar inadine (ou não)...

Offline enf.esp.

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Fevereiro 14, 2008, 14:13:36 »
Obrigado pelas dicas! Colega Joao Pedro: a ferida nao esta necrosada, nao é mto profunda e esta apenas bastante sangrante.

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Fevereiro 14, 2008, 17:00:50 »
A minha experiência diz-me que o ,único tratamento que produz efeito numa situação como a descrita é eliminar o factor de pressão. Depois sim alguns produtos podem resultar. Mas continuo a dizer que cada caso é um caso .
Sendo produtos com características diferentes e para actuar em estádios diferentes, atrever-me-ia a dizer que acredito mais no êxito do inadine do que no alginato.
Porque não utilizar um hidrocoloide?

Offline ruipintos

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Fevereiro 14, 2008, 19:09:36 »
Olá!

E porque não utilizar uma pasta + hidrocolóide, que assim, diminui a necessidade de realizar o penso com mais frequência?
De qq forma estou de acordo com o colega Álvaro Matos qd diz que o alívio da pressão é o primeiro tratamento a fazer!

De qq forma, penso que a pasta seria um produto viável. O alginato penso que não iria proporcinonar uma boa cicatrização, porque, na minha opinião, o que a lesão necessita de humidade para esta fase final de cicatrização! O alginato poderia secar a ferida, uma vez que se iria proporcionar a hemostase e depois a retirar o mesmo, iria sangrar novamente a ferida fazendo regredir a mesma novamente!

Eu apostava na pasta!

Cumprimentos

Offline paulo_ramos

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Fevereiro 15, 2008, 21:56:47 »
Além dos produtos mencionados outra opção poderá ser a maltodextrina em pó.

Um abraço.

Paulo

Offline enf.esp.

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Fevereiro 16, 2008, 11:11:05 »
Eu vi uma enfermeira a realizar este penso assim: limpeza com SF; aplicaçao de sulfadiazinha de prata pomada; aquacel; e um penso hidrocoloide.
Que vos parece???

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Fevereiro 16, 2008, 12:35:58 »
Parece-me mal. Aquacel por cima do Flamazine? Qual o interesse? E o Hidrocolóide por cima de tudo? Ainda pior!

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Fevereiro 16, 2008, 12:42:43 »
Citação de: R.L.
Eu vi uma enfermeira a realizar este penso assim: limpeza com SF; aplicaçao de sulfadiazinha de prata pomada; aquacel; e um penso hidrocoloide.
Que vos parece???
Parece-me estilo sopa da pedra.
A ser verdade é um disparate ,seguido de um desperdicío de material ,independentemente do tipo de ferida em causa.
Poderá estar subjacente alguma teoria de colocar muitos produtos em simultâneo ,pois assim algum haverá de actuar. Um dia tive um doente queria que lhe desse dois comprimidos ,pois se um fazia bem dois fariam muito melhor.

Offline João Pedro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Fevereiro 16, 2008, 18:50:31 »
Que vos parece???

Parece-me que essa enfermeira nao sabe o significado de efeitos secundários de interacção medicamentosa, noções de tratamento de feridas com base em avaliação holística e parece-me sim, estilo sopa da pedra!!

Obrigado pelas dicas! Colega Joao Pedro: a ferida nao esta necrosada, nao é mto profunda e esta apenas bastante sangrante.

Desculpa R.L., vi mal o tópico, mas mesmo assim, nao coloco inadine em feridas sangrantes! Alginato de cálcio, por exemplo...