Autor Tópico: Animação para idosos  (Lida 24349 vezes)

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
Re: Animação para idosos
« Responder #15 em: Março 18, 2008, 20:16:15 »
Aí está o cerne da questão que vocês levantaram nos últimos posts. Os ganhos em saúde que se conseguem através daquilo que chamaram animação. Se houver ganhos é área passível de acção dos enfermeiros.

Offline Idalia

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Março 19, 2008, 15:05:17 »
Concordo plenamente enfsergio! É a praticar esse tipo de enfermagem que me sinto bem. Apesar de também trabalhar num laboratório de análises clinicas e preparar medicação num outro lar, penso que será nesta actividade que me vou realizar verdadeiramente como enfermeira (até agora, claro!).
Chega de associar a enfermagem às injecções e aos pensos. Vamos enriquecer a sua vertente autónoma.

Offline rmsfontes

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Abril 12, 2008, 00:14:34 »
Para a colega que vai trabalhar na área da ocupação e lazer (perdoem-me mas gosto pouco da palavra "animação") alguns dados e humildes conselhos:

1. Primeira tentação dos técnicos nesta área: desenvolverem actividades que muita satisfação dão a eles próprios sem nunca reconhecerem os gostos dos idosos. Não cometas esse erro:
2. Segunda tentação: colectivizar as actividades de ocupação e lazer, sem respeitar os sinais claros de que a grande parte dos idosos não gosta de actividades colectivas e quando partilha, gosta de partilhar com quêm deseja e não com quêm lhe é imposto:Tenta impedir os ridiculos e patéticos bailes com muito barulho e demasiado movimento, com técnicos a "puxarem" e "empurrarem" os idosos para o centro da roda, com as velhas frases motivadoras: "Vá, ti manel, vamos dar uma perninha de dança!". Tenta impedir as excursões com 80 pessoas a acotevelarem-se, a cheirarem o suor umas das outras em camionetas estafadas e também idosas, com vómitos à mistura e os técnicos todos contentes a cantarem o bailinho da madeira.
3. Soluções práticas: respeitar os idosos. Todo o barulho demasiado não é do seu gosto; o movimento tem que ser cauteloso à sua volta, porque lhes aumenta a ansiedade e a insegurança. As actividades, respeitando minimamente as necessidades e manutençaõ motora, devem ser calmas e tranquilas. Não queiras fazer de idosos que nunca praticaram desporto, campeões de atletismo. Diversifica a oferta. Desenvolve mais actividades com menos idosos, de forma a que eles possam escolher: pintura, clubes de leitura e poesia, culinária, costura, moldagem e cerâmica, cinema, jogos florais, ciclo de debates, jogos de mesa,boletins informativos ou jornalinhos mas com coisas sérias e não cheios de anedotas e versinhos com rimas infantis, projectos como "concretização de desejo" em que duas ou tres pessoas concretizam um desejo de um idoso: ir ver o mar, um pôr do sol, fazer uma viagem de comboio. Mas só com um de cada vez ou no máximo dois. E nesta área, sobre a qual poderiamos falar durante horas, acima de tudo respeita a vontade de imobilidade (sem exagerar, é claro, mas penso estar a falar para pessoas inteligentes), a vontade de não fazer nada porque essa às vezes é a maior vontade do idoso e ninguém a respeita, agarrados a velhos preconceitos de "tem que se mexer, o senhor tem que se mexer, senão fica de cama e morre". Mortos já muitos estão psicologicamente com esta conversa.
Abraços e bom trabalho. Seremos sempre poucos para trabalhar com os nossos amigos da GRANDE IDADE

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Abril 12, 2008, 12:43:20 »
Está tudo aí rmsfontes...parabéns pela clareza com que tratas o assunto...

Offline Idalia

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Abril 12, 2008, 19:43:23 »
Obrigada pelos conselhos rms fontes.
Já me encontro a aplicar algumas dessas dicas, se bem que nem sempre é fácil... Mas a vida é feita de coisas difíceis, não é?
Está a ser uma experiência muito enriquecedora.
Já consegui responder a algumas necessidades destes idosos, quanto mais não seja de dar um pouco de atenção a essas mesmas necessidades.
Julgo que esta é uma área que todos deveriam explorar um pouco, pois só assim é possivel compreender algumas posições dos idosos perante a vida.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Outubro 21, 2008, 21:55:02 »
Um tópico já sem respostas algum tempo...e que decidi voltar a trazer à baila.

Quantos lares têm uma sala de actividades? Quantos lares têm um animador? Quantos lares têm professor de educação física?

Que actividades são realizadas nos lares?

Ou será que a grande maioria ainda tem como actividade de lazer primordial a televisão...e os idosos enfiados numa sala todos a olhar para uma televisão, muitas das vezes sem som?

Não será essa a imagem que acabamos por ter dos lares?

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Outubro 21, 2008, 23:16:48 »
Sim, concordo contigo enfsergio...

Mas por exemplo, a animadora que está lá no meu lar (só vai lá 1 x por semana - um dos pontos baixos do lar), tem formação para saber o que deve fazer a cada utente de acordo com as suas capacidades e patologias...
Quer dizer, de acordo com a minha profissão avalio o utente, converso com ele e no máximo faço umas actividades, mas de animadora - isso não... sou enfermeira e não animadora, cada profissão no seu lugar. E respeito muito isso. Mas claro que um dos papéis da enfermagem é avaliar o utente através de diversos meios...
Normalmente o animador gosta de ter o seu espaço (tal como eu o meu), e ela faz o seu trabalho e eu o meu... cada um à sua maneira. Neste momento não consigo relacionar-me com a animadora que está no meu lar... acima de tudo, os idosos necessitam de muito amor, pois os próprios familiares lembram-se deles escassamente, sem lhes perguntarem como eles estão ou tendo em consideração a opinião deles (muitos gostariam de estar em casa)... Muitos familiares vão visitar (arrisco) de 2 em 2 meses, e quando vão é somente para expor os seus problemas... caraças, mas os idosos querem ser ouvidos e não o contrario...

No entanto, futuramente se houver oportunidade de ter nova animadora, diariamente (seria o ideal), não me importava de ceder um pouco do meu tempo e de em conjunto com a animadora organizarmos actividades a fim de melhorar as capacidades dos idosos... ou mesmo ajudar a passar o tempo...

(contente Sérgio???) lol

Offline sinapse

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Dezembro 03, 2008, 16:04:01 »
Existem uma empresa líder no mercado, com um aprograma que tem por objectivo a estimulação psicomotora, sócio-afectiva e cognitiva de pessoas idosas institucionalizadas com baixo nível funcional. Foi concebido e está a ser aplicado por uma equipa multidisciplinar percorrendo diversas áreas das relações humanas [Pedagogia, Artes (Expressão Plástica e Música), Motricidade Humana, Psicologia e Sociologia], focalizando a  sua intervenção na reabilitação desta população.

Um programa abrangente do ponto de vista bio-psico-social, atractivo, dinâmico e divertido. O projecto é sustentado por um programa base – elaborado numa lógica multidisciplinar, perfeitamente flexível e adaptável às necessidades das instituições e dos utentes. Trabalhamos com equipamento próprio estudado para o efeito, com elevado nível de eficácia e grande adesão por parte dos utilizadores. Levam o ginásio e toda a equipa de reabilitação à vossa instituição.
O Conceito MOTRISÉNIOR, demarca-se das actividades usualmente desenvolvidas com idosos institucionalizados, pela dinâmica imprimida, pelos métodos e equipamentos utilizados.
Vale a pena espreitar: www.sinapse.pt

Offline CCAV

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Dezembro 17, 2008, 23:36:39 »
Citação de: rmsfontes

3. Soluções práticas: respeitar os idosos. Todo o barulho demasiado não é do seu gosto; o movimento tem que ser cauteloso à sua volta, porque lhes aumenta a ansiedade e a insegurança. As actividades, respeitando minimamente as necessidades e manutençaõ motora, devem ser calmas e tranquilas. Não queiras fazer de idosos que nunca praticaram desporto, campeões de atletismo. Diversifica a oferta. Desenvolve mais actividades com menos idosos, de forma a que eles possam escolher: pintura, clubes de leitura e poesia, culinária, costura, moldagem e cerâmica, cinema, jogos florais, ciclo de debates, jogos de mesa,boletins informativos ou jornalinhos mas com coisas sérias e não cheios de anedotas e versinhos com rimas infantis, projectos como "concretização de desejo" em que duas ou tres pessoas concretizam um desejo de um idoso: ir ver o mar, um pôr do sol, fazer uma viagem de comboio. Mas só com um de cada vez ou no máximo dois. E nesta área, sobre a qual poderiamos falar durante horas, acima de tudo respeita a vontade de imobilidade (sem exagerar, é claro, mas penso estar a falar para pessoas inteligentes), a vontade de não fazer nada porque essa às vezes é a maior vontade do idoso e ninguém a respeita, agarrados a velhos preconceitos de "tem que se mexer, o senhor tem que se mexer, senão fica de cama e morre". Mortos já muitos estão psicologicamente com esta conversa.
Abraços e bom trabalho. Seremos sempre poucos para trabalhar com os nossos amigos da GRANDE IDADE

Bem, definitivamente tenho de conhecer este Lar...

Cada vez mais me apetece fazê-lo. Acho que tenho de ir a Azeitão antes das férias!

Abraço
Se queres um amigo, cativa-o!

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Dezembro 17, 2008, 23:46:21 »
Citação de: CCAV
Bem, definitivamente tenho de conhecer este Lar...

Tens msmo de conhecer... eu conheci e adorei...  :)

Mas espero repetir a viagem porque não tive muita possibilidade de aprofundar a 100% (acho que vai de ter me aturar novamente Sr. Rui Fontes)

Cumps

Offline CCAV

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Dezembro 17, 2008, 23:54:13 »
Pois, mas eu sou do Norte, por isso tenho mesmo de ir lá... por passeio/conhecimento!!!

Nada que não se consiga, a ver vamos!

Mas pelo que tenho lido deve ser simplesmente fantástico, daqueles que só se vê nos livros!!!

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Dezembro 18, 2008, 00:02:55 »
Bem... não sei que ideia tens de lar...

Mas eu trabalho num lar, com 40 residentes, funcionarias, directora-tecnica (enfª), responsavel e gerente. Todas somos uma equipa...

Fui ao Lar de Idosos SBSI/ SAMS, com capacidade de 100 idosos, diversidade de ateliers, uma sala com antiguidades dos proprios idosos residentes (adorei a ideia, visto que quando os idosos vão pro lar, os familiares vendem tudo destes)... biblioteca, animação, uma ligação estreita e directa com coordenador e outros... existência de blog (sempre actualizado com novidades, pelo Sr. Mota, que teve a amabilidade de mostrar todo o lar), de sites com novidades e jornais mensais...

Bem, e isto é... o minímo que te posso descrever... só tu veres a expansão, o espaço, os residentes, ... adorei tudo  :)

Quando tiveres possibilidade de ver...

Offline CCAV

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Dezembro 18, 2008, 00:06:40 »
Bem...

Sem palavras!!!

É muito diferente da ideia que eu tenho, posso garantir!

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Dezembro 18, 2008, 00:33:23 »
Há lares e lares...parece estarmos diante dum bom exemplo daquilo que deve ser um lar.

Um lar com toda a diversidade de actividades como o Lar de Idosos SBSI/SAMS tem deve ser raro...penso eu...é de louvar...e deveria ser seguido por todos os lares. Pena que muitas vezes cheguemos ao pé dos directores/gerentes dos lares com novas ideias/projectos para desenvolver o lar, para oferecer melhor qualidade aos idosos e sejam recusados pois quem se encontra à frente das instituições só consegue ver euros à frente e só pensa que é despesa e não consegue ver os ganhos no futuro...quer para a instituição quer para os idosos a curto/médio ou longo prazo.