Autor Tópico: Porquê sempre diferente?  (Lida 2942 vezes)

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Porquê sempre diferente?
« em: Janeiro 19, 2008, 16:28:37 »
Nesta grande acção de formação que fui obrigado a frequentar, cujo tema foi " ser Submetido a PTA" constatei uma situação para mim invulgar, que foi dos cinco Enfermeiros que me fizeram o penso (C. Saúde), todos tiveram procedimentos diferentes.
Direi que numa ou outra situação não tenha havido grande discrepância, apenas pormenores, que parecem insignificantes, mas para o utente podem ser significativos.
E estamos a falar de um penso muito simples .
A questão que coloco é que ficará a pensar o utente a quem isto acontece.

Offline ruipintos

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Porquê sempre diferente?
« Responder #1 em: Janeiro 19, 2008, 17:15:41 »
Olá!

O utente é capaz de ficar um pouco confuso, ou então não repara nesses pequenos promenores.
Aquilo que eu acho importante o colega ter "avaliado", é se nos cinco casos distintos que referiu, a técnica de penso foi realizada correctamente, se a avaliação de cada um foi a mais correcta e se o objectivo final foi cumprido por todos os colegas.
Se os 5 fizeram o penso de forma correcta, acho que não temos que nos preocupar com aquilo que o utente pensa. Se eventualmente este tiver dúvidas, tem que questionar os colegas, esclarece-se e justifica-se o porquê de uma realização diferente, uma vez que somos possuidores de conhecimentos técnico-científicos para o fazer.

Cumprimentos

Offline Squall_enf

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Janeiro 19, 2008, 17:32:27 »
Aqui insere-se a questão da continuidade dos cuidados de Enfermagem que as próprias notas de Enfermagem pressupõem. Além de suporte legal e de documentação, as notas de Enfermagem permitem que exista um conhecimento completo, neste caso específico, dos tratamentos instituídos. A verdade é que muitos enfermeiros, por vezes, não respeitam essa continuidade e por tal, neglegenciam a avaliação dos tratamentos anteriormente instituídos.

O utente, em grande parte das situações, apercebe-se das diferenças mas por vezes, na minha opinião, sente-se inibido de questionar o porquê. Mas, perante a os dados que o colega nos fornece, não é possível realizar um juízo em relação à situação. Importante, além da questão muito pertinente que o colega coloca, é também o facto de não existir validação dos tratamentos colocados em prática em virtude da constante mudança. Daí a especificação dos cuidados de Enfermagem em notas ser extremamente importante e, claro, a continuidade dos mesmos, salvo situações em que os cuidados descritos em notas sejam, de todo, descabidos.

Cumprimentos.

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Janeiro 22, 2008, 20:44:29 »
Olá,

Penso que aqui se coloca a questão (tão querida a mim) do encaminhamento do doente para determinado médico, mas também para determinado enfermeiro. Esse seria o arquitecto do tratamento a seguir e não haveria poder de nenhum colega mudar as suas prescrições sem consulta prévia, tal como acontece com os médicos.

A questão é que não há regras na Enfermagem em termos de responsabilização dos enfermeiros por doentes, ma maioria dos locais. Então todos se sentem no direito de mudar as indicações do colega anterior, até porque isso não acarreta problemas de disciplina ou outros e nem os obriga a explicar o porquê da mudança do tratamento preconizado pelo colega anterior.

Mais uma vez a questão das especialidades e da atribuição de doentes a enfermeiros que sejam de facto responsabilizados por eles. E que haja troca de impressões entre colegas antes da modificação da prescrição. Mas que esta só seja possível pelo próprio ou pelo chefe, no caso de tal se justificar.

Abraço.

O problema é que todos nós sabemos muito, o pior é justificar tanta sabedoria aplicada ao doente.

Offline João Pedro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Janeiro 22, 2008, 22:31:36 »
Sempre diferente, mas desde que o tratamento esteja bem é o que interessa!

Todos os enfermeiros têm experiência e de certo modo, uma formação específica em diveresas áreas. Como sabemos, a área do tratamento de feridas tem muito que se lhe diga e muitas vezes existem diversos procedimentos e técnicas certas para o mesmo tipo de ferida!

Para haver continuidade dos mesmos cuidados e mesmo tipo de tratamento, deveria de haver uma guia de tratamento onde os enfermeiros se baseariam. E há claro, a avaliação da ferida e do doente no momento do tratamento e o enfermeiro escolherá o que melhor se adequa à situação.

Offline kristina Pereira

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Março 09, 2008, 10:08:15 »
Citação de: mariarebelo1
Olá,

Penso que aqui se coloca a questão (tão querida a mim) do encaminhamento do doente para determinado médico, mas também para determinado enfermeiro. Esse seria o arquitecto do tratamento a seguir ........

A questão é que não há regras na Enfermagem em termos de responsabilização dos enfermeiros por doentes, ma maioria dos locais. Então todos se sentem no direito de mudar as indicações do colega anterior, até porque isso não acarreta problemas de disciplina ou outros e nem os obriga a explicar o porquê da mudança do tratamento preconizado pelo colega anterior.

Mais uma vez a questão das especialidades e da atribuição de doentes a enfermeiros que sejam de facto responsabilizados por eles. E que haja troca de impressões entre colegas ......................

Abraço.

O problema é que todos nós sabemos muito, o pior é justificar tanta sabedoria aplicada ao doente.

Escrevo para aplaudir este texto.
Pertmito-me subscrevê-lo, pela concordância, e sublinhar as passagens que considero mais fortes.

Um abraço colega
Kris (CHTS - ex Padre Américo )

Offline Biscuit

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Maio 30, 2008, 13:59:56 »
Concordo em absoluto.

mariarebelo1, pelo que tenho lido aqui no fórum, é um exímio exemplo de sensatez e de saber de experiência feito.
Pena que tantos não entendam ou finjam que não entendem as suas sábias, fundamentadas e tão acertadas palavras.