olá!!
1º o mais indicado actualmente para a lavagem de úlcera de perna é água a 37ºc e sabão neutro, e limpeza com Soro Fisiológico à mesma temperatura, para remoção de algum sabão (apesar de haver estudos q contraindicam a sua utilização).
apesar de lavares o membro à 6 meses c água e sabão, e não veres grande melhoria, é por não ser única exclusivamente da responsabilidade da água e sabão a melhoria de uma úlcera de perna, mas sim devido aos antecedentes pessoais do doente, nutrição, hidratação, medicação, adesão às medidas terapêuticas, etc, etc... por isso é dificil a melhoria das úlceras de perna!!!! e por a terapia compressiva ser a mais indicada na cicatrização de úlceras de origem venosa, visto que dizes que não tens muita experiência na terapia compressiva.
2º coisa: utilizar 2 pensos (Inadine e actisorb silver) é gasto de material. Isto porque como dizes e bem, o inadine tem uma acção germicida, e por isso ao controlar a infecção, seja exsudado, ou outro sinal, também controla o odor. Ou optas por um ou pelo outro.
Se a ferida apresentava cheiro muito desagradável, é porque podias estar perante uma infecção!!! o doente poderia precisar de alguma antibiótico sistémico, era preciso realizar exames bacteriológicos.
3º de acordo com os estudos mais actuais, uma úlcera de origem venosa, só cicatriza se tiver terapia compressiva. assim deve relizar-se ecodoppler, e aplicar ligaduras de curta/ longa tracção.
4º - tenho, de acordo com a evidência, constatado melhoria de úlceras venosas com clorohexidina a 0,2%, sendo esta uma solução anti séptica. Por isso não me admiro q possam haver melhorias com éter.
cumprimentos
e boa sorte!!!