@pedrojosesilva
Quanto ao MDP
1ª pergunta: Há condições para integrar todos os recém formados no EPT, e se não o que fazer aos que “sobram”?
2ª pergunta: porque não aproveitar o EPT para a realização da especialização, tendo para isso que se aumentar o tempo de EPT e certificar os tutores, em moldes que desconheço?
3ª pergunta : Não se estará simplesmente a adiar o problema do desemprego por um ano? Ou até mais para aqueles que não conseguirem entrar no EPT (é que duvido da capacidade do nosso SNS formar com qualidade 4000 enfermeiros ou coisa assim que o valha)
De facto concordo consigo... concordo que é uma boa ideia mas quanto a sua aplicabilidade tb tenho algumas reservas.
Referiu ainda que a OE nao lhe tinha dado quaisquer respostas sobre o que é serviços minimos.. pois bem.. realmente acho que a OE comete um grave erro quando nao sabe dar este tipo de respostas... desta forma nao nos dá armas para nos defendermos em situação de greve...
De qualquer forma, apesar de só este ano ter terminado o curso, posso dizer que já me deparei com membros da OE não aptos a responderem as duvidas dos enfermeiros. No meu ultimo ano de curso recebemos na faculdade onde estudei um dos membros da OE e das questões realizadas poucas foram as respostas obtidas. Foi lá só para nos dizer as funções da OE (lendo um ppt) e para nos dizer que os licenciados em 2010 vão ter de realizar um estagio no final do curso para poderem exercer e aconselhar-nos a nos propor pro-activamente a eles... contudo nem nos soube responder se seriamos ou nao remunerados por este estagio extra e quais as suas condições!!! Entre outras questões mais simples que ficaram sem resposta...
Mas voltando à pergunta deste tópico... nao concordo que a OE entre em negociações sindicais mas creio que, no ambito de dignificar a profissão, a OE deveria intervir activamente no ambito de evitar estagios profissionais nao remunerados e salarios inferiores à tabela salarial actual.