Autor Tópico: O Idoso - A visão da sociedade e os seus esteriótipos  (Lida 4407 vezes)

Offline aserra

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
O Idoso - A visão da sociedade e os seus esteriótipos
« em: Dezembro 22, 2007, 12:13:09 »
Queria lançar um desafio  ???
Será que o enfermeiro aceita o seu envelhecimento? :-
Como verificaram estou a falar em esteriótipos certo?
Se pensarmos que antes de sermos enfermeiros, somos pessoas inseridas numa sociedade em que muitas continuam a ver esta fase do ciclo vital como uma etapa final e não como mais uma igual a todas as outras mas com particularidades diferentes?
Não existem muitas pessoas que na 2º etapa do ciclo vital segundo a definição e opinião que a sociedade tem acerca dos nossos idosos já se encontram na 3º etapa?
Pois é, enquanto que nós enfermeiros não aceitarmos o nosso próprio envelhecimento, infelizmente dentro da sociedade não vamos conseguir nem nós nem fazer ver os outros que os idosos são uma mais valia, importa é saber direccionar as suas habilidades e competências.
Somos nós que temos de mudar mentalidades, mas só quando formos capazes de mudar as nossas próprias, somos nós que praticamos a maior parte dos esteriótipos existentes em relação ao idoso e ao envelhecimento.
Assim como enfermeiros na sociedade como podemos ajudar a um envelhecimento com qualidade?

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: O Idoso - A visão da sociedade e os seus esteriótipos
« Responder #1 em: Dezembro 22, 2007, 22:40:13 »
Olá,

Caro colega Assera, eu sou um dos poucos dinossauros que vais encontrar por aqui. Não te espantes se as tuas respostas forem poucas.

Antigamente, o enfermeiro envelhecia, mas era compensado monetariamente por isso.

Antigamente o enfermeiro era funcionário público, na sua maioria; os do privado tinham uma carreira paralela...

Hoje, estou a ver-me, com vinte anos de levantar doentes e com as costas desfeitas ir a um hospital dizer que tenho muita experiência... Eles perguntam: e força? E eu não posso responder que dei cabo das costas a tratar dos milhares de doentes que já me passaram pelas mãos...

Esta é a minha preocupação; nesta altura, se me quiserem dar 70% do vencimento e eu não for obrigada a assistis a esta agonia... O dinheiro faz-me falta, mas a "pouca-vergonha" de quem decide é maior.

Abraço.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: O Idoso - A visão da sociedade e os seus esteriótipos
« Responder #2 em: Janeiro 19, 2008, 21:49:32 »
Será que estamos preparados para o envelhecimento?

Como costumo dizer...para mim pretendo um envelhecimento com qualidade...

Muitos dizem terem medo da morte...

Muitos dizem terem medo de sofrer...

Muitos dizem terem medo de envelhecer...

É preciso desmistificar todo o processo de envelhecimento, pois ainda há muitos mitos e estereótipos relacionados com o envelhecimento e as pessoas idosas.