Autor Tópico: VIH  (Lida 3577 vezes)

Offline bianco

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
VIH
« em: Dezembro 20, 2007, 14:12:32 »
Ola, como aluno que ainda sou, tenho muitas duvidas sobre as atitudes de varios profissionais de saude em lidar com utentes infectados de vih, gostava contudo deixar em aberto esta questao, pois sei que os enfermeiros sao os profissionais que os utentes referem que menos os descriminam. É estritamente importante que enquanto membros de uma sociedade e profissionais tenhamos uma atitude de forma a consciencializar para mudanças de comportamento nos hospitais por parte de todos. É necessario que tenhamos um papel crucial para que os utentes nao se sintam tao descriminados durante o seu internameno, consultas e afins. Permitindo uma atitude positiva por parte de todos a que a adesão á terapeutica seja realizada de uma forma  mais eficaz... ???
andre, figueiredo...

Offline Valgaeren

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: VIH
« Responder #1 em: Dezembro 20, 2007, 15:46:58 »
No serviço onde estou a estagiar temos alguns doentes com VIH. Nunca senti por parte dos enfermeiros algum tipo de discriminação
:-)
DURA PRAXIS SED PRAXIS

Offline bianco

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Dezembro 20, 2007, 23:04:27 »
o meu comentario refer-se ao facto de nós sermos importantes de forma a que os utentes nao se sintam descriminados por outros profissionais. os doentes com vih, refrem que sao os enfermeiros que os melhor tratam e que se sentem discriminados por outros profissionais. cabe a nós fazer a diferença!!!??? ;)
andre, figueiredo...

Offline Ena Rot

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://enarot.blogs.sapo.pt/
« Responder #3 em: Dezembro 21, 2007, 01:40:31 »
Tive bastantes doentes com vih, penso que não foram descriminados por nenhum elemento da equipa de saúde.
Evidentemente estou a falar dum local específico, não sei como se passam as coisas no geral.
Penso que não é uma questão de sermos nós a fazer a diferença, podemos sim, por exemplo, fazer ensino acerca do assunto aos AAM, se necessário.
.: Navegando e tentando Cuidar de outros Navegares :.

Google Reader -Ena Rot's shared items
Rabiscos
what am I doing...

Offline Valgaeren

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Dezembro 21, 2007, 03:05:00 »
Sim, no serviço onde estou, nem os medicos nem os auxiliares têm qualker tipo de discriminação para com os doentes com VIH
DURA PRAXIS SED PRAXIS

Offline bianco

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Dezembro 21, 2007, 10:02:55 »
eu nao gostava que intrepretassem todo o meu comentario, mas sim como uma ideia que merece ser apreciada com atenção aos nossos dias. por ex: o facto de por vezes entratrem pessoas (varias incluindo certos profissionais) nas enfermarias com mascaras, luvas, aventais, onde só falta o escafandro, que sensação provoca nos doentes seropositivos?. lancei esta questao porque pude muito recentemente estagiar na infecciologia de um hospital e de facto num contacto mais profundo com doentes, eles referiram que se sentiam descriminados, para alem de doentes internados juntamente com eles sem serem contaminados com VIH eram tb descrimindados peor proprios familiares. claro esta que tudo isto revolta... daí eu quererlançar este tópico, pois creio que nós com a nossa capacidade podemos ser um elo importante na prestação eficaz de cuidado..
andre, figueiredo...

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Dezembro 21, 2007, 20:19:23 »
Olá,

Os doentes com HIV/sida que tenho tratado só merecem tratamento diferente porque muitos são toxicodependentes e carecem de um cuidado personalizado, como todos sabemos.

Em relação aos restantes há medidas de precaução, tal como em qualquer doença transmissível e potencialmente letal. Temos medo e isso parece-memuito natural e saudavel.

Se educamos as populações para protecção contra doenças evitáveis, é uma postura de coerência da nossa parte a protecção. O exagero de tratar um doente com HIV como se tivesse Ébola é ridículo, desnecessário e dispendioso. Já se o doente com sida tiver uma complicação infecciosa contagiosa é pertinente. Cada caso é um caso e são todos pessoas... doentes... Mas pessoas.

Em relação a discriminação, existe cada vez menos, já que quase todos os profissionais de saúde perceberam os mecanismos da doença e verificam que há doenças mais perigosas para a nossa saúde em termos de contágio por parte do doente.

Temos evoluido para uma maior justiça no tratamento destes doentes, mas não só da parte da Enfermagem. É a ideia que tenho.

Abraço.

Offline cafamesi

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Dezembro 21, 2007, 21:44:16 »
cocnordo com as opinioes anteriores..alguem me sabe dixer onde se pode fazer o teste da sida sem ser nas carrinhas moveis?

obrigada

Offline Valgaeren

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Dezembro 22, 2007, 13:33:48 »
Citação de: bianco
eu nao gostava que intrepretassem todo o meu comentario, mas sim como uma ideia que merece ser apreciada com atenção aos nossos dias. por ex: o facto de por vezes entratrem pessoas (varias incluindo certos profissionais) nas enfermarias com mascaras, luvas, aventais, onde só falta o escafandro, que sensação provoca nos doentes seropositivos?. lancei esta questao porque pude muito recentemente estagiar na infecciologia de um hospital e de facto num contacto mais profundo com doentes, eles referiram que se sentiam descriminados, para alem de doentes internados juntamente com eles sem serem contaminados com VIH eram tb descrimindados peor proprios familiares. claro esta que tudo isto revolta... daí eu quererlançar este tópico, pois creio que nós com a nossa capacidade podemos ser um elo importante na prestação eficaz de cuidado..

Sim ams nao te esqueças q eles podem tar imunodeprimidos dai ser necessario todo este equipamento de protecção... Nao para nos proteger-mos mas sim para proteger o doente...
DURA PRAXIS SED PRAXIS

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Novembro 10, 2008, 06:04:20 »
Sejamos honestos. Até trememos só de pensar que o VIH está alojado por alí. Claro que nos queremos proteger disso. É recorrente a discriminação desse tipo de doentes. Podemos é dizer que ela não é mal intencionada. Mas que existe, existe!