Benchmarking... Penso que a grande questão aqui não é só o aprender "fazer bem" com a experiência dos outros, mas também com os erros... E penso que este é o nosso Calcanhar de Aquiles, visto que a reportação de erros é mínima! E porquê? Muitas das vezes, se não na sua grande maioria, os profissionais silenciam este erro, para que passe desapercebido, com medo de retaliações e de assumir a responsabilidade dos seus actos.
Durante a minha licenciatura tive uma cadeira que se chamava Qualidade em Saúde, em que falamos de Benchmarking, sendo que a nossa professora defendia afincadamente a reportação do erro, não para sermos punidos, mas para todos aprendermos com a situação, e focava um aspecto importante que também eu passei a defender, quando há um erro não se deve encarar como erro do enfermeiro x, mas sim de toda uma equipa, e em conjunto tentar minimizar os seus danos, e impedir que volte a acontecer.
Em toda a minha vida académica fui perseguida pelo medo de errar, pois dava direito a chumbo directo. Tanto eu como os meus colegas por vezes tínhamos tanto medo de falar com os nossos orientadores sobre dúvidas, legitimas para quem está a aprender (não esquecendo que esta aprendizagem é continua), que certamente ficou muito por aprender neste caminho de 4 anos. A mesma professora defendia que os alunos não deveriam chumbar por erros terapêuticos (por exemplo), não é o chumbar que o vai ensinar... Se passou na cadeira de farmacologia e farmacoterapia, estará hipoteticamente apto à administração de terapêutica, porque não "investigar" o motivo deste erro? Será que foi uma troca de furosemida e Ranitidina? (relembro a semelhança de ambas as ampolas), É certo que se este foi o caso, o aluno (ou mesmo o profissional de saúde) deveria ter visto e revisto o rótulo, mas a questão é que somos humanos, e cometemos erros. É certo que alguns podem ser fatais, e estamos a lidar com vidas... mas estes medos levam-nos a não reportar!
Talvez já fosse altura dos laboratórios alterarem os rótulos destes fármacos, por exemplo... Mas se este tipo de erros nunca forem reportados as coisas nunca irão mudar... até porque corre tudo muito bem...
(Penso que divaguei um pouco...)
Em suma, Benchmarking é importante, para o bem e para o mal, só temos a ganhar com isso... Neste momento trabalho numa instituição com outra enfermeira que faz apenas as minhas folgas, sendo que estou sempre sozinha e sou autónoma nas minhas tomadas de decisões, e o que mais sinto falta é poder ter alguém com quem discutir determinados assuntos, nem que seja a coisa mais "estapafúrdia"Â de todos os tempos, mas é importante haver troca de ideias, pois só assim podemos evoluir.
Cumps