Votação

Utilizam antisépticos na algaliação?

Sim.
33 (63.5%)
Não.
19 (36.5%)

Votos totais: 52

Votação encerrada: Dezembro 09, 2007, 13:09:13

Autor Tópico: Utilizam antisépticos na algaliação?  (Lida 13984 vezes)

Offline TQB

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://www.piso5.net
Re: Utilizam antisépticos na algaliação?
« Responder #30 em: Janeiro 12, 2008, 12:28:45 »
Colegas,

Embora o CDC recomende a utilização de antisepticos na lavagem do meato urinário, baseando-se numa em evidência de categoria II, devemos-nos lembrar que o Programa Nacional de Controlo de Infecção (que faz parte da DGS) refere que não existe beneficio em utilizar um antisseptico baseando-se numa evidência de categoria IA (que é mais forte que a categoria II). É de realsar que o PNCI utiliza o sistema de classificação de evidência do CDC.

O Journal of Hospital Infection também refere que não existe beneficio na utilização de antisseptico na lavagem do meato urinário. É de realsar que esta é uma publicação conceituada e pertença de um organismo Europeu vocacionado para o Controlo de Infecção.

Recomendo também a leitura do artigo Webster Joan et al, Association for Professionals in Infection Control and Epidemiology,
Austrália: “Water or antiseptic for periurethral cleaning before urinary catheterization: a
randomized control trial”, 2001, 0196-6553/2001, AJIC December 2001.
, que está patente na bibliografia da recomendação do PNCI para a Cateterização Vesical.

A minha recomendação é que face às evidências cientificas disponíveis e à sua relevância/força, não aconselho a utilização de antissepticos na lavagem do meato urinário, mas sim uma boa higiéne genital, uma desinfecção adequada das mãos do profissional, a utilização de material estéril, de uso único, e após a algaliação, que se reduza a manipulação do cateter vesical, a utilização de sistemas fechados de recolha de urina e a utilização de recipientes individualizados de despejo dos sacos de urina (não pode ser um recipiente para todos os doentes algaliados.....)

Para dúvidas sugiro que contactem vossa Comissão de Controlo de Infecção, a Associação Nacional de Controlo de Infecção( http://www.anci.pt)  ou o PNCI na pessoa da Sra. Enfª. Goretti.(e-mail: msilva@dgsaude.min-saude.pt)

Uma abraço.

Tiago Cunha

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Janeiro 13, 2008, 01:33:44 »
Citação de: TQB
Colegas,

(...) “Water or antiseptic for periurethral cleaning before urinary catheterization: a
randomized control trial”, 2001, 0196-6553/2001, AJIC December 2001.[/b] , que está patente na bibliografia da recomendação do PNCI para a Cateterização Vesical.

Colega, já agora sabe se esse estudo tamvém fala no intra-uretral?

Offline FysGa

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Janeiro 13, 2008, 12:35:43 »
Citação de: enfarfr
Citação de: franc
Sim.
Os antissépticos são usados no local onde se vai introduzir a cateter vesical, isto é, região periuretral e partes, nunca no cateter a ser introduzido. Porem talves tão importante quanto, a necessidade de uma higiene intima antes de qualquer procedimento. Outro ponto digno de registro é a escolha do melhor e mais indicado antisséptico e a aplicação da técnica corretamente, senão não adianta absolutamente nada... 

E baseia-se em que para dizer isso colega?

Cumprimentos.

Cara colega existem estudos que indicam que a utilização de iodopovidona (Atenção e só a iodopovidona) como antiseptico antes da algaliação promove, posteriormente, a colonização de bacterias a nivel da uretra. Quanto a outros antisepticos como a clorexidina desconheço, contudo se for utilizada a clorexidina antes da algaliação, a lavagem prévia da zona genital com sabões comuns não é aconselhada pelo facto de inactivar a clorexidina.

Hoje pensa-se que não existe benefício acrescido na lavagem da zona genital com produtos antisepticos pois uma boa higiene prévia é o suficiente.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Abril 21, 2008, 15:10:00 »
Colegas coloco aqui uma questão que se passou comigo na semana passada:

Um senhor que teve retenção urinária foi algaliado há 3 semanas. Iniciou medicação para a Hiperplasia Benigna Próstata. Foi desalgaliado passado algum tempo e a retenção continuou...

Na sexta-feira foi à consulta, feito combur e estava com infecção urinária... Seria para retirar a algália... Mas como estavamos no final das consultas de sexta... Foi adiada para segunda... O médico prescreveu antibiótico e disse-me para trocar a algália... Questionei-o sobre a necessidade de trocar de algália naquele dia, já que seria para retirar na segunda...

Eu disse-lhe que achava que estar a trocar a algália naquele dia seria desnecessário, já que quantas mais vezes retira-se e coloca-se nova algália a probabilidade de infecção aumentava...

O que acham?

Offline isabelmeireles

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Abril 21, 2008, 20:32:57 »
Olá colega enfarfr.
Por acaso no meu serviço, por vezes o médico pede para substituir algália poo o doente apresentar sinais de infecção urinária.
Esta questão de trocar algália pode dever-se ao facto de a própria algália ser o foco de infecção e substituindo-se e HIDRATANDO-SE muito bem o doente pode deixar de existir sinais de infecção urinária.

Offline brunomd

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Abril 21, 2008, 20:53:19 »
Qt a questao do uso de AS, eu nao uso.
Para alem dos varios estudos que comprovam que nao se justifica, gostava d saber se os colegas que os usam, deixam o AS durante x tempo para este actuar...
De certeza que nao vao esprar 10min para deixar o AS fazer efeito, logo ele e desnecessario....

Acho que nao devemos usar so pk no nosso serviço se usa ou pk apendi assim, devemos pensar a nossa pratica senao ela nao faz sentido...

Colega enfarfr
Qt a essa questao da subtituição concordo com a colga isabelmeireles
Bruno MD

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Abril 21, 2008, 21:36:28 »
Citação de: isabelmeireles
Olá colega enfarfr.
Por acaso no meu serviço, por vezes o médico pede para substituir algália poo o doente apresentar sinais de infecção urinária.
Esta questão de trocar algália pode dever-se ao facto de a própria algália ser o foco de infecção e substituindo-se e HIDRATANDO-SE muito bem o doente pode deixar de existir sinais de infecção urinária.

Concordo... Já estive a falar com mais enfermeiros e disseram-me o mesmo... A algália pode de facto estar colonizada... Obrigado!!!

Offline isabelmeireles

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Abril 21, 2008, 22:06:33 »
Ah! E também não uso antisseptico na técnica de algaliação, isto segundo normas emitidas pela CCHI do hospital onde trabalho.
Além disso no meu serviço (Medicina) uma taxa de IU inferior ao serviço de urgência do hospital onde trabalho? Porque será? Talvez por os doentes no meu serviço serem algaliados após os cuidados de higiene. No SU duvido que façam uma higiene cuidada dessa zona. Isto são dados estatisticos: Taxa de infecções urinárias num serviço de Medicina versus taxa de infecções urinárias de doentes algaliados no serviço de Urgência.

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Abril 22, 2008, 11:20:34 »
Colega isabelmeireles aí tenho de concordar, independentemente de se desinfectar ou não, uma boa lavagem é mais importante, aliás, uma desinfecção nunca dispensou uma lavagem....

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Maio 16, 2008, 19:58:57 »
Em relação a esta questão cá ficam as recomendações do órgão oficial português de emissão de recomendações na saúde, a DGS:

http://www.dgs.pt/upload/membro.id/fich ... 008555.pdf

A resposta à questão deste tópico está nessa recomendação.