Forumenfermagem

Autor Tópico: Trabalhar em hemodiálise  (Lida 3921 vezes)

Offline jssantos

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Trabalhar em hemodiálise
« em: Junho 21, 2015, 10:51:54 »
Boa tarde,

Antes de mais, peço desculpa se estou a publicar isto no local errado.

Tenho ponderado candidatar-me para clinicas de hemodiálise. É uma realidade prática que desconheco, por isso gostava de conhecer a experiência de alguns colegas, que gostassem de a partilhar.

Aqui perto tenho a da fresenius. Algum colega já trabalhou com eles? Como é o ambiente, os turnos, o número de elementos por turno, a formação, etc? Já agora, em termos de remuneração compensa?

Obrigada!!
Cumps
Joana Santos

Offline Danizinha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Trabalhar em hemodiálise
« Responder #1 em: Agosto 26, 2015, 13:17:52 »
Boa tarde colega,

A formação da fresenius é obrigatória, certificada e tem uma duração de 420h (1 mês em sala de formação e 2 meses na sala de diálise) . Actualmente não é remunerada.
A formação, no meu caso, foi das 9h às 18h de segunda a sexta feira.
A prática é consoante os turnos dos enfermeiros que nos ficam a tutelar. Por norma, os turnos são das 07:30 às 13:30, das 12:30 às 18:30 e das 17:30 às 23:30.

Se ficar a contrato, inicia com contrato de trabalho de 1 ano renovável, com uma remuneração de 1000€ base. Acrescem as horas nocturnas (pagas a 25%, e os feriados). Turnos extraordinários são pagos, horas extra não.
O subsidio de alimentação é pago em cartão, 150€/mês.

No caso de ficar a recibos verdes, é pago ao tratamento. Ou seja, se tiver 35 doentes, para 7 enfermeiros, dá um rácio de 5doentes por enfermeiro. Actualmente, e penso que seja em todas as clínicas assim, o tratamento é pago a 8€. Os turnos funcionam por disponibilidade.

O ambiente é variável de clínica para clínica, mas penso que o mais importante de referir é o facto de se tratarem de doentes crónicos, com um grande conhecimento sobre a sua doença. É fácil entrar em conflito com eles, mas não nos leva a lado nenhum.
É um trabalho fisicamente leve. Em termos de progressão de carreira, não sei o que ambiciona, mas penso que é um projecto que a longo prazo não é ambicioso.

Espero ter sido esclarecedora.

Boa continuação!

Offline beatrizg89

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Setembro 10, 2015, 15:37:38 »
Apesar de não ter sido eu a colocar a pergunta, tinha a mesma dúvida e a resposta esclareceu-me. Obrigado Danizinha.
Enfermagem é uma paixão! Apostar uma distracção!

Offline jssantos

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 26, 2015, 12:57:41 »
Bom dia,

Agradeço imenso a resposta Danizinha, foi realmente muito esclarecedora!
É uma situação a ponderar, exactamente por ser, como referiu, "a longo prazo pouco ambicioso" e, de certa forma, um trabalho estanque (apesar da complexidade e especificidade dos utentes).

Mais uma vez obrigada!
Os testemunhos de colegas são sempre uma mais valia!

Cumprimentos,
Joana Santos