Autor Tópico: Olá! Planeio entrar no curso de enfermagem mas faltam-me bases do secundário  (Lida 23929 vezes)

Offline SkyLine

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Citação de: Mfreire
Olá a todos :)

Decidi vir até aqui para procurar a ajuda que tanto preciso e acho que melhor que ninguem voces, enfermeiros ou futuros enfermeiros, me podem ajudar.
Sou uma aluna mediana do 12º ano. Quando entrei para o secundário escolhi humanidades apesar de na altura já querer ser enfermeira mas tinha (e tenho) imensas dificuldades a matemática e a física e os meus pais nao tinham dinheiro para me pagar explicações ou aulas particulares, entao meio contrariada, mas sempre pensando que estava a fazer o melhor para mim, escolhi humanidades com vista a entrar futuramente em psicologia.
Infelizmente a minha mãe adoeceu à cerca de um ano, tem cancro. passou a ter que fazer vários tratamentos no hospital, esteve varias vezes internada, enfim, o hospital passou a ser um bocadinho a nossa "2ª casa". ao longo de todo este processo o bichinho da enfermagem voltou! Passei a ter ainda mais noção do quanto é importantíssimo o trabalho de um enfermeiro, o quanto eles ajudam os doentes a ultrapassar estas fases tao dificeis não só fisicamente como psicologicamente. Agora quando olho para o meu futuro nao me vejo a fazer outra coisa para alem disso! é isto que eu quero!! Mas tenho medo que a falta de bases me atraiçoe e que me prejudique... o que estou a pensar fazer é agora ficar um ano "parada" e arranjar um part-time para pagar algumas explicações de biologia e depois propor-me como externa a exame no proximo ano. Acham uma ideia demasiado louca?? :P Desde já obrigada, e espero que me consigam ajudar!  :)

Em primeiro lugar tens que pensar mesmo muito bem no que queres e ter em atenção que Enfermagem (por muito que se goste) já não é o que era, já não há emprego... Terás sempre que ter em vista o facto de teres que emigrar... Sinceramente penso que desde que te apliques no curso não terás dificuldades por seres de humanidades... Se já tiveres 23 anos podes concorrer pelo Concurso de Maiores de 23 anos... Caso contrário pesquisa quais as provas de ingresso/exames nacionais que cada Escola de Enfermagem exige pois terás que realizá-las.
De resto não tenhas qualquer tipo de problemas/receios e força nisso.

Offline beatrizg89

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Ola mfreire quanto à profissão que escolhemos só te posso dizer que paixão é tudo e desafios vais encontrar em qualquer uma que escolhas, por isso o importante é teres a certeza de que realmente queres enfermagem.
Dito que descobriste recentemente que é aquilo que te vês a fazer então força, inscreve te porque com dedicação tudo se consegue!
O facto de não teres tido bases não me parece um problema, pois as poucas disciplinas em que me serviram as minhas bases forma para bioquimica e estatistica! No entanto penso que o que te ensinam na universidade se te esforçares e não deixares acumular matéria sem a perceber não haverá problema! Eu sei que este é o maior desafio do estudante  ;D

Se te inscreves pelos maiores de 23, não sei como funciona a forma de concorrer ou os exames mas já vi aqui alguns posts de uns colegas sobre isso!

Se te inscereves pelo concurso normal então é uma questão de te informares que exames pedem para a uni que queres concorrer e começar.
Se escolheres biologia acho que com esforço e umas horas por dia de dedicação não precisarás de explicação uma vez que é decorar, já quimica e matemática aconselho que peças ajuda.  :-* :-*

Bom, quanto a ir para fora, eu estive a trabalhar no estrangeiro por uns meses pois não arranjava nada em Portugal e adorei, desde que se goste do que se faz e se tenha um espirito aberto tudo corre bem! É tudo uma questão de como se encara a vida, se vês num obstáculo um problema a resolver ou um desafio a conquistar!

Espero ter ajudado!  ;)
Enfermagem é uma paixão! Apostar uma distracção!

Offline Pati31

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Re: Olá! Planeio entrar no curso de enfermagem mas faltam-me
« Responder #62 em: Agosto 27, 2014, 12:37:21 »
OLÁ sou a Patrícia estive em linguas e humanidades e este ano gostava de entrar para a esel pelos maiores de 23 e gostaria de saber se alguem tem apontamentos de biologia que me possa facultar muito obrigada;)

Offline xBlsck

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #63 em: Março 06, 2015, 23:17:36 »
Olá! Estou agora no 11 ano no curso de humanidades, e gostaria de saber se posso entrar no curso de enfermagem mesmo não tendo bases? Eu sempre gostei de biologia mas química e matemática nunca me agradaram muito! E agora com os exames a porta não sei o que devo fazer.

Offline Andreza Moreira

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #64 em: Maio 19, 2015, 11:32:54 »
Citação de: "xBlsck"
Olá! Estou agora no 11 ano no curso de humanidades, e gostaria de saber se posso entrar no curso de enfermagem mesmo não tendo bases? Eu sempre gostei de biologia mas química e matemática nunca me agradaram muito! E agora com os exames a porta não sei o que devo fazer.

Olá tudo bem? eu estou no curso de humanidades, seria possível candidatar-me a enfermagem fazendo apenas o exame de Biologia?
Obrigada desde já, espero que possam ajudar.