Autor Tópico: Qual a melhor forma de preparar medicação em lares?  (Lida 30705 vezes)

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Qual a melhor forma de preparar medicação em lares?
« Responder #30 em: Fevereiro 07, 2012, 00:13:12 »
Ao menos alguns lares ainda são os Enfermeiros que preparam a medicação..
Pois, eu estive num lar de dia... é diferente. Esse tipo de medicação já não dá para ser preparado na hora, como era para os 10/15 doentes.
Apesar disto, dou-vos a minha experiência que tive num outro Hospital onde estive.

Tinhamos uma caixa com diversas divisórias, com o nome embaixo do doente e cada um deles tinha um copinho... Achei o método eficaz, no entanto, o Enfermeiro deve estar bastante atento e concentrado em todo o processo ligado à medicação...

Offline enfluisvieira

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Fevereiro 19, 2012, 00:58:23 »
Considero que não haveria necessidade de abordar este assunto se existisse nos lares enfermagem 24 horas por dia.
Julgo que o governo poderia regulamentar a obrigatoriedade de todos os lares de idosos particulares, IPSS, residenciais seniores, etc., a partir de determinado número de utentes ou de dependência, serem obrigados a ter enfermagem 24 horas por dia. Nos centros de dia, onde se administra medicação, creches, ATL’S etc, durante todo o período de permanência dos utentes.
Quantas vezes entram nas urgências idosos desidratados oriundos de lares, que se tivessem enfermagem no lar bastaria ser administrado soroterapia, ou existir verdadeiramente cuidados de enfermagem permanentes? Esses idosos entram no hospital, por vezes contraem IACS, com aumento dos dias de internamento, facto que não existia se fossem tratados nos respectivos lares. As altas hospitalares poderiam ser mais céleres pois haveria uma continuidade de cuidados nos lares.
As farmácias vendiam mais medicação que agora é apenas de uso hospitalar como por exemplo antibióticos EV, soroterapia glicosada, soros polielectrolíticos e outra terapêutica de uso exclusivamente hospitalar até agora, etc...
O estado ainda poupava no subsídio de desemprego pois haveria emprego para mais uns milhares de enfermeiros, com melhoria bastante substancial dos cuidados de saúde e redução da despesa em saúde com redução de idas à urgência. A medicação que agora é comparticipada a 100% (quando o idoso está internado) se essa medicação fosse vendida em farmácias para fornecimento em lares de idosos haveria uma redução em gastos com medicamentos.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Fevereiro 19, 2012, 21:34:36 »
Infelizmente são raros os lares com enfermagem 24horas/dia...infelizmente só são alguns os lares que têm enfermeiros durante todo o período diurnos...infelizmente muitos são os lares que têm enfermeiro em part-time e que infelizmente às vezes passam semanas sem ir aos ditos lares, pois não têm pensos para fazer ou sondas para trocar e são pagos à ida...infelizmente é esta a realidade dos nossos lares em Portugal. E é com situações destas que outros profissionais exercem funções da área de enfermagem e fazem essas funções porque os enfermeiros não estão lá. A medicação é uma dessas situações. Em muitos lares, e quando digo muitos...são mesmo muitos, não são os enfermeiros que preparam a medicação e não administram a medicação. Isto são situações que têm que ser corrigidas, têm que ser alvo de análise e de mudança. Como fazer isto?

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Fevereiro 20, 2012, 03:04:31 »
sinceramente não sei porque que nesta área, que mereciam tanto da nossa atenção é aquela que é a mais discriminada. não percebo porque.  na minha opinião, o primeiro passo deve passar sobretudo em sensibilizar na importância da existência de um Enfermeiro a 24horas num lar. . . A Enfermagem ainda tem um longo percurso a fazer. -um

Offline Isabelita

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Março 31, 2012, 23:58:22 »
Boas a todos,
Soa nova no forum mas esta tematica interessa-me muito pois eu adoro trabalhar num lar, acho que podemos desenvolver um forte trabalho autonomo e competências tão diversas...

Trabalho num lar mas na Suiça e preparamos e administramos a medicação da seguinte forma:
LAr de 20 idosos, somos 3 enfermeiros mas é 1 Enf por dia (rotação). Utilisamos o sistema Practidose. As plaquetas da Practidose são preparadas 1x/semana por 1 dos Enf ou então por uma farmacêutica (da Farmacia com quem trabalhamos) mas ela deixa os blisters em todos os comprimidos e aqueles que vêm sem blisters de origem então protocolamos um documento em que estão colados e identificados esses mesmos comprimidos, assim todos sabemos o que damos.
Preparamos a medicação sempre antes de a irmos administrar (3x/dia) e verifica-se os blisters com o Kardex. Também, temos uma caixas em que deixamos sob cada nome dos residentes, os medicamentos que preparamos obrigatoriamente todos os dias, ou seja, as gotas, anticoagulantes, medic transdermicos....
Devo-vos dizer que funciona muito bem, tenho bem tempo de preparar e tempo para os residentes.
O serviço de noite é assegurado por uma auxiliar mas o Enf deixa os medicamentos prontos em copinhos identificados com o nome de cada residente e a auxiliar verifica sempre o que la està com o Kardex. Como o Enf està de prevenção, sempre que têm uma duvida telefonam-nos.
E então como funcionam as Reservas? Elas têm um protocolo (feito e actualizado sempre pelo Enf) em que està estipulado o que podem dar, se não tiverem nada, telefonam.....
Ou seja, no lar onde trabalho as auxiliares (de noite só) administram apenas e é sob delegação pois elas têm tudo protocolado o que deixa a responsabilidade ao Enf de ter sempre tudo actualizado para não deixar margem para autodidatismos......
Para terem uma ideia, ja tivemos controles e foram sempre bem positivos pois a delegação està bem definida e é o Enf o responsàvel.

Não sei se me expliquei bem mas aqui està a minha experiência
Cumprimentos....

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Abril 05, 2012, 02:44:57 »
é sempre bom estas partilhas de experiência, sobretudo sobre estratégias adoptadas em outro pais :-)

Offline Farfi

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Abril 05, 2012, 23:42:53 »
Citação de: Isabelita
Preparamos a medicação sempre antes de a irmos administrar (3x/dia) e verifica-se os blisters com o Kardex. Também, temos uma caixas em que deixamos sob cada nome dos residentes, os medicamentos que preparamos obrigatoriamente todos os dias, ou seja, as gotas, anticoagulantes, medic transdermicos....

Boa noite, Isabel :)

Gostaria que me esclarecesse uma dúvida. Certamente, já teve situações de urgência no seu Lar de Idosos... Nesses casos, em que tem de intervir na hora em prol do utente, como prepara a medicação antes de administrar?

Cumprimentos

Offline Isabelita

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Abril 06, 2012, 12:09:22 »
Boas Farfi,

Nas situações em que tenho que intervir e que calha mesmo na hora da preparação dos medicamentos, eu interrompo a preparação. As situações de urgência sao isso mesmo, situações em que paramos o que estamos a fazer e actuamos em função. Ja me aconteceu eu administrar a medicação um pouco mais tarde.

Espero ter respondido....
Cumprimentos

Offline Farfi

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Abril 06, 2012, 13:36:05 »
Obrigada pelo esclarecimento, Isabel :)

Outra dúvida com que fiquei. Sendo um enfermeiro/dia, a equipa nunca se cruza? Como fazem a passagem de turno?

Desculpe o meu interesse. Mas como trabalho na área da Geriatria e quero ingressar na Suiça, o seu post interessa-me particularmente.

Cumprimentos

Offline Isabelita

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Abril 06, 2012, 20:32:13 »
Boas Farfi,

Não há problema, pode perguntar o que quiser.
Para responder à sua questão, os Enfermeiros não se cruzam. No lar onde trabalho (mas devo lhe dizer que não é em todos assim) temos um programa informático em que se nota tudo o que se passa com o residente e tudo o que se fez com ele, como por exemplo a administração de uma reserva, a elaboração de um cuidado de enfermagem, a instauração de um plano de cuidados.....
Também temos a sorte de termos (e isto é recente) um programa intranet em que todos temos acesso através de e-mail interno e é aqui que deixamos as transmissões para o colega do dia seguinte.
Ou seja, o colega tem acesso a tudo o que foi feito, instaurado e/ou que ainda deve ser feito através desse programa informático e tem as informações extras mas necessárias através de e-mail interno.

Também, temos reuniões mensais em que nós Enfermeiros nos reunimos para discutirmos sobre os aspectos necessários à amelioração constante da nossa prestação de cuidados.

Pronto
Cumrpimentos :))

Offline Farfi

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Abril 08, 2012, 21:19:57 »
Muito obrigada pelo esclarecimento, Isabel :)

Apesar da equipa não se cruzar, parece-me que o sistema adoptado permite que funcione tudo bem.

Bom trabalho, colega! ;)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Abril 12, 2012, 11:47:27 »
Sem dúvida que a comunicação é importante para evitar erros...essas reuniões mensais, essa forma de se articularem atraves de um mail interno é muito interessante.

Offline jotix

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Abril 12, 2012, 16:25:56 »
Eu trabalho em vários lares em França. Um lar de maior complexidade médica e outros de menos complexidade.

Quanto a distribuição dos medicamentos, normalmente existe um carro para o efeito, onde inclui plaquetes para cada residente, que separam os medicamentos da manhã, do meio dia, do jantar e da noite. A preparação dessas plaquetes, é normalmente assegurada por um técnico de farmácia, ou então, pelo enfermeiro.

Num lar em particular, o enfermeiro da tarde, encarraga-se de preparar os medicamentos para 20 residentes. Como existem nesse lar, cerca de 90 residentes, existe trabalho regular para todas as tardes. Como me dá uma dor de cabeça, evito de fazer tardes nesse tal lar  ;D

Mas, Isabel, se no lar onde trabalhar, tens apenas 20 residentes, penso que não tenhas muito que fazer! Aqui, o normal, é um enf para 80-100 idosos.
Enfermeiro em França

Offline Isabelita

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #43 em: Abril 12, 2012, 23:23:10 »
Dizer que nao tenho muito que fazer.... é dizer muito... pois os dias são sempre bem preenchidos....
Tenho effectivamente a sorte de trabalhar num "canton" onde ainda nos permitem ter um racio enfermeiro-utente bem confortavel, uns vizinhos nossos ja nao por exemplo. A Suiça é um unico pais mas algumas leis mudam nos diversos "cantons". A nossa dotação é realmente adequada e isso permite-nos ter bem tempo para os nosso residentes. Ou seja, eu posso fazer o trabalho de enfermeira que é necessario e quando os dias o permitem, tenho tempo para realisar banhos avaliativos e therapeuticos, entrevistas privilegiadas, enfim se formos a ver um verdadeiro trabalho de enfermagem, há tanto que fazer. Temos varios protocolos e fichas de actuação, muito trabalho administrativo que deve ser todos os dias revisto pois senão as auxiliares não conseguem trabalhar pois como ja disse elas trabalham sob delegação e seguem fichas e protocolos feitos por nós.
O ano que passou tivemos uma unica ulcera de pressão, e logo de seguida nos reunimos para detetar as falhas e as melhorias a ter para tal não se repetir....
Pergunto-lhe colega Jotix, acha a sua dotação adequada? Eu sei que nos adaptamos en função do que temos obviamente, mas é tão bom podermos ter tempo para avaliar correctamente uma pele, eu tive aulas de massagem no meu curso de base e posso por em prática, e o Enf Jotix consegue?

Cumprimentos

Offline Farfi

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Abril 17, 2012, 14:49:31 »
Absolutamente de acordo, Isabel. Enfermagem não são apenas procedimentos técnicos. Há toda uma vasta actuação que muitas vezes é descurada, por falta de tempo ou vontade. Duvido que num lar onde o rácio seja de 1 enfermeiro para 80-100 utentes, se consiga fazer uma avaliação de enfermagem adequada. Não estou de forma nenhuma a julgá-lo, Jotix, pois tenho a certeza que, se pudesse, aumentaria o rácio de enfermeiros por utentes, de forma a proporcionar melhores cuidados.