Autor Tópico: Qual a melhor forma de preparar medicação em lares?  (Lida 30704 vezes)

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Qual a melhor forma de preparar medicação em lares?
« Responder #15 em: Setembro 29, 2008, 20:02:16 »
Pois... é msmo mto dificil controlar td e ainda a medicação...
Sim, o ideal seria preparar diariament, mas n é msmo possivel, e bem sei o k isso significa... :S
Tou sozinha com 45 utentes e n m posso descuidar! É msmo assim... e tento ao máximo em pensar noutros métodos d funcionamento c a medicação... mas n vem nd :P
Penso k os carrinhos n é a melhor solução, pois (para mim) é mto complicado levar o carrinho atrás pa sala ... e o método das caixinhas individuais identificadas é o melhor metodo...
Tb vou recorrer então ao teu método experimental, k m parece mais acessivel k o meu metodo :) lol

Brigado Marisa

Offline IC

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Setembro 29, 2008, 20:20:18 »
Olá colegas.

Não trabalho nem nunca trabalhei num lar, mas tenho alguns colegas que trabalham... Sinceramente nunca tinha pensado muito na complexidade desta questão da medicação... Só dp de ver o tópico é que tentei saber junto dos meus colegas como é que as coisas funcionavam no lar onde eles trabalham... Uns preparam a medicação para a semana e outros diariamente (pq têm mais q um enfermeiro)... E as vantagens e desvantagens que eles me explicaram ter na prática, vão ao encontro do que aqui se tem dito...

um exemplo simples: "acontece uma urgencia e tenho de sair c um idoso ao médico (ou fazer um exame, etc..), e depois? se eu não regresso a tempo, quem prepara a medicaçao que eu tinha planeado preparar??"

::) E porque não preparar a medicação de um dia para o outro?...  ::) Não sei se isto é minimamente viável, mais uma vez repito que nunca trabalhei num lar, mas foi o que me veio à cabeça.

Cumprimentos  :-*

Offline mariposa719

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Setembro 29, 2008, 20:34:06 »
sim, entretanto tb ja pensei nessa hipotese... mas.. como ate ao momento o método de a preparar diariamente tem resultado bem, ainda nao tive necessidade de trocar de método.. (mas ainda vou ponderar mt bem essa hipotese!!)

claro que, por vezes preparo no dia anterior (se prevejo que no proprio dia nao vou ter tempo ou se tenho folga).. enfim.. só o tempo me ajudará a tirar novas conclusoes...

;) obrigada pela dica, cumprimentos.

Offline farma360

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Setembro 30, 2008, 12:58:19 »
Boa Tarde Caros amigos enfermeiros,

Desde já demostro a minha solidariedade para a vossa greve, temos todos que lutar pelos nossos direitos.
Tenho vindo a acompanhar as preocupações e sugestões de alguns elementos para o processo de preparação e distribuição de medicação. A realidade justifica a nossa existência. Vejo que se experimentam metodos diferentes, e talvez mais eficazes para a gestão de tempo e garantia de qualidade, mas será que esses são os ideais. A Farma360, estudou e testou os metodos mais eficazes para a gestão, preparação e distribuição de medicação com resultados certificados. São mecanismos que diminuem o tempo nos processos e garantem que o medicamento certo, é tomado à hora certa, pelo o residente certo.
Está na altura de deixar de "experimentar" soluções, elas já existem.

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Setembro 30, 2008, 17:50:41 »
Entendo o seu ponto d vista farma360, mas também deve tentar perceber o nosso... o facto de conseguir outros métodos (e bem haja para essas novas formas de preparação/ distribuição de medicação), tem a ver com a direcção do lar. Eu já fiz o meu trabalho: dei o seu contacto ao lar onde trabalho...
Entretanto n posso ficar parada... tenho de por mim propria tentar mudar de estrategia até conseguir a ideal de acordo com o material que tenho...  ;)

Obrigado pela disponibilidade e atenção, mas neste momento vai ser dificil haver um contacto com vocês, pois no lar onde trabalho, estão a haver diversas alteraçoes de acordo com a legislação, o que leva a "deixar andar" outras coisas menos prioritarias (do ponto d vista da direcção)...

Obrigado...

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Outubro 23, 2008, 22:35:41 »
@EnfNessa

Então como corre o novo método de preparar medicação?

Os erros ou a possibilidade de erro diminuiram?

Como foi a receptividade?

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Outubro 23, 2008, 22:50:54 »
:)

Actualmente estou a utilizar o método de: diáriamente faço a distribuição da medicação para as caixas semanais (cmo são muitos utentes, dividi 6 por dia mais ou menos), e em cada refeição faço também diariamente... ou seja, quando chego ao local de trabalho preparo a medicação para o almoço, depois da realização de pensos e outras actividades, à hora de almoço dos utentes preparo a medicação para as caixas semanais e para jantar/ ceia/ peq.almoço...

Sinceramente EnfSergio, estou a adorar o método, apesar de dar muito trabalho e disponibilidade de tempo, assim posso confirmar se a medicação do dia anterior foi administrada (por vezes é esquecida) e minimizar o nº de erros, pois nas proprias caixinhas das refeiçoes escrevo o nº de comprimidos que devem estar lá...  :) e assim vou confirmando...
Com o tempo, também me vou apercebendo de pequenos erros, pois fico a saber de cor os mesmos e as alteraçoes são registadas por mim e à minha responsabilidade...

Pelo menos, por enquanto foi bem recebido, pelas funcionarias e utentes (sempre fazem exercicio aos musculos ao tentarem abrir as caixinhas de medicação em cada refeição  :) looool)

Offline susana louro

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Outubro 04, 2010, 22:44:50 »
eu trabalho num lar, que tem 90 utentes. sou a unica enf, sendo que existe uma funcionaria responsavel pela medicação. contudo, a funcionaria entra as 08h e sai as 16h. e impossivel não atribuir a função de administrar medicamentos às funcionarias. não me agrada, mas não encontro outra solução

Offline Sorcy

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Janeiro 18, 2011, 14:51:22 »
Eu trabalho num lar onde é preparada a medicação para cerca de 90 utentes. A preparação da medicação é realizada uma vez por semana em caixas individuais (a caixa está subdividida por 7 tiras, e cada tira sub-dividida em manhã/almoço/jantar/noite). Pode não ser o método mais adequado, mas é aquele que encontramos mais eficaz para evitar erros. A enfermagem está assegurada entra as 8h da manhã e as 20h/21h da noite. A partir daí, a enfermagem é feita por via de telefone, se for caso disso, pois a instituição não quer um enfermeiro à noite (menos despesas ;)).
Existe paralelamente à terapêutica, um livro com toda a medicação dos utentes onde pode ser verificado o número de comprimidos de cada hora de medicação, e se for uma hora em que não é o enfermeiro a administrar, uma tabela para assinar o responsável pela respectiva administração.

Cumps ;)

Offline farma360

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Abril 26, 2011, 17:15:43 »
Caros amigos Enfermeiros,

Passados alguns anos de ver este tópico pela 1ª vez, e com a mesma preocupação com que toda a comunidade olha para esta temática, vimos apresentar aquela que consideramos a melhor solução.
Temos vindo a trabalhar arduamente, juntamente com um conselho cientifico para melhorar as condições de trabalho dos enfermeiros no que diz respeito à preparação e administração de medicação.
Julgamos ser importante a nossa contribuição. Não temos um objectivo meramente comercial, mas sim, uma participação activa na saúde dos mais idosos.
Respondendo à questão do tópico, apresentamos a nova caixa de medicação semanal. Ideal para lares de 3ª idade, para toma em unidose. Ou então para serviços de apoio domiciliário. Ou mesmo para um novo serviço a ser disponibilizado por Farmácias, de entrega de medicação ao domicílio.
Com esta nova solução para preparação de medicação aumentamos a confiança de quem toma e de quem prepara os farmácos.
Estamos disponíveis para qualquer questão que considerem importante.

Saibam mais informação através do nosso site: www.farma360.com

Offline Propofol

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Agosto 21, 2011, 11:37:21 »
Posso deixar uma sugestão, porque é que, para aqueles que têm de deixar medicação preparada para ser administrada nas horas em que não existem enfermeiros por serviço, não fazem o seguinte; deixam colado na cama dos utentes a lista diária da terapêutica (na cama ou em outro local onde seja difícil confundir os utentes e trocar medicação) e deixam em algum lugar os copos com a medicação já tirada, mas dentro do blister, de modo a que a pessoa que vai administrar possa saber exactamente qual o nome do comprimido que vai administrar, e assim fazer a confrontação entre o que está a administrar e o que está na folha de terapêutica, assinando no local de cada um dos medicamentos. Não sei se a ideia foi clara, ou se é minimamente praticável, mas talvez pudesse permitir maior segurança para quem tem de gerir a terapêutica dos lares. Já agora, os rácios de enfermeiro por utente, nos casos que falaram aqui, não ficam um pouco aquém do que está definido pela lei? É que de acordo com o despacho normativo 12/98, que deixo em anexo, diz o seguinte:

Norma XII
Indicadores de pessoal
1 — Para assegurar níveis adequados de qualidade
no funcionamento do lar é necessário o seguinte pessoal:
a) Um animador social em regime de tempo
parcial;
b) Um enfermeiro por cada 40 utentes;
c) Um ajudante de lar por cada 8 idosos;
d) Um encarregado de serviços domésticos em
estabelecimentos com capacidade igual ou superior
a 40 idosos;
e) Um cozinheiro por estabelecimento;
f) Um ajudante de cozinheiro por cada 20 idosos;
g) Um empregado auxiliar por cada 20 idosos.

2 — Independentemente do pessoal da alínea c) do
n.o 1, deverá ser assegurada a permanência de um ajudante
de lar para vigilância nocturna por cada 20 idosos.
3 — Sempre que o estabelecimento acolha idosos em
situação de grande dependência, as unidades de pessoal
de enfermagem, ajudante de lar e auxiliar serão as
seguintes:

a) Um enfermeiro por cada 20 idosos;
b) Um ajudante de lar por cada 5 idosos;
c) Um empregado auxiliar por cada 15 idosos.

Mas, posso estar a fazer uma interpretação errada do mesmo, ou podem ter havido alterações à lei que desconheço.

Offline lusia

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Setembro 20, 2011, 20:22:43 »
Ola td bem gostaria que alguem me diga em termos de preparaçao da medicação, quem esta habilitado a fazer a preparaçao, e administraçao, isto pq tenho uma amiga que trab numa ipss e ela é AAD (ajudante de açao direta) e sao elas que preparam e administram a medicaçao isso é legal? se nao, alguem me pode fornecer decreto lei q diga o contrario, sempre soube que era da alçada dos enfermeiros mas agora ela me deixou com duvidas.

Offline Carlos H

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Fevereiro 06, 2012, 16:14:08 »
Penso que organizar a medicação em lar de idosos, deve requerer dois fundamentos importantes, que são a minimização ou mesmo a eliminação da margem de erro e o aumento da eficiência, por isso é fundamental uma boa organização que pode começar por ter os medicamentos de cada utente devidamente separado em espaço próprio e funcional acompanhado da lista de todos os medicamentos prescritos sua posologia, este recipiente deve estar devidamente identificado, ser fácilde de manusear, para preparar a medicação semanal, devem ter presente que hoje existem no mecado caixas que mesmo caindo ao chão não permitem que a medicação se misture, permitindo ainda ajustar os espaços de cada toma conforme a quantidade de medicação em cada horário.

Bom trabalho

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Fevereiro 06, 2012, 22:11:24 »
Como ainda sou estudante, apenas vou partilhar o que observei quando estive a realizar o Ensino Clínico num lar...

Para mim, é um dos piores metodos possíveis e imaginários... Os doentes iam para a sala de refeições, tinha um cesto na parte do balcão com as diversas caixas dos fármacos e com o nome do doente na caixa....

Adivinhem quem a preparava... o animador social -.- ... Tinham uma folha com o nome do doente, refeições e respectivos fármacos... e pronto... era preparado na hora...

Margem de erro?! Muiitaaa -.-Enf. para monitorizar efeitos secundários=0... Enfim Enfim..

A realidade.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Fevereiro 06, 2012, 23:10:07 »
No lar em que trabalho são apenas os enfermeiros que preparam a medicação. Esta é preparada nas caixas semanais. No entanto é bastante demorado a preparação da mesma...pois são cerca de 60utentes em lar mais cerca de 10utentes em centro de dia. É demorado, cansativo, e sempre a sermos interrompidos...ou porque algum idoso fez uma lesão, ou porque algum se está a sentir mal, ou porque algum quer ver a tensão arterial, etc...