Autor Tópico: Qual a melhor forma de preparar medicação em lares?  (Lida 30706 vezes)

Offline offcarrot

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Qual a melhor forma de preparar medicação em lares?
« em: Novembro 25, 2007, 11:27:02 »
Olá a todos!!

Comecei a trabalhar num lar de terceira idade há 2 meses, já me integrei um bocado considerável e agora está na altura de sugerir algumas alterações ao que eu e as minhas colegas consideramos menos bem.

Resolvi colocar aqui este tópico apelando à partilha da vossa experiência, portanto um muito obrigada desde já àqueles que o fizerem.

O nosso principal problema para já é a preparação da medicação. O nosso lar tem cerca de 100 idosos internos, alguns totalmente autónomos que gerem a sua própria medicação, outros em que essa gestão e preparação é feita por nós. O problema está na forma mais eficaz de preparar a medicação de cerca de 60 idosos sem que nos ocupe demasiado tempo, para que este possa ser investido na prestação e cuidados e relação com os idosos.

Para já temos uns tabuleiros feitos para este efeito e muitos (muitos mesmo) copos de medicação rotulados com o nome de cada idoso, em que preparamos a medicação para 2 ou 3 dias, de acordo com feriados, fins de semana, etc, sendo os tabuleiros substituídos diáriamente. Este processo "ocupa" pelo menos uma enfermeira durante um turno inteiro! O nosso objectivo seria preparar a medicação diariamente para reduzir ao máximo o risco de erros e ficar com mais tempo para os idosos...

Partilhem a vossa experiência, como é feita a preparação da medicação no vosso lar ou nos lares por onde já passaram??

Obrigada

Liliana

Offline susana_enf.

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Qual a melhor forma de preparar medicação em lares?
« Responder #1 em: Novembro 25, 2007, 19:48:57 »
Olá cara colega. :)

No meu 2º ano do curso eu fiz estágio num lar também com muitos idosos, e o que fazíamos era o mesmo que tu. Na minha opinião termos que preparar a medicação para dois ou tres dias seguidos nao era vantajoso. Em primeiro lugar, porque tal como dizes, é necessário estar 1 enfermeiro o turno inteiro a fazê-lo. E agora pergunto: onde é k fica a relação interpessoal, o dinamismo e a possibilidade de escutar e atender estes idosos, se ficamos o turno embutidos numa sala de trabalho? Será que isso (Relação de Ajuda) não é o que realmente eles mais precisam e a qual faz parte do cerne da nossa existência?
Daí achar que a medicação deveria ser preparada para 24 horas, dando a possibilidade de todos os enfermeiros do Lar, centrarem-se mais no CUIDAR, uma vez que em pouco tempo teriam a preparação da medicação feita.

Em relação a outro método para o fazer (método unidose), não me parece que o Lar tenha capacidade de resposta a esta possibilidade, porque entre outras coisas, exige outros recursos humanos e outro tipo de material e isso envolve € ( Coisa que normalmente eles não gostam de perder)  :) e por serem muitos idosos.

Fica aqui a minha humilde opinião, resultante também da minha inexperiência profissional.

Votos de Bom trabalho! ;)

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Novembro 25, 2007, 19:52:15 »
Olá,

Começo por dizer que nunca trabalhei em lares, por isso não será tanto uma resposta ao teu apelo à experiência.

Tenho apenas um comentário a essa forma de administrar medicação e que tu também referiste: a questão dos enganos. Estás a dar um copo com comprimidos a uma pessoa sem saber o que lhe estás a dar e porquê. E como saber se alguém não deu uma pancada no tabuleiro e os comprimidos se baralharam todos? E como saber o que estás a administrar para monitorizar efeitos secundários?

Isso é trabalhar às escuras. Não é bom para ti, não é bom para os utentes. Não duvido que seja complicado fazer tudo o que vos é exigido, mas há coisas para as quais tem de haver tempo. A medicação é uma delas. Se o idoso não toma banho todos os dias (a maioria não o faz em casa) não é perigoso; se trocas a medicação ou desconheces o que estás a administrar, não é trabalho de enfermagem e é perigoso.

A minha sugestão seria ter mais enfermeiros; à falta disso, deixar o que não é perigoso para depois e dar atenção àquilo que pode colocar a saúde do doente em risco.
Por isso a medicação deve ser preparada por quem a administra.

Pessoalmente, tenho muita relutância em administrar medicação que não foi preparada por mim e, quando tenho de o fazer, pergunto quem preparou e o que é. Defende-te, defende os doentes.

Abraço.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Novembro 25, 2007, 20:39:07 »
Todos os lares que eu conheço, e não são poucos, a medicação é preparada assim. Muitas vezes a medicação é preparada em caixas para a semana inteira...sim é isso mesmo para a semana inteira. Num dos lares em que trabalhei havia uma caixa de madeira com várias divisórias, e cada uma correspondia a um idoso, e dpois cada uma tinha uma caixinha com os comprimidos. Cada caixa destas de madeira era para um dia da semana.
Mais grave...era que a medicação era preparada não pelo enfermeiro mas sim pela...animadora social.
Enfim...
A preparação da medicação deve ser da responsabilidade do enfermeiro e devem ser adoptadas estratégias para precaver eventuais enganos. Muitos lares não têm enfermeiro 24horas por dia e então a tarefa de preparação de medicação é de outro funcionário. Se não há enfermeiro 24horas por dia, é impossível o enfermeiro tirar a medicação, por exemplo a cada refeição, ou seja, tirar e administrar como seria o correcto.
Enfim...

Offline Vitor Barbosa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Novembro 26, 2007, 22:38:23 »
Na maior parte dos lares que conheço, separam a medicação para caixas de medicamentos tipo Practidose:

Pode não ser a melhor solução, mas é melhor que outras já citadas.

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Novembro 26, 2007, 23:50:33 »
Olá,

Administramos Nifedifina cr 30 e não sabemos o que está na caixa? Que monitorização? Administramos varfarina e não temos controlo de INR? Etc...

Isto e exercer Enfermagem ou é ter um emprego?

Reflictamos sobre estes assuntos, que não são menores.

A medicação tem de ser preparada por quem a administra. Quem te garante que não tens elementos que querem guerra?

Quando iniciei funções, apanhei colegas que nos trocavam os parâmetros do ventilador... Depois de coisas destas tudo é possível.

Cuidado e abraço.

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Setembro 25, 2008, 22:46:37 »
Eu sei que este assunto está "close" desde novembro 2007, mas ao ver este assunto e cmo tb eu estou c dúvidas sobre este assunto, decidi reiniciar...

É assim, tou a trabalhar num lar em k o enfº está limitado a um horário das 9h às 16h. A medicação é administrada fora desse horário e durante o fim-semn por funcionarias; 2 vezes por semana organizo a medicação pra outra semana inteira. Antes de estar a trabalhar neste lar, eram as funcionarias k tratavam da medicação toda, ou seja, preparação e administração.

No entanto, comecei a trabalhar, pensei: se nas refeiçoes k nao estou e aos fins-semn elas têm d administrar obrigatoriament, mas a medicação é responsabilidad do enfermeiro; pk n fazer a distribuição da medicação entre eu (cmo responsavel pela medicação) e a funcionaria (a fim d k esta tenha habilitaçoes, sabendo tb o k está a adminitrar)  ??? Assim, a medicação fica spre à minha responsabilidade e sei spre s há alteraçoes, ao msmo tempo a funcionaria responsavel sabe o k está a administrar pro caso de haver alguma intercorrencia na minha ausencia...

Que acham?? Estou a pensar/ agir bem?  :-[

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Setembro 25, 2008, 23:27:51 »
EnfNessa...nos lares onde não há enfermeiro 24 horas por dia...cabe ao enfermeiro delinear as estratégias, juntamente com outros intervenientes, que entende serem necessárias para o bom funcionamento do lar.

Se essa estratégia adoptada resulta...segue em frente...se não resultar tem que ser repensada. Temos que mudar o que está mal...manter ou melhorar o que está bem...

É difícil atingir a perfeição...mas não custa caminhar por um caminho que nos leve até ela...

Offline farma360

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Setembro 26, 2008, 15:50:57 »
Boa Tarde Caros Amigos,

Finalmente alguem fala do assunto tabu... Nós temos a solução... Novos mecanismos para que a medicação seja administrada ao residente certo à hora certa, reduzindo ao minimo o erro. Uma excelente ajuda para os assuntos que indicaram em cima.
Estas soluções foram estudadas e testadas, e não só melhoram o estado de saúde do sénior, como melhora em muito as condições de trabalho de quem têm a responsabilidade de gerir medicamentos em lares de 3ª idade.

Abraço a todos.

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Setembro 26, 2008, 19:44:28 »
Concordo consigo EnfSergio, até agora é um método que penso ser o ideal, pois a funcionaria que administra medicação também deve ter conhecimentos dos medicamentos k está a administrar... nem que seja o minimo... a fim de me transmitir qualquer intercorrencia...
Sei que nao é a solução perfeita, mas neste momento é a que me parece mais adaptável ao lar...

Citação de: farma360
Nós temos a solução... Novos mecanismos para que a medicação seja administrada ao residente certo à hora certa, reduzindo ao minimo o erro. Uma excelente ajuda para os assuntos que indicaram em cima.

Desculpe farma360, mas nao percebi qual é esse mecanismo ... se podesse explicar...
Obrigado

Offline mariposa719

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Setembro 29, 2008, 17:41:24 »
Caros colegas!! Tb trabalho num lar há uns meses e.. tenho-me identificado muito com esta "discussão" sobre a preparação e distribuiçao de medicação.
estas duvidas tem-m atormentado dsd k cheguei ao lar pois,sendo eu a única enfermeira do lar e tendo consciencia de k a responsabilidade pela medicação é 100% minha, nunca conseguia estar "tranquila" qd estava fora do lar!

como funciona no "meu" lar??
- quando la xeguei organizei uma reuniao geral c as funcionarias/director para debater esta problemática e propor sugestoes!! Resultado:
- sou eu kem prepara SEMPRE a medicação (para as caixas "practidose" - 1caixa pa cada residente e k tem medicação pa 1semana). Mas nao preparo a medicação toda num dia! Preparo cada dia umas "x" caixas, até chegar ao final da semana em k completo a totalidade. Por ex: segunda preparo 5 caixas. Terça preparo outras 5caixas, etc etc.. Isso obriga-me a "ver" todas as caixas diariamente e certificar-me se houve "perda" de medicação ou troca..,etc.
- felizmente, tendo apenas 36 utentes, ja fixei k medicação toma cada residente!! o k me ajuda mt!
- quanto à distribuiçao, tb usamos os copos individuais rotulados p cada residente! claro k isso nao evita potenciais acidentes de "cair o tabuleiro", "derramar copos", etc. Assim sendo, qd nao estou, ninguem administra nada sem me perguntar!!k mais s pd fazer?
FELIZMENTE, vou ter mais uma enfermeira p breve, o k nos dará mais tempo e disponibilidade pa tratar da medicação! como projecto futuro, tenho pensado pedir 1carrinho de medicação e, diariamente, 1-preparar a medicação, 2-levar o carrinho ao encontro do residente e 3-administrar (e 4-registar!!)

Pode nao parecer a strategia mais adequada, mas, face às condições que tenho, tento fazer o meu melhor! se vejo k nao resulta, entao: nova reunião com a directora e mudo de estrategia!!

espero ter ajudado e tb agradeço sugestoes..
obrigada, cumprimentos!

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Setembro 29, 2008, 18:57:28 »
hum  ::) o facto de preparar diariament a medicação é capaz d m facilitar todo est processo... brigado pela ideia... :)

Offline mariposa719

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Setembro 29, 2008, 19:38:44 »
EnfNessa, fico contente por poder ter ajudado, mas olha que tb tem as suas desvantagens preparar diariamente a medicaçao!
é que assim, tds os dias tens de dispender tempo para a medicaçao! por outro lado, é menos tempo de cada vez.! em vez de perder 1tarde ou 1dia, perdes 1horita por dia (mais ou menos, dependendo do numero de pessoas)..
eu faço assim pk preparar apenas 1vez por semana a medicaçao nao dava certo : por vezes, durante a semana perdia-se medicação acidentalmente e depois era uma confusao!! e tambem, quando havia alteraçoes de terapeutica pa fazer, era mais confuso..
assim, ainda k so prepares diariamente a medicaçao de "x" pessoas, dá-te sempre oportunidade de "controlares" com uma vista de olhos (ou mais do que isso) como está a medicação das restantes pessoas.. assim, minimizam-se os erros que possam surgir (pelo menos no que respeita à preparação da medicação e ao seu "armazenamento" até à distribuiçao da mesma)..

Mas bem, eu tb estou ainda numa fase "experimental" com este método.. se resultar mantenho! se começar a mostrar-se um método pouco vantajoso, tento trocar pa outro!! de momento, nao me posso queixar.. está a ser melhor do k quando preparava a medicaçao 1x/semana.

ironicamente estou a pensar : trabalhar num lar (principalmente se forem poucos ou apenas 1enfermeiro), é como ser "enfermeiro na prestaçao de cuidados + enfermeiro formador + enfermeiro gestor tudo ao mesmo tempo"... temos de ser nós a avaliar as necessidades do "serviço" e a tentar colmatá-las.. ;)
Boa sorte!
cumprimentos, marisa.

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Setembro 29, 2008, 19:45:42 »
É verdade, temos msmo d ser nós a controlar td... por um lado é bom, pk até nos sentimos c a confiança no auge hehe lol, e todos os dias a crescer mais um pouco :)
O k parece é k as horas d horario n xegam e há spre qq coisa k falta fazer... actualment estou a fazer 2 x por semana, 45 utentes, mas fico horas d roda da medicação! é uma "perda d tempo", pk são mtas horas dentro do gabinete, e s há alguma intercorrência pronto, estraga logo os planos...
Vou ver s esta semn ou proxima imponho esse método, pois demonstra k há menos tempo a perder com a medicação em dias especificos, e assim todos os dias estou disponivel tanto pa medicação cmo pras restants coisas k temos a fazer...
Tenho msmo d ver a existencia d outros metodos a fim s fico mais descansada c a medicação :)
Obrigado pela ajuda  ;)

Offline mariposa719

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Setembro 29, 2008, 19:50:42 »
só mais uma coisa!  :-
quando digo que "preparar a medicação diariamente tb tem as suas desvantagens", nao quero dizer que não seja o ideal! pelo contrário!! na minha opiniao, o ideal seria mesmo preparar a medicaçao diariamente para cada utente.. !
mas, atendento ao meu contexto em particular (e dos outros enfermeiros k trabalham nas mesmas circunstancias), nem sempre é uma vantagem preparar a medicaçao todos os dias.. e sabem porque? um exemplo simples: "acontece uma urgencia e tenho de sair c um idoso ao médico (ou fazer um exame, etc..), e depois? se eu não regresso a tempo, quem prepara a medicaçao que eu tinha planeado preparar??" enfim.. sao as desvantagens de um meio onde trabalham poucos enfermeiros.. e temos de estar "cientes" e àlerta para todas as possibilidades e intercorrencias..

cumprimentos, marisa. ;)