Caros colegas!! Tb trabalho num lar há uns meses e.. tenho-me identificado muito com esta "discussão" sobre a preparação e distribuiçao de medicação.
estas duvidas tem-m atormentado dsd k cheguei ao lar pois,sendo eu a única enfermeira do lar e tendo consciencia de k a responsabilidade pela medicação é 100% minha, nunca conseguia estar "tranquila" qd estava fora do lar!
como funciona no "meu" lar??
- quando la xeguei organizei uma reuniao geral c as funcionarias/director para debater esta problemática e propor sugestoes!! Resultado:
- sou eu kem prepara SEMPRE a medicação (para as caixas "practidose" - 1caixa pa cada residente e k tem medicação pa 1semana). Mas nao preparo a medicação toda num dia! Preparo cada dia umas "x" caixas, até chegar ao final da semana em k completo a totalidade. Por ex: segunda preparo 5 caixas. Terça preparo outras 5caixas, etc etc.. Isso obriga-me a "ver" todas as caixas diariamente e certificar-me se houve "perda" de medicação ou troca..,etc.
- felizmente, tendo apenas 36 utentes, ja fixei k medicação toma cada residente!! o k me ajuda mt!
- quanto à distribuiçao, tb usamos os copos individuais rotulados p cada residente! claro k isso nao evita potenciais acidentes de "cair o tabuleiro", "derramar copos", etc. Assim sendo, qd nao estou, ninguem administra nada sem me perguntar!!k mais s pd fazer?
FELIZMENTE, vou ter mais uma enfermeira p breve, o k nos dará mais tempo e disponibilidade pa tratar da medicação! como projecto futuro, tenho pensado pedir 1carrinho de medicação e, diariamente, 1-preparar a medicação, 2-levar o carrinho ao encontro do residente e 3-administrar (e 4-registar!!)
Pode nao parecer a strategia mais adequada, mas, face às condições que tenho, tento fazer o meu melhor! se vejo k nao resulta, entao: nova reunião com a directora e mudo de estrategia!!
espero ter ajudado e tb agradeço sugestoes..
obrigada, cumprimentos!