Autor Tópico: CAP ( Curso de Aptidão Pedagógica): Formação de formadores  (Lida 52579 vezes)

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: CAP ( Curso de Aptidão Pedagógica): Formação de formadores
« Responder #30 em: Fevereiro 22, 2009, 14:36:12 »
Citação de: paionense
O0
Só quem nuca deu formação a sério é que pode dizer que o curso de Enfermagem deve dar equivalência ao CAP. Eu na altura também gostaria que isso me tivesse acontecido mas tive que desembolsar o dinheiro. No entanto posso dizer que me foi bastante útil e não o considero mal empregue. 

Obviamente que os Pedreiros devem tirar esse CAP, pois se o curso for nessa área haverá falta desses formadores. Chama-se Formação Profissional.

Dou centenas de horas de formação por ano e tudo o que sei sobre a profissão de formador foi-me ensinado no CAP e não no curso de Enfermagem.

O nosso problema é que queremos fazer de tudo um pouco e sabemos nada em concreto.

Concordo.

Aconteceu o mesmo comigo.

Offline Zinote

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Fevereiro 22, 2009, 18:17:55 »
Boas tardes...

Eu tirei o CAP a pouco tempo e terminei tambem o curso a pouco tempo e no entento notei, entre a primeira e a ultima autoscopia, uma evolução significativa, no entanto sei que muitos conteudos que dei no curso já os tinha mas serviu para solidificar essas mesma aprendezagem.

Abraço e cumps a todos.
Há vezes que é necessário dar um salto e contruir as asas durante a queda.

Offline moutinho

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Maio 17, 2009, 11:34:49 »
Boa tarde,

terminei ontem o curso de Formação Inicial Pedagógica de Formadores (por b-learning, www.schumal.com o qual paguei 240e, o mais barato que encontrei).

Sei que a entidade formadora tem o prazo de 1 mês para entregar a documentação ao IEFP e que a espera pela emissão do CAP é longa! No entanto, a empresa já passou um certificado de bom aproveitamento.

Anteriormente falava-se em 6 meses de espera, mas gostaria de partilhar com os colegas uma data de espera mais actual.

Quanto tempo tem demorado o CAP para quem terminou o curso há pouco tempo?

Offline Enf_Catinha

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Maio 18, 2009, 19:39:05 »
Oi colegas.

Também estou a pensar tirar o CAP e encontrei um preço mais acessivel na ENA em VNgaia por 190 euros.

O que eu não sei é...esta escola é devidamente creditada?

Pelo que li anteriormente só os cursos que possuem a certificação pelo IQF é que são válidos mas neste não consigo perceber se obedece a esse parâmetro...alguém me pode ajudar de quem já tirou nesta escola?

Obrigado.

Bjs
A vida é feita de escolhas! Faz a tua! Sê Enfermeira! Não se deixem diminuir!;)

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Maio 30, 2009, 16:36:05 »
Citação de: Enf_Catinha
Oi colegas.

Também estou a pensar tirar o CAP e encontrei um preço mais acessivel na ENA em VNgaia por 190 euros.

O que eu não sei é...esta escola é devidamente creditada?

Pelo que li anteriormente só os cursos que possuem a certificação pelo IQF é que são válidos mas neste não consigo perceber se obedece a esse parâmetro...alguém me pode ajudar de quem já tirou nesta escola?

Obrigado.

Bjs

No sítio deles referem ser certificados pelo IEFP e INOFOR (http://www.ena.pt/ena.php), por isso os cursos serão válidos.

Offline Blue bird

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Setembro 29, 2009, 20:43:21 »
Estou a pensar fazer o curso de formação pedagógica inicial de formadores na PH+ em Lisboa. Alguém que conheça ou tenha lá feito o curso me pode dar uma opinião sobre a mesma empresa?

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil

Offline vitorefo

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Dezembro 29, 2009, 17:49:41 »
Boas tardes.

A minha questão é que no curso de licenciatura aprendemos a fazer sessões de educação para a saúde em diversas áreas. Tudo bem que não são formações certificadas, mas são formações... Como estudante tive oportunidade de fazer SES em crianças de ensino básico, centro de dia, auxiliares, etc. Tive oportunidade de realizar estes sob alçada de professores DOUTORADOS da minha escola. Não digo que o CAP era desnecessário, mas penso que deve ser levantada esta questão de que temos um curso em que desenvolvemos estas competências e que posteriormente nos dizem que não as devemos utilizar no sentido de sermos remunerados por isso?! Até compreendo a postura de outros profissionais que não sabem as características do nosso curso, mas nós temos que as reflectir.

No CAP existe esta prática de "campo" a nível da aprendizagem?

Não concordo com o sr. paionense em relação à citação: "O nosso problema é que queremos fazer de tudo um pouco e sabemos nada em concreto." Penso que é mais a profissão "Enfermeiro" permite-nos uma grande abrangência de matérias no contexto de saúde, depois dá a vantagem de quem quiser dedicar-se a certa área, pode-o fazer, tornando-se bom no que desempenha. Agora existem competências bem definidas pelos estatutos da OE (legislação portuguesa), que cabe a nós reivindicar-las e defender-las.

Uma questão para reflectir, porque é que o ministério na reestruturação da unidade de cuidados primários, contempla um enfermeiro no interior de certos agrupamentos de escolas? Penso que essencialmente é para fazer educação para a saúde (formação) aos jovens e este terá que ter CAP?

Cumprimentos,

Vítor Oliveira
Devemos aprender com o passado, mas viver na realidade do presente e pensar no que poderá ser o futuro.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Dezembro 29, 2009, 17:56:38 »
Eu tenho o CAP de formador e penso que foi uma mais valia na minha formação.

Offline enfºarturbispo

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Janeiro 21, 2010, 15:50:16 »
Ja agora eu tenho tentado informar-me na zona do Algarve, mas parece que aqui é muito mais caro o mais barato que encontrei foi 400e. alguém sabe ou tem conhecimento de haver algo mais barato nem que seja não presencial.
Artur Bispo

Offline AddSilva

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Janeiro 30, 2010, 03:13:02 »
Trabalho no Algarve e fiz o curso na Nova Etapa, por b-learning por cerca de 350€. São 40 horas presenciais (no meu caso foi em Lisboa) e 68 horas (salvo erro) através da plataforma b-learning. Gostei.

Offline anaiD

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Janeiro 30, 2010, 14:01:49 »
Olá!

Eu já tenho o CAP quase à um ano e sem dúvida que ao tirar o curso de formação de formadores se aprende muita coisa!
Só tenho pena que ainda não tenha conseguido nem uma hora a dar formação!...
Já tenho mandado currículo para empresas de formação mas até agora nada :S
Alguém sabe dizer locais, na zona Norte, onde precisem de formadores?

Obrigada

Offline VSSS

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Fevereiro 11, 2010, 22:24:07 »
Citação de: enfºarturbispo
Ja agora eu tenho tentado informar-me na zona do Algarve, mas parece que aqui é muito mais caro o mais barato que encontrei foi 400e. alguém sabe ou tem conhecimento de haver algo mais barato nem que seja não presencial.

Olá,
Eu acabei em Dezembro o curso de formadores, em guimaraes pelo FDTI. Gostei muito e recomendo, eles têm vários cursos, em várias áreas, e têm delegações por todo o País, no Algarve existe a:
Delegação Distrital de Faro
Rua da PSP (Centro de Juventude),  8000-905 Faro
T: 289 802 510 | F: 289 812 145 | E: http://juventude.gov.pt/Portal/FDTI/

Offline nurse_neia

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #43 em: Fevereiro 17, 2010, 15:10:51 »
Eu tambem fiz essa formaçao pela FDTI, e gostei muito.

Offline catarina_roque

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Março 12, 2010, 00:44:10 »
Boa noite,
dei uma vista de olhos por este tópico e fiquei com algum interesse em tirar este curso. Será que alguém que tenha tirado o curso em lisboa me poderia ajudar falando da sua experiencia e aconselhar sitios crediveis? Como trabalho por turnos talvez opte também pelo método e-learning.

Desde já muito obrigada