Autor Tópico: CAP ( Curso de Aptidão Pedagógica): Formação de formadores  (Lida 52575 vezes)

Offline hikawa

• Membro
    • Ver Perfil
Re: CAP ( Curso de Aptidão Pedagógica): Formação de formadores
« Responder #15 em: Novembro 21, 2007, 19:13:44 »
Concordo com o colega enfsergio. Neste momento encontro-me a cursar num Curso de Formação pedagogica inicial para formadores (CFPIF). Apesar de ja saber tudo o que é leccionado, uma vez que tive durante o CLE a disciplina de Formação em Enfermagem, reaviva-se os conhecimentos e aprendemos, para alem do que o colega enfsergio referiu, alguns truques e dicas muito uteis para futuras formações.
Para os interessados: apos concluirem o CFPIF necessitam que o IEFP vos reconheça (o processo ronda 6 meses) e têm que renovar o CAP (certificado de aptidao profissional) a cada 5 anos que, para manterem-no activo, vos deixa com cerca de 3 anos "uteis" para ministrar formações. Para alem disto é necessário que façam um curso de formação pedagogica continua para formadores (superior a 60h) e completem 300h de formação antes que possam renovar o CAP.

Posto isto a minha opiniao: o CAP é muito util! Aconselho!

Saudações

Offline Che_tolo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Novembro 21, 2007, 19:43:04 »
Ninguem poem em causa, que ter CAP seja bom.. Mas na nossa divergencia de opnioes se ve o qunto de mal está a enfermagem........Varias Escolas diferentes cadeiras e depois cada um puxa para o seu lado.. Eu tive Pedagogia e Comunicação e Novas Tecnologias de Informação no meu curso de base de Enfermagem.......

Façam-se Valer ENFERMEIRO TEM CAPACIDADES E CONHECIMENTO PARA FAZER E FORMAR...PENSEM NOS ENSINOS PARA A SAUDE...E DE COMO A MENSAGEM DEVE CHEGAR AO DESTINATARIO.........

CAP É UTIL, POIS EU ATÉ CONHEÇO PEDREIROS QUE TIRARAM O CAP PARA FORMAR....

NÃO ACHAM QUE ENQUANTO LICENCIADOS NÃO ESTAMOS HABILITADOS.........
O melhor ainda esta para vir....!!!!!!!!!!

Offline Leugim

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Novembro 21, 2007, 20:53:56 »
Citação de: Che_tolo
CAP É UTIL, POIS EU ATÉ CONHEÇO PEDREIROS QUE TIRARAM O CAP PARA FORMAR....

NÃO ACHAM QUE ENQUANTO LICENCIADOS NÃO ESTAMOS HABILITADOS.........

1 - não misturem formação académica com formação profissional! Enfermagem é um curso académico e o de Formação Pedagógica Inicial de Formadores é um curso profissional! São duas áreas distintas, regidas por regras diferentes!

2 - depois, existe a opção de pedir equivalência a alguns CAP. Não sei se o CAP de Formador é um deles ou não. É uma questão de os interessados falarem com o IEFP. O que sei é que qualquer pedido de equivalência tem de estar muito bem documentado...

3 - eu também tive pedagogia no curso de enfermagem, mas não foi por isso que deixei de aprender coisas novas! Obviamente que como já tinha algumas bases, o curso foi mais fácil de fazer!

4 - lanço um desafio a quem já tirou este curso: houve ou não evoluções entre a 1ra e a última autoscopia? Todas as pessoas do meu grupo de formação evoluiram... Mesmo os enfermeiros (3)...

Offline Che_tolo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Novembro 22, 2007, 08:52:44 »
Apreder é sempre bom.......Claro que existe evolução e melhora..Eu sei do que estou a falar pois tambem fiz o Formação Inicial de Formadores para poder ter CAP..

No entanto não acho que seja extremamente necessario, e penso que temos competencias para poder realizar formação sem ter CAP...

E acabar com o lobbie das empresas de formação que levam entre 300 a 500 euros por Formação Inicial de Formadores(CAP)

Não está em causa a formação.......apenas as competencias
O melhor ainda esta para vir....!!!!!!!!!!

Offline kitty

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Fevereiro 18, 2009, 21:57:49 »
Para nao iniciar um novo topico vou dar continuidade a este.

Colegas,

conhecem algum local no Porto onde se possa fazer o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores enquando se trabalha por turnos??

é que todos os que encontro são das 19/22.30 ou das 19.30/23, de segunda a quinta ou sexta no mesmo horario e depois sabado o dia todo. E torna-se dificil conseguir folgas sempre para esses dias durante cerca de 2meses.

Como é que fizeram para conseguir frequentar o curso?

Offline sonita_

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Fevereiro 18, 2009, 22:23:02 »
Ola Kitty! Podes tirar o CAP por B-learning. É um formato que implica sessões presenciais e muita mas muita net e muito estudo em casa...mas sempre é mais facil para quem trabalha por turnos. Estou neste momento a tirar um em Braga, mas sei que há no Porto. Aqui tens 2 sites, o da empresa pela qual estou a tirar: www.schumal.com e o da Escola de Negócios e Administração, que são os responsáveis pela plataforma e aulas na net: www.ena.pt

Boa sorte!

Offline AnaFurtado

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Fevereiro 18, 2009, 22:28:40 »
pois...por turnos é mt complicado. eu tive sorte tirei quando ainda estava no 4º ano e só fazia manhãs na psiquiatria
Se não tiver hipoteses tire por e-learning ms na minha opiniao e por experiencia propria esses cursos comparando com os de presença deixam mt a desejar. é a minha opiniao colega kitty

:)

Offline RitaM

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Fevereiro 19, 2009, 00:50:03 »
Estou agora a tirar o famoso CAP e realmente algumas coisas faladas nesse curso já demos na nossa formação base. Provavelmente o mais justo seria existir um curso de aprefeiçoamento de formadores para os casos de pessoas (como nós enfermeiros) que já tiveram umas luzes de pedagogia. Descobri hoje no dito curso que os enfermeiros podem ser formadores do curso de Formação Inicial de Formadores.

Todas as pessoas deveriam ter o Cap mesmo que não estejam interessadas em dar formação, uma vez que ajuda na parte comunicacional e de postura para com os outros. Nós todos os dias falamos com pessoas, mas muito boa gente não e não sabe como o fazer. Pena é o curso ser tão caro.

Offline kitty

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Fevereiro 19, 2009, 20:02:31 »
Sonita_ e que estás a achar do curso? Estou inclinada para tb fazer b-learning... mas nunca fiz nenhum curso assim. Podes explicar como são as aulas?

Já agora, mais alguem fez o curso na ENA?

Beijinhos a todos e obrigado pelas respostas

Offline CREnf

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Fevereiro 19, 2009, 21:05:49 »
Olá colegas...eu sei k algumas faculdades tem pedagogia mto extensiva e nesses casos o IEFP dá equivalência ao CAP...informem-se
Enfermeiro/a gente que cuida de gente!

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Fevereiro 19, 2009, 21:17:59 »
Citação de: kitty
Sonita_ e que estás a achar do curso? Estou inclinada para tb fazer b-learning... mas nunca fiz nenhum curso assim. Podes explicar como são as aulas?

Fiz o curso em formato b-learning e gostei.

Offline kuklita

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Fevereiro 19, 2009, 23:30:21 »
Citação de: CREnf
Olá colegas...eu sei k algumas faculdades tem pedagogia mto extensiva e nesses casos o IEFP dá equivalência ao CAP...informem-se

Sim, é o caso da escola de viana...

Offline sonita_

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Fevereiro 19, 2009, 23:40:42 »
Citação de: kitty

Para já estou a gostar do curso. Preferia que o plano incluisse mais aulas presenciais, mas só desta maneira é que consigo conciliar o horário e tem corrido bem. Implica algum trabalho de casa e muita leitura, mas tens a vantagem de gerir o teu tempo.

Quanto ao modo como funciona...Basicamente tens acesso a uma plataforma na qual estão os módulos com os diversos manuais e as aulas. Depois tens que fazer trabalhos e testes online que contam para a avaliação final. Tens datas limite para entregar esses exercicios e se tiveres duvidas, os modulos têm tutores que respondem a tudo, seja no fórum da plataforma, seja por mail. Por isso acabamos por não estar abandonados à propria sorte...

beijinhos!

Offline moutinho

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Fevereiro 19, 2009, 23:52:35 »
Qual é a empresa em Braga que frequenta sonita?

Offline paionense

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Fevereiro 22, 2009, 14:00:55 »
O0
Só quem nuca deu formação a sério é que pode dizer que o curso de Enfermagem deve dar equivalência ao CAP. Eu na altura também gostaria que isso me tivesse acontecido mas tive que desembolsar o dinheiro. No entanto posso dizer que me foi bastante útil e não o considero mal empregue. 

Obviamente que os Pedreiros devem tirar esse CAP, pois se o curso for nessa área haverá falta desses formadores. Chama-se Formação Profissional.

Dou centenas de horas de formação por ano e tudo o que sei sobre a profissão de formador foi-me ensinado no CAP e não no curso de Enfermagem.

O nosso problema é que queremos fazer de tudo um pouco e sabemos nada em concreto.