Autor Tópico: CAP ( Curso de Aptidão Pedagógica): Formação de formadores  (Lida 52580 vezes)

Offline nurse in training

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
oi...
estou neste momento a pensar obter um CAP (certificado de aptidão profissional) o qual, supostamente, me daria o estatudo de formadora... mas tenho algumas duvidas de como funciona e onde posso obter este certificado....desde ja obrigada
 :)
...Nurse in Trainning...

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: CAP ( Curso de Aptidão Pedagógica): Formação de formadores
« Responder #1 em: Novembro 19, 2007, 14:37:17 »
Dependendo da sua resideência eu fiz em- http://agito-lda.com/

Offline Cristina Ferreira

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Novembro 19, 2007, 15:33:53 »
Ola um conselho que lhe dou é verificar se o curso que está a tirar é certificado pelo IQF porque existem muitas empresas a enganar as pessoas.
Eu tirei o meu no IEFP de Aveiro mas nada como ir ao centro de emprego ou à internet e verificar se existem cursos disponivies e em que locais. Tive desconto de cartao jovem mas também existia desconto para pessoas desempregadas.
Se nao quiser sempre pode optar por uma empresa privada que existem várias espalhadas pelo país que fazem este tipo de curso, tendo sempre em atenção a certificação pelo IQF (que é a unica entidade acreditada para certificar este curso)
Mais alguma dúvida disponha
Cumprimentos

Offline Joe

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Novembro 19, 2007, 16:01:42 »
Cara colega Cristina, já pensei muitas vezes em tirar o CAP mas tenho alguma hesitação em relação a isso, mas pergunto-lhe quais são as reais vantagens de ser portador do CAP? Será k no panorama em k estamos actualmente, é uma mais valia?

Cumprimentos

Offline Nuno_Dias

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Novembro 19, 2007, 19:09:07 »
O cap é um puro engano.. De pessoas que penssam em dar formação.

Actualmente existem montes de empresas com formadores em diversas areas, que incluem os cuidados de saude e não é uma area de facil introdução, e em Portugal não existem assim tantas solicitações para formação.

As empresas que dão formação em Formação de Formadores(necessario para obtenção de cap junto do iefp) para depois se obter o cap, publicitam muito para conseguir alunos, mas aqueles que seguem a via da formção são apenas 20 a 30 %. Paga-se bom dinheiro pelo curso.

E verdade que a formação, quando se consegue arranjar alguma, é bem paga.

E agora lanço a pergunta, como enfermeiros licenciados e com noção de pedagogia, não acham que devia ser dada equivalencia para CAP, em vez de entrar no lobie das empresas de formação.

Offline Slampa

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Novembro 20, 2007, 23:01:51 »
Será mesmo que um enfermeiro licenciado tem alguma noção de pedagogia???Não conheço nenhum curso de enfermagem que tenha cadeiras pedagógicas e que seja virado para o ensino!!!Se alguem souber de algum,ficaria grata...

Offline The_Undertaker

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Novembro 20, 2007, 23:16:20 »
Existem muitos enfermeiros com mestrados e pós-graduações que podem muito bem dar formação e que têm formação em pedagogia. Basta valorizar as pessoas com formação e esquecer os cursos banais de formação de formadores que qualquer um pode fazer a troco de cerca de 400 euros.    8)

Offline Vitor Barbosa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Novembro 20, 2007, 23:20:02 »
Citação de: Slampa
Será mesmo que um enfermeiro licenciado tem alguma noção de pedagogia???Não conheço nenhum curso de enfermagem que tenha cadeiras pedagógicas e que seja virado para o ensino!!!Se alguem souber de algum,ficaria grata...

Virada para o ensino, no sentido mais conhecido da palavra, não. Mas que no meu curso de Enfermagem aprendi muito do que aprendi no curso de formação de formadores, ai isso aprendi!
Digamos que qualquer enfermeiro tem a obrigação de fazer um curso destes sem dificuldade. No meu grupo éramos 4 enfermeiros e a formadora coordenadora salientou que se notava que já tínhamos uma boa bagagem e muita facilidade de comunicação. De facto, quando fizemos a primeira avaliação prática, notou-se uma diferença na qualidade do trabalho dos colegas enfermeiros para os restantes membros no grupo de formandos (engenheiros e psicólogos, por ex.).

Offline vaniarcl

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Novembro 21, 2007, 00:28:28 »
Por acaso no curso tive uma disciplina semestral de «Princípios de Ensino» e outra de «Técnicas de Comunicação» leccionada por uma jornalista...

Agora, depois de quatro anos a fazer inúmeros trabalhos para apresentar em turma, serviços e seminários quem é que não se sente minimamente preparado? Depois de quatro anos a ser criticados pelos professores sobre a escolha de cores e tipos de letra, escolha de imagens, colocação de voz, adequação ao público etc, pelo menos eu não sinto necessidade de gastar esse dinheiro, acho que seria melhor investido em SAV...

O que é certo é que já fui a uma entrevista em que davam preferência a possuidores de CAP porque: "Aqui na misericórdia são os enfermeiros que dão formação aos auxiliares"! (E esta hein???)  :o

Offline Enf.Pipa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Novembro 21, 2007, 00:43:09 »
No meu curso de licenciatura tive uma cadeira de Formação no 3ºano e estágio de formação no 4º. O que me deu bastante bagagem, no entanto para ter o CAP tirei o curso de formaçao inicial de formadores mas por b-learning na Nova Etapa. Com o curso aprendi pouco mais do que sabia, mas como neste país o que conta são os canudos...

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Novembro 21, 2007, 10:32:28 »
Penso que o CAP é importante, pois só com ele se pode dar formação certificada.

Fiz o curso de formação de formadores...gostei do curso...e aconselho, pois aprende-se de tudo um pouco...como falar em público, como fazer apresentações em power point, acetatos, entre outros, como construir fichas de avaliação e escalas de avaliação e tantas coisas que nos podem ser úteis não só para quem quer vir a dar formação, mas para quem queira prosseguir no ensino.

Offline Titita

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Novembro 21, 2007, 15:21:33 »

Olá Slampa

Eu sou uma enfermeira Licenciada e tenho noções de pedagogia ;)
Na escola onde tirei o meu curso (Escola Superior de Enfermagem Francisco Gentil) existem, efectivamente, 2 cadeiras de pedagogia. No 2º ano de curso temos a pedagogia I, onde aprendemos os príncipios básicos da pedagogia e da educação para a saúde e no 4º ano temos a pedagogia II, onde abordamos as diferentes correntes pedagógicas, o ensino a adultos e temas tão variados como avaliação de alunos em estágios, avaliação de necessidades de formação, formação contínua e permanente, entre muitos outros.
Devo também referir que nesta escola, estas duas cadeiras são as mais temidas e nas quais existe mais insucesso e repetição da cadeira, não pelo facto da matéria ser assim tão complexa, mas antes pelo grau de exigência da docente responsável pela pedagogia da ESEFG (o já famoso Lobo Mau).
Na minha opinião, os temas abordados são essenciais para um enfermeiro licenciado e é para mim bastante complicado imaginar um enfermeiro sem conhecimentos de pedagogia a fazer educação para a saúde e a orientar alunos em estágio.... ???
Mas é apenas a minha opinião...

;)

Offline Miss Nurse

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Novembro 21, 2007, 16:32:56 »

Na minha escola - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - (ou melhor dizendo antiga ESEAF) existem 2 unidades curriculares relacionadas com pedagogia, nomeadamente Pedagogia e Pedagogia da Saúde...aprendi a realizar acetatos, power points etc, e outras tecnicas...

Offline nurse in training

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Novembro 21, 2007, 17:18:07 »
eu estudei na ESSLei e tambem tive a cadeira de Pedagogia da Saude... Apesar de me ter dado conhecimentos de como estar, apresentar trabalhos / dar formação e fazer sessões de educação para a saude.... nao me trouxe "mais nada"....
Penso que um dos objectivos do CAP é podermos dar formação....contudo para alem de ter de ser renovado, nao sei se existe um certo numero de formações que tem de ser feitas....
...Nurse in Trainning...

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Novembro 21, 2007, 18:55:48 »

Pois eu também tive pedagogia... ESEnf. Vila Real

PEDAGOGIA
 S2/ 40 H

E tenho CAP de Formador e pouco aprendi no curso que não soubesse já... que aprendi nas 40 horas de Pedagogia... também pela Nova Etapa b-learning... É claro que serviu para aperfeiçoar.

Cumprimentos.

Ricardo Ribeiro.