Autor Tópico: Cursos de Enfermagem Originais!  (Lida 20023 vezes)

Offline Nursepop

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Cursos de Enfermagem Originais!
« Responder #30 em: Junho 23, 2008, 14:19:57 »
quanto à cadeira de BIOMECÂNICA, leccionada pela fernndo pessoa, não vejo qualquer mal, alias, só vantagens, pois acrescenta importantes conceitos anatómicos, fisiológicos e funcionais da anatomia da locomoção e movimento; lembrem-se que existem muitos colegas que quase parece que não tiveram anatomia no curso..! É vergonhoso um enfermeiro desconhecer anatomia e fisiologia, como se vê ainda por aí.
quem não sabe sorrir, não deve abrir uma loja

Offline Valgaeren

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Junho 24, 2008, 23:06:12 »
Citação de: Son_Goku
No blog doutorenfermeiro encontrei um tópico bastante curioso, acerca de alguns planos de estudo de cursos de Enfermagem verdadeiramente originais e que não resisti a transcrever. De facto, assim o ensino da Enfermagem não poderá ter a credibilidade que se exige de uma licenciatura.
Ora aqui vai:

Numa altura em que nos deparamos com a falta de qualidade no ensino de Enfermagem, com o excesso de escolas e de vagas, é possível encontrar perversões inacreditáveis.

Na Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian (Lisboa), uma suposta escola com passado, encontramos um plano de estudos no mínimo... caricato.
Temos preciosidades surreais tais como "Movimento e Drama" (leccionada por o Prof. António Nabais, candidato à OE pela lista da Enf. MAS) e "História das Ideias" (anedótico?), ou mesmo uma cadeira chamada "O Personagem Brinquedo"...
É possível concorrer a esta escola com a específica de... Economia! Sim, leram bem!

No curso de Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, também temos uma cadeira especial: "Métodos de Pesquisa de Informação". Nem o curso de Comunicação Social faz melhor....

Na Escola Superior de Saúde de Faro, o plano de estudos da Licenciatura em Enfermagem também prima pela originalidade. Existem sete (7) cadeiras semestrais denominadas "Ciclo das Artes"! Também aqui se rivaliza com outras licenciaturas, desta vez, com a de Belas Artes...

A Universidade Fernando Pessoa, que também lecciona o curso de Enfermagem, deu azo a delírios invulgares. Substituiu a tradicional cadeira de Biofísica por "Biomecância" (?)... E resolveu competir com a licenciatura em Relações Internacionais... tem uma cadeira de alto gabarito denominada "Organização Política Portuguesa e da União Europeia"!!

A Escola Superior de Enfermagem Artur Ravara veicula mentiras. Na sua página é possível ler
"Qual a taxa de empregabilidade destes profissionais?"
"(...)os alunos que concluem o Curso tem colocação imediata nos diferentes Hospitais públicos ou privados, Centros de Saúde e outras instituições, algumas privadas que todos os anos se dirigem aos finalistas com propostas de trabalho imediato, após a finalização do Curso"
Nesta Escola, é quase possível fazer um "escolha-você-mesmo" em relação às provas específicas de ingresso! Mas se pensam que aqui reina a falta de criatividade, estão enganados. Aqui temos cadeiras do género "Desvios de Saúde"...

O Instituto Piaget também aderiu à moda das perversões. Na Licenciatura em Enfermagem do Campus de Macedo de Cavaleiros (por exemplo...), temos cadeira do tipo "Dinâmicas do Mundo Contemporâneo e Evolução do Espaço Português" (sem dúvida útil!), "Trabalho de Campo Antropológico" ou então "A Humanidade e o Futuro: Paradigmas Ecológico, Ético, Poiético e Direitos Humanos"... Neste Instituto, ao invés das cadeiras se adaptarem ao curso, parece que o curso necessita de se adaptar aos professores (oriundos de diferentes áreas), que ali encontraram uma fonte de rendimentos...
a
A Escola Superior de Enfermagem do Porto é a mais fantasiosa de todas. Deu "largas à imaginação". Aqui podemos encontrar cadeiras tais como "Parentalidade", "Cultura e Políticas Europeias", "Processos de Informar", "Respostas Corporais à Doença" ou então "Empreendedorismo". Existe uma cadeira denominada "Língua Gestual Portuguesa" (e se o utente não for Português?), que apesar de poder ser interessante, é desadequada para ocupar currículo logo no primeiro ano! Eu estava mais inclinado para a redistribuição desse tempo por Anatomia, Fisiologia ou Patologia Médica....
a
O Instituto Superior de Saúde do Alto Ave (ISAVE), é o mais misterioso.
Quanto ao plano de estudos da licenciatura em Enfermagem... nem vê-lo (receio de alguma coisa?)! Só refere que o curso tem 120 "numerus clausus" (é para rir? o conceito não está em harmonia com o número de vagas disponibilizadas...)!
Para ultrapassar a desinformação do ISAVE, foi necessário recorrer ao Diário da República para conhecer o referido plano. Aí, é possível constatar porque é que o site não o apresenta. As cadeiras são verdadeiramente reveladoras. Desde "Teatro" a "Música" passando por "Actividade Física" (ginástica??)!!
Vergonhoso!!!
a
Ficam alguns exemplos para reflectir....

Mas há boas Escolas de Enfermagem. Encontrei meia dúzia com bons planos de estudo

fonte: http://doutorenfermeiro.blogspot.com/

Meu caro, se soubesses o q era leccionado nessas cadeiras se calhar nem tinhas sonhado em postar tal coisa.
DURA PRAXIS SED PRAXIS

Offline J.Ribeiro

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Junho 25, 2008, 21:46:42 »
;)

Doeu... foi!!?

Offline Valgaeren

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Junho 25, 2008, 21:49:12 »
Citação de: João Ribeiro
;)

Doeu... foi!!?

nao nao doeu... pq havia?
a minha escola é considerada a melhor do pais por isso...
DURA PRAXIS SED PRAXIS

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Junho 28, 2008, 05:21:27 »
A melhor escola do país?

Que fixe!
Mas foi porquê?
Estudou lá o D. Afonso Henriques?
Ou foi por teres sido tu a lá tirar o curso?
É lá que ensinam uma "Enfermagem" diferente da de outras escolas?
E dessa escola só saem génios?
Já algum obteve o prémio Nobel?
E já alguém foi convidado a ir jogar para o Manchester?

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
« Responder #35 em: Junho 28, 2008, 11:51:01 »
Vamos lá ser um pouco mais colegas, OK?
Se por vezes o nome é um pouco original, não quer dizer que não dê contributos para os futuros profissionais...
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline EnfermeiroMaravilhas

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Julho 02, 2008, 01:40:32 »
Meu amigo, sim... tu!!!! o génio que postou o tópico....

SE fosses realmente inteligente, gastavas os minutos que gastaste a digitar o texto e ias realmente pesquisar o que muitas dessas cadeiras significam.

"Respostas Corporais à Doença": sim... faz todo o sentido. Porque tu enquanto em enfermeiro não tratas a doença e não te interessa a ti a doença... mas sim as respostas do indivíduo á doença. Supostamente são as respostas que vão determinar os teus cuidados de enfermagem.

E nem me vou alongar mais.
SE quiseres, envio-te o programa curricular da ESEP, que por acaso, com um programa curricular tão "ridículo", é a 5ª melhor escola de enfermagem da Europa. 

E tenho dito. Abraço

Offline Valgaeren

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Julho 02, 2008, 08:52:10 »
Pois, isso mesmo. a cadeira de respostas ja era uma cadeira leccionda na antiga ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE SAO JOAO. podem inda nao reconhecer o merito da ESEP por ser inda recente, mas com certeza q toda a gente ja ouviu falar da ESE Sao Joao e da Ana Guedes. com visoes diferentes da Enfermagem, é verdade, mas as duas com o seu merito.
O Sao Joao tinha um programa diferente, q trouxe uma visao diferente da ENfermagem. Isso reflecte-se agora na ESEP, pois o programa é semelhante, so mudaram os nomes (alguns). Sera por isso q o Sao Joao era tao conceituado??? Quiça!!!!
Peço desculpa aos colegas da ESEP por me referir ao Sao Joao, mas é simplesmente por conhecimento de causa. nao tenho odio a outros ex-polos, ate gosto da fusao.
DURA PRAXIS SED PRAXIS

Offline Valgaeren

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Julho 02, 2008, 08:54:30 »
Citação de: Herodes
A melhor escola do país?

Que fixe!
Mas foi porquê?
Estudou lá o D. Afonso Henriques?
Ou foi por teres sido tu a lá tirar o curso?
É lá que ensinam uma "Enfermagem" diferente da de outras escolas?
E dessa escola só saem génios?
Já algum obteve o prémio Nobel?
E já alguém foi convidado a ir jogar para o Manchester?

ja agora colega Herodes, se quer ter tanta piada, fale do programa da sua escola... pode ser q nos rimos tb.
DURA PRAXIS SED PRAXIS

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
« Responder #39 em: Julho 02, 2008, 11:15:00 »
Pois meus senhores, parece que afinal falta uma cadeira nos curricula das vossas escolas e que se prende com identidade profissional e espirito crítico.

Pois, se calhar isso não se consegue formar totalmente no oficio de aluno.

Vejam algumas respostas e a forma como se tratam.

Não puxem dos galões das escolas, isso é o orgulhozinho umbilical que vos encutem, cá fora somos todos colegas a trabalhar para a dignidade da mesma profissão. Fui formado na antiga ESEnf São João, estou á vontade para desconstruir fanatismos.

Os bons enfermeiros provam na prática que o são, e não pelo canudo.

Sobre o tema:

As disciplinas inovadoras não devem substituir aquelas que são centrais ao desnvolvimento de competências obrigatórias do perfil de enfermeiro preconizado pelos referenciais legais e deontologicos. Vejam a legislação aplicavel e vejam os docuimentos da OE.

Por outro lado, é de louvar a constante actualização e adaptabilidade às necesidades sociais daquilo que são os curricula das escolas. Mas isto exige uma constante monitorização do programa formativo para perceber se está a dar resultado, e se os adquiridos de aprendizagem são úteis para a formulação de áreas de intervenção válidas e socialmente sustentaveis.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Julho 02, 2008, 12:36:47 »
Citação de: EnfermeiroMaravilhas

SE quiseres, envio-te o programa curricular da ESEP, que por acaso, com um programa curricular tão "ridículo", é a 5ª melhor escola de enfermagem da Europa. 

Podia colocar a fonte de onde retirou essa informação? É só para ver em que lugar está a escola que frequentei... 8)

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Julho 02, 2008, 15:26:14 »
Essa da minha escola ser melhor que a tua é no mínimo infantil, não?
Uma coisa convem os colegas terem em mente desde já...de boas escolas saiem péssimos enfermeiros, sendo o inverso igualmente verdade.

Agora relativamente ao tópico em questão, só confirma a ideia que há muito defendo de um plano uniforme para a formação de enfermeiros.

Não que tivessem que ser exactamente iguais, como já referi, mas com linhas orientadoras semelhantes. Afinal no fim de contas, quando nos tornamos enfermeiros, temos ou não que ter conhecimentos similares, independentemente do percurso que depois vamos fazendo ao nivel de aperfeiçoamento e especialização.

Offline Miguellopes

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Julho 02, 2008, 18:22:04 »
Em muitas escolas é tudo uma palhaçada! Muitas só querem é extorquir dinheiro. E anda por aí muita gente conivente!

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
« Responder #43 em: Julho 02, 2008, 19:20:47 »
Citação de: Miguellopes
Em muitas escolas é tudo uma palhaçada! Muitas só querem é extorquir dinheiro. E anda por aí muita gente conivente!
Será a sua uma delas?
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline DanielaSilva

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Julho 02, 2008, 21:13:00 »
Sinceramente ñ compreendo, o nome da disciplina curricular ñ devia ser corresponder à matéria abordada nessa mesma disciplina????
Dá vontade de rir mas, ñ tem piada nenhuma!
Ñ compreendo porque tanta gente ficou ofendida.....
Ñ se ofendam pq aqui so se estão a criticar os nomes dados as cadeiras, ñ o conteudo leccionado nessas mesmas cadeiras...
Agora ñ me vindes ca dizer que na disciplina de "Movimento e Drama" (peguei em movimnento e drama por ser a primeira do topico, ñ por implicancia) tem algo a ver com enfermagem... Eu pensava que estariam a gozar comigo, parece-me mais uma disciplina de Animação Sociocultural. LoL

Caros colegas parem de bater no ceguinho... Esta conversa já enjoa... Para quê esta rivalidade de escolas se a unica coisa que nos distinge como efermeiros é o profissionalismo!!!
Ñ são as escolas que fazem bons ou maus enfermeiros, somos nos que nos construimos, o conhecimento é nos disponibilizado pelas nossas escolas, mas só cabe a nos aproveita-lo ou não.
As escolas apenas nos dão um "pequeno empurrão" para a vida profissional, ao fim dos 4 anos estamos por nossa conta...

Ñ sei se estou certa ou errada mas seta é a minha opinião... ;D ;D