Autor Tópico: Cursos de Enfermagem Originais!  (Lida 20024 vezes)

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Cursos de Enfermagem Originais!
« em: Novembro 12, 2007, 09:04:01 »
No blog doutorenfermeiro encontrei um tópico bastante curioso, acerca de alguns planos de estudo de cursos de Enfermagem verdadeiramente originais e que não resisti a transcrever. De facto, assim o ensino da Enfermagem não poderá ter a credibilidade que se exige de uma licenciatura.
Ora aqui vai:

Numa altura em que nos deparamos com a falta de qualidade no ensino de Enfermagem, com o excesso de escolas e de vagas, é possível encontrar perversões inacreditáveis.

Na Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian (Lisboa), uma suposta escola com passado, encontramos um plano de estudos no mínimo... caricato.
Temos preciosidades surreais tais como "Movimento e Drama" (leccionada por o Prof. António Nabais, candidato à OE pela lista da Enf. MAS) e "História das Ideias" (anedótico?), ou mesmo uma cadeira chamada "O Personagem Brinquedo"...
É possível concorrer a esta escola com a específica de... Economia! Sim, leram bem!

No curso de Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, também temos uma cadeira especial: "Métodos de Pesquisa de Informação". Nem o curso de Comunicação Social faz melhor....

Na Escola Superior de Saúde de Faro, o plano de estudos da Licenciatura em Enfermagem também prima pela originalidade. Existem sete (7) cadeiras semestrais denominadas "Ciclo das Artes"! Também aqui se rivaliza com outras licenciaturas, desta vez, com a de Belas Artes...

A Universidade Fernando Pessoa, que também lecciona o curso de Enfermagem, deu azo a delírios invulgares. Substituiu a tradicional cadeira de Biofísica por "Biomecância" (?)... E resolveu competir com a licenciatura em Relações Internacionais... tem uma cadeira de alto gabarito denominada "Organização Política Portuguesa e da União Europeia"!!

A Escola Superior de Enfermagem Artur Ravara veicula mentiras. Na sua página é possível ler
"Qual a taxa de empregabilidade destes profissionais?"
"(...)os alunos que concluem o Curso tem colocação imediata nos diferentes Hospitais públicos ou privados, Centros de Saúde e outras instituições, algumas privadas que todos os anos se dirigem aos finalistas com propostas de trabalho imediato, após a finalização do Curso"
Nesta Escola, é quase possível fazer um "escolha-você-mesmo" em relação às provas específicas de ingresso! Mas se pensam que aqui reina a falta de criatividade, estão enganados. Aqui temos cadeiras do género "Desvios de Saúde"...

O Instituto Piaget também aderiu à moda das perversões. Na Licenciatura em Enfermagem do Campus de Macedo de Cavaleiros (por exemplo...), temos cadeira do tipo "Dinâmicas do Mundo Contemporâneo e Evolução do Espaço Português" (sem dúvida útil!), "Trabalho de Campo Antropológico" ou então "A Humanidade e o Futuro: Paradigmas Ecológico, Ético, Poiético e Direitos Humanos"... Neste Instituto, ao invés das cadeiras se adaptarem ao curso, parece que o curso necessita de se adaptar aos professores (oriundos de diferentes áreas), que ali encontraram uma fonte de rendimentos...
a
A Escola Superior de Enfermagem do Porto é a mais fantasiosa de todas. Deu "largas à imaginação". Aqui podemos encontrar cadeiras tais como "Parentalidade", "Cultura e Políticas Europeias", "Processos de Informar", "Respostas Corporais à Doença" ou então "Empreendedorismo". Existe uma cadeira denominada "Língua Gestual Portuguesa" (e se o utente não for Português?), que apesar de poder ser interessante, é desadequada para ocupar currículo logo no primeiro ano! Eu estava mais inclinado para a redistribuição desse tempo por Anatomia, Fisiologia ou Patologia Médica....
a
O Instituto Superior de Saúde do Alto Ave (ISAVE), é o mais misterioso.
Quanto ao plano de estudos da licenciatura em Enfermagem... nem vê-lo (receio de alguma coisa?)! Só refere que o curso tem 120 "numerus clausus" (é para rir? o conceito não está em harmonia com o número de vagas disponibilizadas...)!
Para ultrapassar a desinformação do ISAVE, foi necessário recorrer ao Diário da República para conhecer o referido plano. Aí, é possível constatar porque é que o site não o apresenta. As cadeiras são verdadeiramente reveladoras. Desde "Teatro" a "Música" passando por "Actividade Física" (ginástica??)!!
Vergonhoso!!!
a
Ficam alguns exemplos para reflectir....

Mas há boas Escolas de Enfermagem. Encontrei meia dúzia com bons planos de estudo

fonte: http://doutorenfermeiro.blogspot.com/

Offline Sardanisca

• Membro
    • Ver Perfil
Re: CURSOS DE ENFERMAGEM ORIGINAIS!
« Responder #1 em: Novembro 12, 2007, 09:14:36 »
Se calhar, o nome é que é anedótico e não o conteúdo das unidades curriculares em si. Valia a pena explorar e questionar as escolas acerca do porquê da inclusão de tais disciplinas...

Offline hikawa

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Cursos de Enfermagem Originais!
« Responder #2 em: Novembro 12, 2007, 10:41:12 »
Concordo com a colega Sardanisca,

o melhor mesmo será ver atentamente que conteúdos são leccionados nessas disciplinas/cadeiras!
Quanto ao facto de os nomes das disciplinas/cadeiras serem anedóticos: sim sem dúvida que são!LOL
Ainda assim conseguimos ver que os professores das referidas escolas têm originalidade de colocar denominações inovadoras em "coisas" já muito antigas!LOL Pena não haver uniformização de conteúdos leccionados e das designações atribuídas aos mesmos conteúdos! Isso sim é preocupante!

Cumprimentos aos colegas

Offline x_paulito

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Novembro 12, 2007, 13:14:57 »
Algumas dessas disciplinas nada têm a ver com o Curso de Enfermagem! Apenas constam dos planos de curso para justificarem a contratação de alguns docentes com formação muito específica e que é necessário rentabilizar! É colocar o curso de Enfermagem ao serviço das conveniências de alguns...
I am the force of nursing

Offline enf.cat.denis

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Novembro 12, 2007, 23:06:14 »
Eu sou ex-aluna da Escola Superior de Enfermagem de Artur Ravara e quando li este tópico senti necessidade de comentar.

Não exclusivamente por ser ex aluna mas porque fui uma das pessoas que frequentou as disciplinaS de Desvios de Saúde (sim porque elas eram 5 disciplinas e foram leccionadas desde o 1º ano ao 3º ano de curso :P :P).
Desvios de saúde é um nome invulgar para uma disciplina mas a verdade é que o seu conteúdo é de extrema importância. Nesta disciplina são abordadas as noções básicas de patologia. De acordo com o ano que o aluno frequenta assim são adaptados os conteúdos, ou seja, no 1º e 2º ano de curso são abordadas as patologias + comuns no adulto e no idoso, no 3º ano as patologias + frequentes nas grávidas, puerperas e crianças.

A verdade é que os "Desvios de Saúde" foram um pilar essencial na formação académica pois permitiram complementar as disciplinas de enfermagem.

Em relação às provas de ingresso não percebo a questão ???, se bem me recordo são necessárias duas das três que de seguida apresento: biologia, química e psicologia, no entanto, todas elas estão contempladas no plano de estudos de um aluno do agrupamento científico natural...

Agora em relação ao comentário "(...)os alunos que concluem o Curso tem colocação imediata nos diferentes Hospitais públicos ou privados, Centros de Saúde e outras instituições, algumas privadas que todos os anos se dirigem aos finalistas com propostas de trabalho imediato, após a finalização do Curso"
Não sei quem originalmente escreveu ou aprovou esta frase, e a associou à Ravara, porque é ridícula e falsa, aliás, eu sou a prova do contrário... (ficava feliz se pelo menos tivesse 1 proposta de emprego...)

Enfim, cada escola sua particularidade... o mais importante foram os bons momentos passados nos 4 anos de curso e a certeza que saímos de lá licenciados com o desejo de todos os dias atingirmos o ideal... Ser Enfermeiro :)

Offline Leugim

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Novembro 12, 2007, 23:13:57 »
Avaliar o conteúdo pelo nome, não me parece uma boa opção... Há por aí cursos com nomes bonitos, mas com conteúdos que deixam a desejar!...

Para além disso, não vejo qualquer problema a cadeira "Linguagem Gestual Portuguesa"! Afinal estamos onde? Na china? Não me parece... Faria algum sentido ter uma cadeira de "Linguagem Gestual Espanhola"?...  :-X

Offline Cruzenferm

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://jpcruz8.blogspot.com/
« Responder #6 em: Novembro 13, 2007, 10:17:38 »
Son goku enganas te redondamente na tua afirmacao, enganaste e ainda mostras um pouco do teu sarcasmo inovador e sem piada nenhuma. Foste ver o Plano de estudos do ISAVE e viste la duas cadeiras com nomes diferentes e pronto, ja e uma escola ma...oh pa acorda rapaz. porque e que so falas dessas duas ou tres cadeiras?????????
ve as outras, ve um plano de estudos no seu todo, afinal es um enfermeiro certo? tens de ver o doente como um todo, nao dividi-lo em partes.
Aconselho te a ver as horas que sao concedidas para estagios, sao muitas horinhas de formacao, aconselho te a ver as horas leccionadas em medico-cirurgica e patologia e farmacologia e fundamentos de enfermagem e gerontologia e pediatria e psiquiatria e mais e mais...ve quantas cadeiras ha que nao nos valem de nada e depois diz me.

Cumprimentos  (nao quero com este texto ofender ninguem, nem a ti son goku, porque acho que assim, criticar e criticar e criticar, nao ha uniao entre os enfermeiros, e a isso se deve a situacao de enfermagem no nosso pais)

Offline paulomoutinho938

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Novembro 13, 2007, 12:14:50 »
Ola,

Estou perfeitamente de acordo com o colega Cruzenferm, é razao para questionarmos de facto o colega Son goku, onde esta a visão holistica de enfermeiro...

Pois é ha que ver todo o plano curricular do curso de enfermagem das várias instituições referidas assim como os conteudos... Isso foi feito?! Não me parece...

O colega Leugim esta certo é importante uma cadeira de Linguagem gestual Portuguesa pois de facto estamos em Portugal, não é!? Pelo menos eu estou...

Talvez ha quem pense que esta noutro canto do globo:)
Paulo T. M.

Offline Mary.tyka

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Novembro 13, 2007, 18:42:04 »
Caro colega Son Goku,
Devo dizer, antes de mais, que costumo concordar consigo, nas diversas participações que faz neste fórum, mas desta vez vou ter que discordar ;). Penso que aquilo que se está a fazer neste caso específico, quanto às unidades curriculares que referiu das diversas escolas passa por um juízo apressado baseado apenas nos nomes das disciplinas e não nos seus conteúdos.
Eu sou ex-aluna da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Setúbal e tive a unidade curricular referida, de Métodos de Pesquisa de Informação (MPI) e devo dizer que me foi bastante útil, pois não é mais do que uma disciplina semestral, leccionada no 1º ano, que pretende dar aos alunos as ferramentas e conhecimentos necessários para pesquisa bibliográfica, normas de realização e apresentação de trabalhos, entre outros conteúdos, que devo reconhecer, me ajudaram ao longo do curso, nomeadamente na realização da minha monografia, sendo esse, aliás, o seu primordial objectivo.
Claro que algumas das unidades curriculares têm nomes um pouco peculiares, que nos fazem interrogar o que poderão ter a ver com enfermagem, talvez algumas delas nem estejam minimamente relacionadas, mas peço para não julgarem precocemente, apenas pelo nome, porque o nome pode ser mal escolhido, mas o conteúdo ser útil e importante na formação dos futuros profissionais.
Cumprimentos!  :-*

Offline Benzodiazepina

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://artedecuidar.wordpress.com
« Responder #9 em: Novembro 13, 2007, 19:13:54 »
Concordo totalmente com as opiniões supracitadas, em relação à minha escola (escola superior de saude jean piaget de vila nova de gaia), posso dizer que discordo apenas com as Dinâmicas do Mundo contemporâneo, porque reconheço que é uma cadeira que não tem interesse nenhum na nossa área, apenas como cultura-geral.
Já trabalho de campo antropológico foi bastante útil pois ensinou-nos a realizar trabalhos com recolha de dados no terrreno e isso é util para a elaboração da monografia. Quanto à ultima cadeira que referiu nem sequer a tive, mas eu sou doutro campus por isso...

Importa ainda dizer, que muitas vezes ha nomes de cadeiras muito estranhos e se formos analisar o conteudo programático vemos que trata de coisas que se enquadram no curso, o que há primeira vista no nome nem parece. ;)

Offline paulomoutinho938

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Novembro 13, 2007, 19:50:55 »
O/A COLEGA XBLEU DEVERIA SABER QUE O CURSO DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO PIAGET VILA NOVA DE GAIA SE BASEOU AO NIVEL DO PLANO CURRICULAR NOS INTITUTOS DE MACEDO DE CAVALEIROS E DE VISEU, PORTANTO NAO DISSOCIE AS COISAS INSTITUTO PIAGET HA SO UM COM AS SUAS VARIAS ESCOLAS...!?

FALO DISSO PORQUE FIZ A MINHA LICENCIATURA NO PIAGET MACEDO DE CAVALEIROS E SEI DO QUE FALO...

OBRIGADO COLEGA!!!
Paulo T. M.

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Novembro 13, 2007, 19:59:20 »
Olá,

Independentemente do conteúdo das cadeiras mencionadas pelo Son-Goku, que, acredito não quis ofender os enfermeiros oriundos dessas escolas, tenho de concordar que há nessas designações um reflexo do ridículo em que caíu a Enfermagem.

Tanta criatividade não fará mal?

Já pensaram nas pessoas com mais do que um dedo de testa que se proponham  analisar esta questão, da forma que o Son-Goku fez?

Acho este assunto da maior pertinência e não duvido que estas designações ridículas do ponto de vista da realidade do exercer Enfermagem se devem tão sómente a aliciar estudantes para engrossar as contas das respectivas escolas ou empregar gente...

É que neste país de gente elitista e de vistas curtas, o complicado é sinónimo de inteligente; assim se enganam tolos e se chega ao estado de coisas em que nos encontramos, com as pessoas a porem cada vez menos em causa o que alguns iluminados decidem, sabe Deus porquê!

Abraço.

Offline Benzodiazepina

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://artedecuidar.wordpress.com
« Responder #12 em: Novembro 13, 2007, 20:44:34 »
Citação de: paulomoutinho938
O/A COLEGA XBLEU DEVERIA SABER QUE O CURSO DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO PIAGET VILA NOVA DE GAIA SE BASEOU AO NIVEL DO PLANO CURRICULAR NOS INTITUTOS DE MACEDO DE CAVALEIROS E DE VISEU, PORTANTO NAO DISSOCIE AS COISAS INSTITUTO PIAGET HA SO UM COM AS SUAS VARIAS ESCOLAS...!?

FALO DISSO PORQUE FIZ A MINHA LICENCIATURA NO PIAGET MACEDO DE CAVALEIROS E SEI DO QUE FALO...

OBRIGADO COLEGA!!!

De todo.

No entanto, se não tive a dita cadeira não iria dizer que a tive, se calhar até tive com outro nome, no entanto, não a tive da forma como foi dita, foi apenas uma observação.

Cumprimentos colega.

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Novembro 13, 2007, 21:12:35 »
Para aqueles que não leram direito o primeiro post deste tópico um esclarecimento: Este excerto não é da minha autoria, apesar de o achar interessante e pertinente. Foi retirado de um blog de Enfermagem onde de vez em quando vou espreitar. Pareceu-me também interessante o comentário a este conteúdo, nomeadamento por aqueles que tiveram os referidos curriculos académicos. No entanto, alguns que pouco tinham para dizer preferiram comentar o autor.

Opinando sobre o assunto, ocorre-me o seguinte conteúdo:

Por vezes dá a impressão que  os currículos de algumas escolas de Enfermagem, ao invés de se regerem exclusivamente por preceitos de índole pedagógica, parecem ser feitos à medida dos interesses pessoais de alguns docentes que necessitam de serem encaixados a "toda a força" num qualquer curso superior.
Não desprezando a importância de determos conhecimentos em várias áreas do conhecimento, não podemos imputar a responsabilidade exclusiva da sua transmissão ao contexto académico. É indesmentível que a todos faz falta conhecimentos de fiscalidade, de línguas, de política, de economia, de transculturalidade etc... mas isso não quer dizer que é mandatório  inserir nos cursos de Enfermagem disciplinas acerca destas áreas; O curso de enfermagem tem propósitos precisos dos quais não devemos divergir, e o percurso profissional do enfermeiro deverá complementar a formação inicial ministrada pelo Curso. Por iutro lado áreas mais valiosas para a Enfermagem não são abordadas convenientemente no curso base: SAV, Tratamento avançado de feridas, terapias complementares, etc.
A demasiada heterogenicidade curricular é um problema a ser enfrentado pela OE. Estabelecer pricípios gerais orientadores para a elaboração dos planos de estudo do curso de Enfermagem é, a meu ver prioritário, para que a formação em Enfermagem não seja um processo arbitrário e acidental!

No entanto, mais interessante do que o tema do tópico seria uma análise comportamental de algumas inusitadas reações de "urticária" que o mesmo depoletou, com produção de anticorpos contra o seu autor mas que , qual doença auto-imune,  no final de contas apenas combate o "doente" e não a "doença"; mas como tal disciplina de ciência refinada , a que analisa as urticárias e afrontamentos intelectuais os currículos de Enfermagem não contemplaram, fico-me por aqui!

Offline paulomoutinho938

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Novembro 13, 2007, 21:34:25 »
colega nao é o facto de o primeiro post nao ser da sua autoria, seria sensato da sua parte informar-se devidamente antes de lançar um tópico de discussão. É algo que eu acho pertinente, pois do meu ponto de vista, nao se fala daquilo para o qual nao estamos devidamente informados.
Paulo T. M.