Olá a todos!
Esta é a mibna primeira mensagem no forum, e fico muito contente por terem abordado este tema...Não só pela sua amplitude e grau de importância, mas também pela diversidade de respostas obtidas face à pertinente questão do moderador Enfermeiro Sérgio.
Deste modo a minha resposta cinge-se ao simples facto de que, ser Enfermeiro, requer um visão holística sobre o ser humano e sobre tudo oque o rodeia, logo, a sua actuação também é holística, cabe-nos a nós portanto fazer jus àquilo que nos ensinaram sobre ser-se Enfermeiro... É importante estarnmos despertos para esta realidade.
Eu trabalho num Lar para Idosos, há 4 meses, nele tenho conseguido exercer as minhas funções como Engfermeira em pleno, basta criá-las, porque se avaliarmos correctamente as necessidades individuais de cada Idoso, se planearmos e executarmos as intervenções delineadas para cada um, pode-se ter a certeza de que se foi Enfermeiro em tudo o que se fez...desde o "bom dia", o "como está, como passou a noite" até ao tratamento de feridas crónicas, vacinação, nebulizações, massagem, estimulação sensorial, exercícios passivos e/ou activos, ou até mesmo, capacitá-los para, inform´-los sobre, ensinar-lhes como...tudo isto é Enfermagem, tudo isto é ser Enfermeiro, tudo isto é CUIDAR...
Um bem haja a todos