Autor Tópico: Enfermagem em Lares de Terceira Idade  (Lida 73448 vezes)

Offline kik@

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
« Responder #90 em: Novembro 29, 2008, 21:08:06 »
A administração de terapêutica antes era feita pela auxiliares (incluindo injectáveis), também realizavam alguns pensos  >:(... actualmente todos estes procedimentos são realizados pelas enfermeiras!
Mas ainda há um longo caminho a percorrer.
Rit@

:P

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #91 em: Novembro 29, 2008, 21:13:34 »
Medicação endovenosa e intramuscular?

Offline kik@

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #92 em: Novembro 29, 2008, 21:16:44 »
intramuscular!!!

Temos que dignificar a nossa profissão e não permitir estes abusos!!!
Rit@

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #93 em: Novembro 29, 2008, 21:22:58 »
Citação de: Andreia Botelho
Este trabalho é um desafio sinto-me muito bem, claro que nem tudo é um mar de rosas, mas temos que ultrapassas as dificuldades, aos poucos e poucos temos que impor o nosso respeito!!!!

É verdade, infelizmente nem sempre é esse mar de rosas... principalmente quando vamos trabalhar para um lar em que as rotinas de enfermagem não estavam implicitas, e que temos de ganhar a confiança e interajuda de toda a equipa multidisciplinar...
Eu também estive perante esses problemas, com o tempo, as coisas vão evoluindo e melhorando, mas somente com o tempo as coisas ficam ainda melhores... lol...

Se quisermos que os idosos tenham direitos e queremos implementar o nosso respeito, temos de certo que crescer (que era o que estava a falar anteriormente... )

Mas de certo que conseguirás  ;)

Offline kik@

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #94 em: Novembro 29, 2008, 21:32:28 »
Citação de: EnfNessa
Citação de: Andreia Botelho
Este trabalho é um desafio sinto-me muito bem, claro que nem tudo é um mar de rosas, mas temos que ultrapassas as dificuldades, aos poucos e poucos temos que impor o nosso respeito!!!!

É verdade, infelizmente nem sempre é esse mar de rosas... principalmente quando vamos trabalhar para um lar em que as rotinas de enfermagem não estavam implicitas, e que temos de ganhar a confiança e interajuda de toda a equipa multidisciplinar...
Eu também estive perante esses problemas, com o tempo, as coisas vão evoluindo e melhorando, mas somente com o tempo as coisas ficam ainda melhores... lol...

Se quisermos que os idosos tenham direitos e queremos implementar o nosso respeito, temos de certo que crescer (que era o que estava a falar anteriormente... )

Mas de certo que conseguirás  ;)

Concordo plenamente!!! Temos de lutar pela nossa profissão em prol do bem estar dos idosos

:D
Rit@

Offline PepperAnn

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #95 em: Novembro 29, 2008, 21:51:46 »
Eu tambem fui chamada para entrevista num lar de idosos, e felizmente fui chamada para a 2a fase de entrevistas, e correu bem! :D Penso que vou conseguir o emprego! ;)
Sinto-me, como os colegas tambem disseram, algo receosa, porque a equipa de Enfermagem de lá já lá está há décadas (todos os enfermeiros por quem passei nos corredores devem ter os seus 50 e tal anos) e disseram-me que o ambiente é "hostil" para os recem-licenciados que vao para lá trabalhar...
Algum dos colegas já passou por uma experiência parecida? Integração numa euqipa de enfermagem com esta idade, num lar de idosos? Agradecia algumas dicas que me pudessem dar! :)
Estou morta por começar a trabalhar,e gostava de saber a vossa opiniao para ir melhor preparada!obrigada ;)

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #96 em: Novembro 29, 2008, 22:09:15 »
No meu caso especificamente, no lar em que estou a trabalhar, sou só eu  :P
Tive de me adaptar e modificar algumas coisas, de acordo com as funcionárias e directora-técnica...  :)

Mas faz a integração nesta equipa tendo em conta as caracteristicas desta, ou seja, se são pessoas com uma vasta experiência nesta área, deves estar sempre atenta ao modo como estes agem com os idosos, a forma como falam com os mesmos, o modo como realizam as actividades de enfermagem e mesmo como tomam as decisões... deves manter-te motivada nesta área, estudar, manter-te actualizada e acima de tudo: sê sincera, saber-saber, saber-ser, saber-estar, saber-agir... para mostrares que não estás ali por acaso, que estás ali para lutar por uma enfermagem melhor, mostra que eles escolheram bem  ;)

Offline PepperAnn

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #97 em: Novembro 30, 2008, 19:29:38 »
Obrigada EnfNessa e Anitanurse!  :)
Se for seleccionada, vou dar o meu melhor para me integrar e ser uma mais-valia para a equiapa de enfermagem, os clientes e a instituição!
E dp vou dando notícias  ;)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #98 em: Dezembro 01, 2008, 13:46:20 »
Citação de: PepperAnn
Eu tambem fui chamada para entrevista num lar de idosos, e felizmente fui chamada para a 2a fase de entrevistas, e correu bem! :D Penso que vou conseguir o emprego! ;)
Sinto-me, como os colegas tambem disseram, algo receosa, porque a equipa de Enfermagem de lá já lá está há décadas (todos os enfermeiros por quem passei nos corredores devem ter os seus 50 e tal anos) e disseram-me que o ambiente é "hostil" para os recem-licenciados que vao para lá trabalhar...

Não tenhas medo. Entra com a humildade de quem se quer integrar e quer aprender com a experiência de quem já lá está. No entanto vai também tentando mudar algumas mentalidades já existentes e por vezes já ultrapassadas. Não queiras é entrar e querer mudar logo tudo, pois assim sim criarás um ambiente algo hostil à tua volta. Junta a experiência dos que já lá estão, com os conhecimentos mais recentes que tu tens...vais ver que quem fica a ganhar são os idosos.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #99 em: Janeiro 28, 2009, 23:09:31 »
Citação de: EnfNessa
Concordo com o enfsergio, todas as pessoas que exercem funções directas com idosos, seja em lares, centros de saúde ou apoio domiciliário, deveriam ter formação na área de geriatria... afinal de contas, estão a cuidar de pessoas.
Há poucos dias, entrou na minha instituição uma residente que estava em casa a ser cuidada por uma pessoa. Esta senhora não se levantava à dias, visto ser uma senhora obesa, com problemas cardíacos... neste momento, esta residente levanta-se permanecendo estável durante o dia, sem feridas, somente com uma funcionária nos cuidados de higiene, pois a residente ajuda na mobilização e outros aspectos.

Concordo com os colegas na questão "enfermeiro por 24 horas"... por diversas vezes, há problemas fora do meu horário... penso ser importante a presença do enfermeiro a qualquer hora, mas depende muito dos gerentes e administradores no lar...  :-

Qual o papel de um enfermeiro num turno da noite num Lar de Terceira Idade??

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #100 em: Janeiro 29, 2009, 00:10:08 »
Citação de: enfsergio
Qual o papel de um enfermeiro num turno da noite num Lar de Terceira Idade??

Bem, pode assegurar os cuidados de saúde a residentes que estejam descompensados, por exemplo. Diversas vezes, tive residentes que não estavam bem, e tive de dar orientações às funcionárias, cmo avaliar os sinais vitais, e o que fazer se tiver com X valores... um enfermeiro faria isso e muito mais: estaria atento a outros sintomas....
É trabalhar numa mais valia para os melhores cuidados com os nossos idosos. De certo que os enfermeiros teriam outras funções.  ;)

Offline dani_c_a_7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #101 em: Janeiro 30, 2009, 22:32:41 »
na continuação do k a colega EnfNessa disse, uma avaliação de enfermagem em vez de uma auxiliar iria permitir k por vezes nao fosse activado o INEM desnecessariamente... km já aconteceu há bem pouco no lar onde trabalho durante a noite...

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #102 em: Fevereiro 01, 2009, 11:32:03 »
Além de todos os factores aqui descritos, também os idosos sentiriam-se mais confiantes se um enfermeiro podesse estar presente 24h/ dia, pois:

Há bem pouco tempo, um idoso disse-me "só podemos estar doentes entre as 9h e as 16h", pois a enfermeira tem este horário, após esse horário não estamos presentes...
E é pena que os idosos sintam-se assim, pois estes deixam de ter confiança que os idosos têm direito à saúde.  :-

A esta afirmação não tenho argumentos para responder, além de que "fazemos o nosso possível"...

Numa situação destas, o que podemos fazer?  :-[

Offline Gansita

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #103 em: Abril 06, 2009, 17:15:59 »
:)Olá a todos!
Esta é a mibna primeira mensagem no forum, e fico muito contente por terem abordado este tema...Não só pela sua amplitude e grau de importância, mas também pela diversidade de respostas obtidas face à pertinente questão do moderador Enfermeiro Sérgio.
Deste modo a minha resposta cinge-se ao simples facto de que, ser Enfermeiro, requer um visão holística sobre o ser humano e sobre tudo  oque o rodeia, logo, a sua actuação também é holística, cabe-nos a nós portanto fazer jus àquilo que nos ensinaram sobre ser-se Enfermeiro... É importante estarnmos despertos para esta realidade.
Eu trabalho num Lar para Idosos, há 4 meses, nele tenho conseguido exercer as minhas funções como Engfermeira em pleno, basta criá-las, porque se avaliarmos correctamente as necessidades individuais de cada Idoso, se planearmos e executarmos as intervenções delineadas para cada um, pode-se ter a certeza de que se foi Enfermeiro em tudo o que se fez...desde o "bom dia", o "como está, como passou a noite" até ao tratamento de feridas crónicas, vacinação, nebulizações, massagem, estimulação sensorial, exercícios passivos e/ou activos, ou até mesmo, capacitá-los para, inform´-los sobre, ensinar-lhes como...tudo isto é Enfermagem, tudo isto é ser Enfermeiro, tudo isto é CUIDAR...
Um bem haja a todos :)
Bem-haja :)

Offline Enfª S

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #104 em: Junho 17, 2011, 20:08:32 »
Colegas, gostava que me pudessem esclarecer uma dúvida se possivel.

Eu trabalho num lar de idosos, IPSS, em part-time.
E fui contactada para prestar serviços, também em part-time, em uma outra instituição, também de serviços geriátricos. Ainda não sei quais as condições desta segunda, e só saberei depois.
No entanto, surgiu imediatamente uma dúvida. Sendo que eu já trabalho numa instituição destas, não há nenhuma ilegalidade em prestar serviços noutra? Nem nenhuma questão relativa ao facto de poder estar a trabalhar para a "concorrência"?

Obrigada