Autor Tópico: Enfermagem em Lares de Terceira Idade  (Lida 73455 vezes)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
« Responder #105 em: Julho 27, 2011, 18:28:56 »
Quantos enfermeiros aqui trabalham em lares de idosos? Quais são as suas funções? Apenas prestam cuidados de enfermagem ou auxiliam na gestão do lar? Quantas horas fazem? Quem prepara a medicação e quem administra a medicação oral na hora das refeições? Quem faz as glicémias e quem administra a insulina? Quem dá alimentação por SNG? Participam nos cuidados de higiene e nos posicionamentos/transferências?
~

Offline enfer_no

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #106 em: Julho 27, 2011, 18:45:32 »
Gostaria apenas de deixar aqui o meu testemunho em relação a uma proposta de trabalho para um Lar de Idosos (de luxo) que acho vergonhosa.
Pagavam 4euros á hora, em horário diurno, sem suplemento de trab ao fim de semana e 30 euros por noite (não há hora mas sim pela totalidade do turno que durava 11 horas - das 21h30 ás 10h do dia seguinte).
E o mais incrível é que as funções a desempenhar teriam que complementar ajudar a senhora da limpeza a limpar os quartos e a senhora da cozinha a servir refeições...

é obvio que não aceitei, isto não dignifica em nada a nossa profissão...

Isto tudo só para dizer que o trabalho em lares de terceira idade para quem gosta da área é mt gratificante mas depois levamos com estas propostas de trabalho que desanimam qualquer um...

As minhas desculpas pelo off-topic mas foi um desabafo...

Offline MSofia

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #107 em: Julho 27, 2011, 19:09:40 »
Sabem informar-me qual o rácio enfermeiro/utente em lares de idosos?

Offline J.Anjos

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #108 em: Julho 27, 2011, 20:00:23 »
Ainda hoje fui a uma entrevista em que ofereciam 4.36€ / hora à semana (iriam ser 4h por dia) e 5€ / hora ao sábado (na mesma 4 h)... Quando viram que torci o nariz, já falaram em noites. Seriam 35€, das 22h ás 10h; ora fazendo as contas dá 2,92€ / hora. Não aceitei!!! Primeiro o serviço em questão não era Enfermagem, iria ganhar menos que no emprego anterior e ia ter muita despesa com transportes (o que antes não aconteceu) . Isto foi para uma empresa de apoio domiciliário, e, pelos vistos, o gerente também era coordenador de uma lar na mesma zona. Imagino a exploração!!!

Offline Liliana C

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #109 em: Julho 27, 2011, 22:34:18 »
Olá! gostaria de partilhar convosco a minha experiencia e trocar opiniaoes. assim, sou enfermeira há 2anos e desde essa altura k trabalho num lar de idosos. Existem cuidados de enfermagem das 8:30h ás 19horas incluindo fins de semana e feriados! Trabalho eu e outra colega! Tenho 44  ( sendo desses 5 acamados,  4 com sng e um algaliado)idosos no lar e 20 de centro de dia!
As minhas funçoes nesta instituiçao passam por: gestao, preparação e administração da terapeutica ( tenho as caixas de medicação k preparo para a semana para os utentes de lar e centro de dia todas as 3feiras) e a cada refeição retiro a medicaçao da carteira e coloco no copo identificado no tabuleiro do respectivo utente! A unica medicaçao k nao é administrada por mim e pela minha colega é a da ceia, mas é deixada num tabuleiro diariamente nos copos identificados.
Acompanhamento e selecçao dos utentes a serem vistos pelo médico 2vezes por semana na instituição.
Agendamento, marcaçao de transporte dos utentes com consultas em hospitais e exames complementares.
Realizaçao dos cuidados de higiene diariamente aos 5utentes acamados e posicionamentos ( no turno da noite assegurados pelas auxiliares).
Alimentação dos utentes com sng ( sendo só a refeiçao da ceia assegurada pelas auxiliuares).
Realização de pensos ( neste momento 1 ulcera de pressao e algums esfacelos) e de outras tecnicas k se justifiquem como troca de SNG, algalias etc.
Pesquisas de glicemia 2vezes dia e adminitraçao de insulina a utentes diabeticos.
Rastreio de 6/6 meses do peso e diabetes;
Monitorizaçao das TA 1a vez por semana.
Gestao do material de o2 ( pedidos de p1, equipamentos...)
Gestão e distribuição do material de enfermagem a ser utilizado no lar e apoio domociliario.
Realizaçao da ementa semanal para utentes acamados/ com ulceras de pressao.
Além destas funçoes, existem as emergencias o aconselhamento das familias sobre material de apoio entre outas.
dado k muitos utentes são acompanhados em consultas externas e devido a situaçoes de emergencia, na instituição existem 2 processos ( o medico e de enfermagem) e um processo de cada utente onde consta a medicaçao k está a fazer e informaçao clinica essencial para se entender quais os problemas gerais do idoso.
Neste momento gostaria de melhorar os registos de enfermagem, uma vez que são em papel gostaria de saber k tipo de registos os colegas fazem?

Offline susana louro

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #110 em: Agosto 15, 2011, 20:38:10 »
ola. Sou enfermeira ha 2 anos e trabalho ha 1 ano e meio num lar de idosos. Sou a unica enf. tenho 90 utentes ( cerca de 30 acamados e semi-acamados, 2 com SNG, 3 algaliados e um com PEG)
as minhas funçoes sao semelhantes as da colega Liliana C, com a diferença que e impossivel ser eu a prestrar os cuidados de higiene aos utentes, uma vez que sou so eu.
em relaçao aos registos: faço os registos das ocorrencias

Offline a_vale

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #111 em: Agosto 24, 2011, 16:55:24 »
Boa tarde a todos.
Venho expor a minha situação e uma duvida: sou recem licenciada, hoje fui responder a um anuncio de enfermeira para lar de idosos. A proposta é para o trabalho de enfermagem (pensos sao realizados por enfºs da santa casa aos utentes que lá estão por essa entidade) e acumular funções como directora técnica.

Agora uma grande questão se coloca, quais as funções e responsabilidades de uma directora técnica??? Tenho receio que ocorra alguma "ilegalidade" por parte dos proprietários e que eu seja apanhada pelo meio.

Será que algum colega a desempenhar tais funções me pode ajudar????

Obrigada.

Offline jotix

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #112 em: Setembro 01, 2011, 02:02:17 »
Grande parte da minha experiência profissional passa pelos cuidados a pessoas idosas em lares, centro de cuidados continuados e centros de geriatria aguda.

O desenvolvimento do trabalho num lar de idosos, é especifico a cada lar, mas centra-se na administração de terapêutica, gestão de consultas de externas, vigilância clínica, informação à família, cuidados técnicos (refiro-me aos pensos, injectáveis, perfusões, sondas vesicais, colostomias, ...) e gestão de urgências. A preparação da medicação é também específica a cada lar, sendo que grande parte é assegurada pela Farmácia ou por nós.
Sendo que, apercebo-me constantemente, que é precioso o conhecimento da pessoa idosa, em termos de comportamento e história de vida, para se melhor cuidar. Sobretudo que, com as demências que atingem as pessoas idosas, instaram-se nessas pessoas, comportamentos que formam personalidades exclusivas.

Trabalhando em diversas instituições, eu noto bem a diferença entre os cuidados hospitalares e os cuidados em instituições residências de pessoas idosas. Penso que fisicamente é mais duro e mais cansativo trabalhar num lar, no entanto, permiti-nos acompanhar a pessoa por um longo período e portanto à certamente momentos que são realmente agradáveis. Isto, tendo em consideração, que em França, existe normalmente um rácio muito insuficiente de Enfermeiro para número de idosos.

Nos centros de cuidados continuados (chamados aqui, de cuidados de longa duração), são normalmente serviços onde se requer maior número de cuidados técnicos, e normalmente, não aprecio muito. Isto, porque a maioria das pessoas estão bastante dependentes em termos de cuidados nursing, e não existe a comunicação oral, que tanto se adora.

No serviços de Geriatria aguda, são serviços hospitalares comuns a todos os outros, focados para a população idosa. E naturalmente que, existe um grande leque de cuidados de técnicos, incluindo a quimioterapia.

Sinceramente, fico um pouco chocado, o preço que oferecem aos Enfermeiros em Portugal para trabalhar num lar. Mas, trabalhando em regime fixo, quanto conseguem apurar num mês? (considerando que trabalham 150h/ mês)
Enfermeiro em França

Offline pinknurse

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #113 em: Setembro 10, 2011, 22:55:14 »
Citação de: a_vale
Boa tarde a todos.
Venho expor a minha situação e uma duvida: sou recem licenciada, hoje fui responder a um anuncio de enfermeira para lar de idosos. A proposta é para o trabalho de enfermagem (pensos sao realizados por enfºs da santa casa aos utentes que lá estão por essa entidade) e acumular funções como directora técnica.

Agora uma grande questão se coloca, quais as funções e responsabilidades de uma directora técnica??? Tenho receio que ocorra alguma "ilegalidade" por parte dos proprietários e que eu seja apanhada pelo meio.

Será que algum colega a desempenhar tais funções me pode ajudar????

Obrigada.

A directora técnica é responsavel pela gestão do lar, cargo muitas vezes desempenhado por assistentes sociais ...
Elaboração de horários das funcionárias, admissão de utentes, gestão de stocks, bucracias, e lidar com os problemas dia-a-dia que uma instituição acarreta

Offline CFARIA

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #114 em: Outubro 10, 2011, 16:55:01 »
Bom tarde trabalho desde 2010 num hospital e agora estou a part-time numa IPSS, a direcção deu-me indicaçoes para fazer pequenos esclarecimentos sobre alimentação por SNG a auxiliares uma vez que estas administram a alimentação desde que la trabalham e isto ja la vao em alguns casos 20anos. o que acontece é que uma recusa alimentar as crianças pk diz que é minha competencia, e que é assim de lei. O certo é que sao 20 crianças e torna-se um pc impossivel estando sozinha. Gostaria de saber se em instituições que não sao de saude se os auxiliares podem administrar a alimentação.
Obrigada ;)

Offline Propofol

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #115 em: Outubro 10, 2011, 21:18:24 »
Citação de: CFARIA
Bom tarde trabalho desde 2010 num hospital e agora estou a part-time numa IPSS, a direcção deu-me indicaçoes para fazer pequenos esclarecimentos sobre alimentação por SNG a auxiliares uma vez que estas administram a alimentação desde que la trabalham e isto ja la vao em alguns casos 20anos. o que acontece é que uma recusa alimentar as crianças pk diz que é minha competencia, e que é assim de lei. O certo é que sao 20 crianças e torna-se um pc impossivel estando sozinha. Gostaria de saber se em instituições que não sao de saude se os auxiliares podem administrar a alimentação.
Obrigada ;)

[align=center:12wtecys]Artigo 10.ºÂ 
Delegação de tarefas

Os enfermeiros só podem delegar tarefas em pessoal deles funcionalmente
dependente quando este tenha a preparação necessária para as executar,
conjugando-se sempre a natureza das tarefas com o grau de dependência do
utente em cuidados de enfermagem.[/align:12wtecys]

Regulamento para a prática de Enfermagem

Parece-me que poderá delegar essa tarefa, desde que se assegure da competência da pessoa em quem delegar para proceder à administração.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #116 em: Abril 17, 2012, 14:07:45 »
Penso que as mentalidades dos próprios enfermeiros tem obrigatoriamente que mudar. Fico triste ao ver enfermeiros em lares fechados durante o dia no gabinete de enfermagem. Como é possível entrarem na instituição e não irem à procura dos idosos? Não interagirem com os utentes? Não comunicarem com os idosos? Não disponibilizarem presença?
Infelizmente isto está a acontecer em algumas instituições...o enfermeiro entra e fica no seu gabinete de porta fechada, à espera que os idosos adivinhem que há enfermeiro no lar e vão lá bater à porta. Na minha opinião, isto não é enfermagem. Não é isto que os lares, os idosos e os seus familiares procuram...deixo isto em reflexão...

Offline Farfi

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #117 em: Abril 17, 2012, 14:39:23 »
Plenamente de acordo, Sérgio. Enfermagem não é isso.

Quando chego a um lar de idosos, a minha prioridade é contactar com os utentes, comunicar com eles e avaliar as suas necessidades. Só a partir dessa avaliação, posso estruturar mentalmente o meu plano de cuidados.

Como é que um enfermeiro pode executar o seu plano de cuidados, se não avalia as necessidades diárias de cada utente?

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #118 em: Abril 17, 2012, 14:46:59 »
é isso colega farfi..mas infelizmente é a mentalidade de alguns...e eu conheço esses casos...é uma triste realidade...apenas estão a ver o lar como local onde podem fazer umas horas e ganhar uns euros...é a triste realidade e revolta-me...

como podem não saber as necessidades dos idosos? como podem não ir ter com os utentes saber o que precisam...se passaram bem a noite...se têm alguma queixa? é importante mostrar disponibilidade para estar e para ouvir...muitos é isso que procuram...

Offline EnfermeiroAC

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #119 em: Agosto 25, 2012, 21:28:21 »
boa noite !
eu concordo convosco! Enfermagem está a tornar-se como a medicina onde os médicos estão preocupados com o CURAR

Nós como enfermeiros devemos nos preocupar com o CUIDAR nos diversos  aspectos do ser humano como as suas necessidades ( virginia H.) , como o seu estado de saúde mental, etc !

os estudantes dão esta matéria no 1 ano! acho que devia ser novamente dada no 4 ano para ninguém se esquecer  ;D ;D
Nurses]